quinta-feira, 21 de março de 2013

Corpo do cantor Emílio Santiago é velado na Câmara dos Vereadores do Rio

O corpo do cantor Emilio Santiago chegou à Câmara dos Vereadores no Rio por volta das 14h desta quarta-feira (20). Os amigos e parentes presentes - cerca de 100 pessoas - aplaudiram de pé o cantor, que morreu pela manhã.
O velório será aberto ao público até as 21h. O corpo vai passar a noite no local, que será reaberto na quinta-feira, 21, das 7h às 10h. Depois, será levado para o Memorial do Carmo, onde acontece o enterro.
Soca, secretário pessoal de Emílio, passou mal minutos depois da chegada do caixão, sentado ao lado de Zélia Duncan e Alcione. Ele foi atendido por uma médica da Câmara e levado, amparado e tremendo muito, para outro local.
A cantora Alcione foi a primeira a se aproximar do corpo de Emílio Santiago, que está coberto por uma bandeira do Botafogo e outra da Mangueira, que homenageia o centenário de Cartola. Chorando muito, ela fez uma oração e precisou ser amparada pelas irmãs. Ao deixar o local, Alcione falou novamente sobre o amigo.
"Tem horas em que eu me sinto viúva do Emílio, nós eramos uma família. Ele era um grande irmão, amigo e grande cantor desse país. Perdemos uma voz. Agora o Brasil ficou sem voz. Só temos o Cauby Peixoto", disse.
Marília Pêra, Marcos Valle, Nana Caymmi, Elba Ramalho, Fagner,  Mart'nália e Zezé Motta também estão no velório. "Em todo espetáculo que fiz, eu via o Emílio na plateia. Ele sempre ia prestigiar. Ele tinha uma técnica vocal especial, um timbre especialíssimo, uma coisa divina. Era a maior voz do país”, revelou Nana Caymmi.
Muito abalada com a perda do amigo, Nana precisou ser amparada a se aproximar de seu caixão e foi levada para se sentar em uma cadeira. "O Brasil vem perdendo muitas vozes. Essa agora do Emílio foi uma surpresa para todos. Foi uma fatalidade. Desde o dia 7 eu estava rezando para que isso não se estendesse porque o dano foi muito grave", disse a cantora.
Uma das maiores vozes do Brasil
O músico Marcos Valle lembrou da primeira vez que viu Emílio cantar: “Eu estava no júri no primeiro festival de que Emílio participou. Me impressionei muito e votei nele. O que mais impressionava era o timbre da voz, aquela voz de veludo que ele tinha. E isso muito jovem. Ele tinha um gingado, era um conjunto muito interessante”.
Elba Ramalho, que passou um bom tempo fazendo uma oração diante do corpo, também exaltou o talento do amigo e vizinho: ''Vim fazer uma homenagem sincera com o coração dolorido, mesmo sabendo que  a morte é o começo de uma vida nova. Ele era meu vizinho de sítio e a gente se visitava muito. Ele sempre estava presente nos meus aniversários, era um  parceiraço. Hoje fui à missa ao meio-dia e a ofereci para ele. Aqui eu fiz uma oração longa porque repeti o Ofício de Nossa Senhora. Oração é a única coisa que podemos oferecer quando alguém morre. Ele tinha a maior voz depois da de Cauby Peixoto''.
A morte
Emílio Santiago morreu na manhã desta quarta-feira, às 6h30, após complicações de um AVC. Amigos do cantor se reuniram desde cedo no hospital Samaritano, onde ele estava internado há 10 dias.
Emílio Santiago estava internado no CTI do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, desde o dia 7 deste mês, veio a óbito às 6h30, como informa boletim divulgado pela assessoria do hospital.
"Emílio Santiago, 66 anos, faleceu hoje, dia 20 de março, às 06h30, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O cantor teve complicação no quadro clínico de AVC isquêmico, o que causou sua morte. Ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital desde o dia 07 de março de 2013. Márcio Ananias - Clínica Médica e Terapia Intensiva".
Despedida emocionada
Às 16h30, o padre Marcos Wiliam, da Paróquia Imaculada Conceição de Botafogo,  reuniu os amigos presentes no velório para prestar uma última homenagem ao cantor. O padre falou da postura sempre discreta de Emílio, e comentou que ele era um devoto muito dedicado.
''Algumas vezes eu pedia que ele emprestasse a beleza de sua voz, e ele entoava uma 'Ave Maria'. Certamente Emílio vai dar um som especial ao coro dos anjos e torná-lo mais bonito'', concluiu o padre. Então todos os presentes  deram as mãos e rezaram um Pai Nosso.
''O que esse grande amigo vai deixar é só saudade. Era uma grande figura e com certeza o que mais vou me lembrar dele é daquele sorriso, aquela gargalhada maravilhosa", disse o cantor Fagner.(Informações da EGO/Rio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário