quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Resgate da História da criação do Município de Valente foi o ponto alto das comemorações de 55 anos de emancipação política

valente 55 anos 5 - 
foto-raimundo mascarenhas

O Município de Valente no Território do Sisal completou nesta segunda-feira, 12, 55 anos de emancipação política e administrativa, as atividades comemorativas tiveram início desde o dia 02 de agosto e se encerrou no início da tarde desta segunda-feira. A programação desta segunda teve início com uma missa em Ação de Graças  pelo aniversário da cidade e em seguida cerca de 1.500 pessoas, a grande maioria alunos da rede municipal e projetos sociais desfilaram pelo centro da cidade, cada ala com um tema diferente, puxados pela bela Fanfarra Boi Valente.
valente 55 anos 9 - 
foto-raimundo mascarenhas
Após o grupo de instrumentistas e bailarinas da fanfarra a ala que mais chamou a atenção foi justamente a que apresentava a história da fundação do município, um grupo vestindo azul representando a cor da água do caldeirão e outro marrom representado as pedras do caldeirão, e um terceiro grupo representado vaqueiros e o boi.  A saga de um boi que não se entregou. Sua força, valentia, coragem e determinação não permitiram que os mais experientes e sagazes vaqueiros da época o domasse. Mesmo cansado de fugir e ter caído acuado num caldeirão, ainda assim lutou até o último suspiro. Essa história comoveu o povo de uma região, de um lugarejo… “Que em sua homenagem batizou o nome de um lugar” (Dó Nascimento) com o genérico nome de Caldeirão do Boi Valente.
valente 55 
anos 3 - foto-raimundo mascarenhas
O grupo saiu desfilando, mas em cada parada era realizada dramatização para mostrar as pessoas como surgiu o nome da cidade. O encerramento aconteceu já próximo do meio dia, depois de uma grande concentração no Forródromo. Os grupos que participaram do desfile fizeram apresentações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário