sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O som do Sertão: Especial TVE traz Quixabeira da Lagoa da Camisa

imagePróximo programa mostra grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa
A nova música da Bahia, em performances realizadas pelo projeto Conexão Vivo, ganha a tela da TVE nos sábados de agosto, sempre a partir das 16h.

E o próximo programa, no dia 17 de agosto, mostra os melhores momentos do show de raiz sertaneja do grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa, gravado na Sala do Coro do Teatro Castro Alves em 2012.  

Formado por dez integrantes, o Quixabeira de Lagoa da Camisa, uma das três atrações do interior da Bahia selecionadas pelo projeto, representa Feira de Santana e a musicalidade do sertão baiano. No repertório do show, sambas de roda, chulas, samba martelo, batuques, reisados e cantigas de roda, que traduzem o modo de viver da comunidade de Lagoa da Camisa, localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade de Feira de Santana, no interior baiano.

As melodias são criadas no convívio com as atividades manuais, no trabalho que visa a sustentação das suas famílias. O repertório conta com canções que fazem parte do primeiro CD do grupo, “Ô Pandeiro! Ô Viola”, como a chula “Levanta Poeira”, o samba “Vapor de Cachoeira”, a cantiga de roda “Amor de Longe”, os sambas “Ô Pandeiro! Ô Viola” e “Aqui foi que eu Sambei”, dentre outras.

O Quixabeira de Lagoa da Camisa é formado por Véio (vocal e pandeiro), Martinho (vocal e pandeiro), Seu Roque (vocal e pandeiro), Galego (vocal e timbau), Zé Bigode (cavaquinho e guitarra baiana), Bilau (tambor), Dona Teté (vocal e coro), Ita (vocal e coro), Joana (coro) e Leão (viola e violão).

Nas apresentações, os homens acompanham as vozes femininas com instrumentos de cordas e de percussão. Os músicos, contudo, também cantam alguns dos temas apresentados nos shows, criados, em sua maioria, pelos integrantes da banda. Desde que foi criado, tem se apresentado em importantes eventos musicais do país, como no Festival de Cultura Popular em Brasília, em 2007, no Troféu Caymmi, em 2005, e no IV Mercado Cultural, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, onde tocou com a Orquestra Popular de Câmara, de São Paulo, em 2002. O samba de roda da Quixabeira mantém viva a tradição das chulas e cortados, além de cantos de trabalho como as batas de feijão e os bois de roça.

O grupo está reunido oficialmente há 20 anos, quando resolveu criar um trabalho que fortalecesse e preservasse as manifestações culturais da região e servisse de estímulo para as novas gerações, além de transmitir o legado artístico e cultural de Lagoa da Camisa, não somente para a comunidade local, mas também para outras regiões.

Lagoa da Camisa integra a região de Quixabeira, que engloba cerca de quinze comunidades rurais. Além de realizarem o trabalho no campo, esses grupos desenvolvem uma estética musical calcada nos valores do sertão e do recôncavo baiano. A comunidade tem a música como forma de manter viva as tradições do povo sertanejo, evidenciando o modo de vida do nordeste interiorano: os seus costumes, valores, aspirações, desejos, a partir de canções que retratam o seu cotidiano fatigante, a sua relação com a natureza, consigo mesmo e com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário