terça-feira, 19 de março de 2013

Governo pretende facilitar acesso a recursos para prefeituras atingidas pela seca

image Esqueleto de animais mortos é rotina na região Nordeste
Depois do Bolsa Estiagem, o governo federal pretende facilitar o acesso das prefeituras atingidas pela seca a recursos da União.
O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, aconselhou nesta segunda-feira prefeitos pernambucanos a providenciarem o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, para sacarem, diretamente do Banco do Brasil, verbas para ações de enfrentamento aos efeitos da seca.
O ministro participou de uma reunião na sede da Associação Municipalista de Pernambuco, e informou que a medida já foi adotada por municípios atingidos por enchentes. O dinheiro será liberado em duas parcelas, sendo a primeira durante apresentação de plano de trabalho ao governo federal.
O plano tem de ter, necessariamente, cinco ações: contratação de carros pipa, aquisição de ração animal, perfuração de poços, recuperação de poços e ainda hora máquina. Todas as 1.363 prefeituras atingidas pela seca estarão habilitadas ao programa, mas o total de recursos a serem liberados só será definido em reunião programada para a próxima quarta-feira, em Brasília, com presidentes de associações municipalistas do Nordeste.
A iniciativa foi anunciada menos de um mês após o governador Eduardo Campos (PSB) ter reunido os 184 prefeitos pernambucanos para divulgar uma série de medidas que contempla as prefeituras do estado com recursos financeiros, mas sem burocracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário