sábado, 30 de março de 2013

Barrocas no Ar entrevista: V. Exa. Vereador Miguel Carvalho de Queiroz o popular Guel

Hoje o Barrocas no Ar estará entrevistando o vereador apelidado no ultimo pleito de “Peito de Aço”; Eleito presidente da Câmara de Vereadores de Barrocas por duas vezes; Vereador que trabalha,  mostra o que faz e não tem medo de expor suas ideias.
Caros leitores lhes apresento V. Exa. Ver. Miguel Carvalho de Queiroz o popular Guel.
Barrocas no Ar - Vereador Guel, conte para nós um pouco de sua trajetória política.
 Guel - Minha trajetória política começou desde 1970. Com 16 anos comecei a fazer campanha para os amigos e depois surgiu a vontade de entrar no pleito e participei de quatro eleições. A primeira foi desfavorável para mim porque entrei numa linha que não estava na simpatia do povo e daí para cá fico feliz com minha vida pública, pois, de certo modo estou colaborando com a população de Barrocas e agradeço a Deus e ao povo da minha terra.
Barrocas no Ar - Como era a situação da câmara assim que V. Exa. foi eleito presidente?
Guel - Eu fui eleito presidente por duas vezes. No primeiro mandato fui surpreendido com um débito de R$ 404,000. 00 de INSS sem pagar; Aí eu tive que administrar a situação, pois o município estava sendo parado por esse debito da câmara, ou legalizava tudo ou parava de vir verba para a prefeitura de Barrocas a cidade ia parar naquele momento e agente lutou, fez uma administração  com cuidado e responsabilidade pagando uma parcela hoje outra amanhã e quando cheguei ao final do mandato eu tinha transferido uma parte do debito para a prefeitura de R$ 200,000,00 pagando 204,000,00 então vieram novos vereadores e reconduziram Gilberto Brito ser o novo presidente , voltei depois dele e  aumentou a  responsabilidade e dei o ponta pé inicial na sede da câmara pois era um sonho meu de fazer isso desde o primeiro mandato.  Temos hoje 13 anos no aluguel, posso dizer que deixei 50% da obra concluída com um investimento na obra acima de R$ 200, 000,00. Alem disso foi comprado carro, moto, computador, ar condicionado, fez dois concursos, regimento interno da câmara, lei orgânica... Então digo que hoje estou realizado em termo de administração na câmara.

Barrocas no Ar - Porque até hoje as obras da nova sede da câmara não foram concluídas?
Guel - Houve uma conversa entre os vereadores, e eu que era o presidente e o atual prefeito e ele garantiu uma contrapartida de R$ 150, 000,00 para a obra da câmara, mas isso não foi cumprido. Digo que se esse dinheiro entrasse já estaríamos lá. Com esse dinheiro tudo poderia já está funcionando inclusive com acessos para deficientes porque a prefeitura não tem esse tipo de acesso. Como é perto facilitaria para essas pessoas em vários sentidos como banheiros por exemplo. Alguns vereadores que não queriam ver a câmara com sua construção bem desenvolvida pressionaram o prefeito de certo modo e ele não cumpriu e a obra parou por falta de recursos.
Barrocas no Ar - Como você vê a atual conjuntura política em Barrocas?
Guel - Vejo com frieza, analisando que as coisas estão paradas, não estamos vendo as coisas acontecerem para o povo, o primeiro mandato do prefeito foi embaraçoso, mas já conversei com ele e ele disse que fará melhorias e estamos ansiosos, quero ver ele bem, para que o povo fique bem, espero melhoras urgentes para que o município volte a se desenvolver que é o que queremos desde o começo de nossa emancipação.
Barrocas no Ar - Como você vê o trabalho realizado por Kekeu na presidência da câmara?
Guel - Tenho acompanhado ele é uma pessoa boa e estou dando um crédito a ele e pronto para colaborar para que a câmara continue bem como eu deixei, ou melhor, em relação a obra da câmara  eu tenho procurado o prefeito juntamente com o presidente e ele garantiu que disponibilizará de 100 a 150 mil reais para que no Maximo em 6 messes possamos ir para as novas dependências da Câmara .espero que esses novos vereadores não sejam iguais a alguns das gestões passadas que nos bastidores eram contrários a conclusão daquela obra.

Barrocas no Ar - Como V. Exa. avalia a questão da saúde no Município de Barrocas?
Guel – Olha, a saúde é uma coisa fina e nós precisamos fazer muito mais. Realiza algo agora e já tem que fazer de novo, mas avalio a saúde precisando melhorar 80%. E eu tenho acompanhado a vontade do prefeito que é consciente que precisa melhorar e sobre a nomeação de Robenildo eu posso dizer a você que não tenho o que me queixar dele ou do outro que estava lá; As vezes que solicitei condições para transportar pacientes pra cirurgia ou revisão não tenho enfrentado dificuldades, eu noto que ele administra sem picuinha política  isso é que é importante, esse setor está funcionando e esperamos que os outros venham fazer dessa mesma  forma. Foi protocolado na câmara e lido na tribuna um ofício da Comissão da Saúde em conjunto com o diretor do hospital para mudar o povo que pernoita ali no hospital o que eu concordo desde que tenha um lugar digno para o povo ficar, uma casa de apoio para o pessoal ficar até ir para salvador ou Feira de Santana; Propuseram que o povo ficasse no centro de abastecimento para ficar naquela área e eu sou conta; Precisamos é melhorar e colocar o povo em lugar digno alugar aqui e na capital. Isso pode ser feito pela prefeitura alugando uma casa aqui e outra lá para que o povo seja bem tratado.
Barrocas no Ar - Comenta-se na cidade que os médicos dos PSFS abandonaram a cidade por falta de pagamento: O que V. Exa. tem a dizer a esse respeito?
Guel - Eu tenho acompanhado isso, os médicos dos PSFS têm que cumprir 8 horas e tinha médico trabalhado só 1 hora e o secretário de saúde é uma pessoa séria e tenho certeza que coisas erradas com Patrício não funcionam e ele como secretário não aceitou essa imoralidade. Tinha que cumprir 8 horas e não 1 hora e receber R$ 10, 000,00 do município. Os médicos por conta própria saíram, pois queriam fazer três PSFS no horário de um.
Barrocas no Ar - Sobre a proposta que V. Exa. tinha de levar água para algumas comunidades como Barreiras há quase três anos, isso foi solicitado pelo vereador e até hoje nada foi feito: O que houve?
Guel - Veja bem, eu por ser o vereador representante daquela região, fiz uma indicação para se levar água para a população dessas localidades e foram 18 mil metros de tubulação em 8 comunidades de ichu ate tanque velho. Um dia fui surpreendido, pois desceu aqui em Barrocas uma carreta de canos e o povo ficou na expectativa. O certo é que não sabemos por que não começou e nem onde estão os tubos.

Barrocas no Ar - Quanto à revitalização da rua de baixo como é popularmente conhecida, já não era para ter sido concluída?  O que V. Exa. tem a dizer sobre isso?
Guel - Eu tenho uma paixão por Barrocas e em especial por essa rua de baixo, pois foi ali que Barrocas começou e ali mora gente de bem, ali tenho sido procurado por muita gente boa. Para revitalizar eu trouxe desde 1986 ainda por serrinha um projeto através dos representantes políticos daquela época para se fazer um trabalho descente naquela rua. Na época de Edilson foi feito um pouco naquele lugar, mas, não foi suficiente e novamente repetir o projeto na gestão de Almir, fazendo um pedido ao deputado ACM Neto e temos a Gravação onde o prefeito Almir a mais ou menos dois anos deu uma entrevista em uma rádio de serrinha dizendo que tinha uma verba de 400 mil reais de uma emenda parlamentar do deputado ACM Neto que era para fazer aquela obra e a verdade é que  a obra  começou antes do antigo matadouro e parou e  a gente fica sem informação, porque tem 400 mil e a obra não concluiu. Realmente é triste, mas, queremos o bom senso do prefeito em concluir aquela obra abrilhantando aquele lugar.
Barrocas no Ar - Qual a sua expectativa para esses últimos quatro anos da administração do atual prefeito e o que V. Exa. espera?
Guel - Eu espero que melhore, tenho levado a ele mensagens boas para que ele exclua essas pessoas que estão ao lado dele que só tem a vontade de levar o dinheiro do nosso município; Estou de início dando mais um credito a ele para conduzir bem o município que no momento não se encontra bem, não há desenvolvimento; Espero que ele tenha pulso, Barrocas toda  está esperando melhoras. E por falar em obras, temos três no município de Barrocas, e são obras que teriam contra partida do município e o município não tinha dinheiro e podíamos perder as obras e câmara entrou em cena e pagamos a contra partida para que Barrocas não perdesse as obras e isso devido as minhas economias na Câmara de Vereadores, embora pense que aquela obra do matadouro será um elefante branco para o município.
Barrocas no Ar - Vereador Guel, qual avaliação V.Exa. faz desse novo veículo de comunicação o Barrocas no Ar?
Guel - Espero que esse trabalho seja sem descriminação, sem picuinha política. Pude ver que apesar do pouco tempo que está no ar, já tem muitos acessos em um curto prazo. É bom termos mais um veículo de comunicação que é serio e se depender de mim e na medida do possível, criem também um jornal impresso que seria uma medida muito boa principalmente para todo povo de nosso município. A meu ver, que vocês do Barrocas no ar tenham capacidade de entrevistar todos e não apenas alguns que lhes favoreçam. Estou gostando do trabalho de vocês. Pensando nisso quero aqui salientar: Na sessão solene da câmara nove vereadores discursaram e um jornalista que estava lá só gravou o discurso de cinco; Isso para mim não é jornalismo ele é um maquiador que está extorquindo o município levando o dinheiro do município apenas para puxar saco, eu não considero isso como um veículo de comunicação nem jornalismo serio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário