sexta-feira, 8 de março de 2013

Ex-marido da presidente Dilma se filia ao PDT e causa grande polêmica no sul

O ex-deputado estadual gaúcho Carlos Araújo, ex-marido da presidente Dilma Rousseff, assinou a ficha de filiação do PDT do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (6).
Araújo, 75, estava fora da política partidária havia 13 anos, quando deixou a sigla. Ele descarta concorrer a cargos públicos e diz que retorna para "oxigenar" o partido.
A volta dele ocorre em meio a uma intensa disputa entre correntes rivais dos diretórios gaúcho e nacional do PDT. O grupo dos netos do ex-governador Leonel Brizola (1922-2004) está em constante atrito com a ala ligada ao ex-ministro Carlos Lupi, atual presidente nacional da legenda.
Com domicílio eleitoral no Rio, Brizola Neto é ministro do Trabalho. Ligada a Araújo, Juliana Brizola é deputada estadual no Rio Grande do Sul.
O ex-marido de Dilma afirma que é preciso "fazer conviver" as alas internas. "Nosso grupo é de conciliação. Temos todos que nos dar as mãos para tocar o nosso partido e enfrentar os grandes debates que nos aguardam", disse. Ele afirma que não conversou com a presidente a respeito e que ela não teve nenhuma interferência na decisão de retorno.
No Rio Grande do Sul, a disputa entre as alas é ainda mais acirrada. Manifestantes contrários ao presidente da sigla em Porto Alegre, Vieira da Cunha, picharam muros da cidade com mensagens de protesto nas últimas semanas.
Ontem, Vieira da Cunha, que é deputado federal, divulgou uma carta aberta em que criticou a volta de Araújo à sigla. Disse que o retorno "não seria construtivo" porque já há "inimigos de trincheira de sobra" internamente. Escreveu ainda que "alguns com o sobrenome Brizola" expuseram o partido com "atitudes antiéticas e criminosas".
O ex-deputado afirmou que não vai "polemizar" com o congressista. A filiação formal ainda precisa receber o aval da direção da sigla. O ex-governador gaúcho Alceu Collares é uma espécie de fiador formal da inscrição.
Dono de um escritório de advocacia, Araújo foi deputado estadual pelo PDT de 1983 até 1995. Também se candidatou a prefeito de Porto Alegre. Separou-se nos anos 90 de Dilma, com que teve uma filha, Paula. Quando vai a Porto Alegre, a presidente costuma visitá-lo.
Os dois deixaram o PDT na mesma época. Mas apenas Dilma, então secretária estadual, se filiou ao PT. (Com informações das Folha de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário