terça-feira, 26 de março de 2013

Caso Madalena e o recado do prefeito.


Com boa política se ganha o poder e a má gestão faz perder a política.
“Sistema de Avaliação e Desempenho uma forma de se livrar de uma estrutura criada pela força dos compromissos políticos e assim poder “Reinventar” a máquina produtiva do governo.
Por Gidalti Moura.
Prefeito Silva Neto
Poderia escrever um livro sobre uma pergunta tão banal. “Como é que se perde uma eleição?” O princípio é simples e razoável. Administra-se bem uma campanha e assim se ganha à eleição. Depois se faz uma campanha medíocre para segurar uma administração e perde-se a política.
A campanha é o holocausto do vencedor. Para chegar ao poder, assumi-se compromissos, E é bom que se cumpram os acordos, porque a campanha começa logo mais e o endereço dos concorrentes é vizinho ao de todo mundo.
Para não ferir sensibilidades e avinagrar as feridas mal curadas da ultima disputa pelo poder, não vou falar de casa, vou falar da casa dos outros para lembrar que com política se chega à administração, mas com uma má administração se perde a política,
O que escutei no rádio hoje pela manhã da indignação do radialista José Socorro, do Luiz da Lagoa do Curral e do próprio prefeito me levou a contar, duas historinhas:
 Uma: Prefeito, o senhor não gosta de de seu município. Como é que o senhor coloca o “fulano” que não sabe se o vento sopra ou assobia como secretário? É o jeito meu amigo. Sou um homem de palavra. Assumi o compromisso e sempre honrei meus tratos. E o povo, o povo gosta muito dele, vão ficar com raiva é de mim.
Outra: O governador prometeu a administração do maior abatedouro do Pará chamado Frimapa que é uma estatal de exportação de carnes a um deputado amigo que deixou a campanha para eleger o governador.
Mas Jader, como pode, esse deputado come churrasco de anta e pensa que é de boi e o senhor bota ele para administrar a Frimapa? Compromisso é compromisso, disse Barbalho, mas eu já sei o pulo do gato.
Aos cem dias de governo fez um encontro de avaliação de desempenho. O relatório do administrador do frigorífico foi grandioso: Vou fazer a Frimapa explodir na exportação de carnes. Para isso solicitou recurso dizendo que o frigorífico estava fechando no vermelho.
O governador respondeu: Do boi só se perde o berro. Abatemos mais de 400 cabeças por dia e está fechando em vermelho? Nunca vi magarefe perder dinheiro com boi.
Meu compromisso foi honrado agora é hora de honrar o seu, demita-se!
Administrações públicas estaduais ou municipais encontraram no “Sistema de Avaliação e Desempenho uma forma de se livrar de uma estrutura criada pela força dos compromissos políticos e assim poder “Reinventar” a máquina produtiva do governo.
Alguns estados e municípios possuem suas leis complementares entre elas, os estatutos de servidores públicos e neles um dos artigos determinam que o servidor nomeado para cargo em provimento seja avaliado por período de tempo chamado de estágio probatório durante o qual a aptidão e capacidade do servidor serão objeto de avaliação para o efetivo desempenho do cargo. Existem também outros fatores como: Assiduidade; Disciplina; Produtividade; Responsabilidade e Capacidade de iniciativa. Senhor prefeito, faça isso ao cabo dos seus cem dias de governo. Quem é bom já nasce diesel! É a máxima sobre o desempenho dos automóveis de hoje. Foi assim que falou o prefeito Silva Neto no rádio. A coragem de pedir perdão à família de Madalena e entendimento que de seu futuro está nas mãos de terceiros, levou o gestor a dar um recado. Falhas humanas existem, mas depois de apurar os fatos vou cobrar responsabilidades, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário