terça-feira, 13 de agosto de 2013

Baixo quórum prejudica eleição na Conferência do Recôncavo

Crédito: Ascom 
SecultBA / Rodrigo Lago
Conselheira Alva Célia (de turbante) esteve na mesa de abertura do evento
Representante do Conselho Estadual de Cultura (CEC) na Conferência Territorial do Recôncavo, em São Francisco do Conde, a conselheira Alva Célia de Medeiros lamentou o fato de que apenas quatro delegados foram eleitos para representar o Território de Identidade Cultural do Recôncavo na Conferência Setorial, que acontece em setembro. Segmentos como teatro, cultura da infância e dança deixaram de eleger representantes devido ao fato de estarem sem o quórum mínimo de dez representantes credenciados.
O evento em São Francisco do Conde, a 67 quilômetros de Salvador, aconteceu entre os dias 9 e 10 de agosto e contou com cerca de 185 inscritos na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Ainda de acordo com a conselheira, a falta de quórum causou insatisfação em agentes culturais que aguardavam uma ampla representatividade na eleição dos delegados. “O território do Recôncavo saiu prejudicado e a plenária ficou insatisfeita. Havia representantes de áreas culturais que estavam presentes, mas não puderam se eleger como delegado pela falta de quórum”, explicou.
A conselheira participou da mesa de abertura ao lado do secretário de Cultura, Albino Rubim, da representante do Ministério da Cultura, Janaina Ribeiro, da secretária de Cultura do Município, Sandra Pitanga, e do vice-prefeito da cidade, Evandro Almeida.
ESCOLHIDOS – Os quatro delegados eleitos são Ivana Barbosa de Jesus (Cultura Popular), Eduardo Alves (Música), Vanessa Pereira de Almeida (Cultura Afro-brasileira) e Jomar Conceição (Patrimônio Cultural). A participação deles na Conferência Setorial é vista como um importante passo no debate sobre as políticas culturais na Bahia. “As pessoas que fizeram parte da conferência viram a importância de se pensar de modo integrado o melhor meio de ampliar as políticas culturais. Não adianta trabalhar individualmente”, explicou.
São Francisco do Conde recebeu representantes do poder público e da sociedade civil de 19 municípios: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Saubara, Varzedo.
Nove propostas foram eleitas durante a plenária. Dentre elas, a mais votada diz respeito a um festival de cultura no Recôncavo que consiga abraçar todos os segmentos artísticos presentes na região.
REPRESENTANTE – A conselheira municipal de cultura de São Francisco do Conde Edneia Sousa aproveitou o evento para criticar o fato de as demandas culturais propostas nas conferências passadas ainda não terem sido executadas. “Não estamos vendo ser efetivadas as reivindicações que já foram passadas para o governo”, lamentou.
Entretanto, no blog oficial da V Conferência Estadual de Cultura (clique aqui e acesse), a SecultBa informa que foram apresentadas durante a conferência diversas respostas às demandas do território,  a exemplo da criação do Centro de Cultura Populares e Identitárias e o Centro de Formação e Artes, que tem como base a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Edneia acredita que a Conferência Territorial do Recôncavo serviu para fortalecer os laços entre os municípios. “Quanto mais as territoriais se unem, mais força ganhamos. Muitas vezes a dificuldade de uma cidade é mesma que a outra passa. Tivemos a chance de identificar que todos passamos por problemas  na gestão cultural”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário