quinta-feira, 14 de março de 2013

Região do Sisal: falta de agulhas nos postos de saúde compromete vacinação das crianças

vacina
Está faltando agulhas nos postos de saúde de Conceição do Coité e praticamente em todos os 21 municípios vinculado a 12ª DIRES ( Diretoria Regional de Saúde) cuja sede fica na cidade de Serrinha. 

As mães estão de deslocando para os postos de saúde e retornando sem aplicar vacinas denominada pelo código 20×5,5, ou seja, agulha necessária para prevenir as principais doenças nas crianças nos primeiros meses de vida, segundo informou uma enfermeira no Centro de Saúde da Rua Juvêncio Mendes em Conceição do Coité. A mesma que pediu para não ser identificada por não ter autorização para falar do assunto, disse que o problema vem ocorrendo desde o ano passado e a falta de agulha está ocorrendo em todos os municípios da região do sisal,” o problema é a SESAB (Secretaria de saúde do Estado) que não tem mandado o material para a DIRES e a informação é que nem mesmo em Salvador encontra a agulha que não é vendida em qualquer lugar.
O CN manteve contato com a secretaria municipal de saúde de Conceição do Coité e recebeu a informação que ao chegar encontrou esse problema e já comprou com recursos próprios cerca de 3 mil agulhas, mas segundo a secretaria ainda é pouco para atender a quantidade de crianças que chegam aos postos de saúde de Coité.
O secretário Alex Lopes que também é vice prefeito de município solicitou do secretário de Comunicação e Relações Institucionais Valdemí de Assis o deslocamento até a Sesab a fim de buscar informações detalhadas da falta do produto. “Esse problema não é de agora e não é culpa de nenhum prefeito,nem quero culpar ninguém, pois não sabemos os motivos da falta, mas precisamos buscar uma solução urgente, pois não pode comprometer a saúde das crianças”, disse Lopes.
O CN tentou falar por telefone com Adilson, diretor da DIRES para colher outras informações mas não obteve êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário