sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Albino Rubim encaminha carta aos dirigentes municipais pedindo apoio aos Pontos de Cultura

A Secretaria de Cultura da Bahia começou a enviar correspondências aos dirigentes municipais de cultura do Estado com o objetivo de chamar atenção para a importância do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, principalmente  no desenvolvimento  de grupos, artistas e entidades culturais dos municípios baianos.  Na carta, o titular da pasta, Albino Rubim, solicita a parceria do poder publico local, da Prefeitura a qual representa, “no tocante ao acompanhamento das atividades dos Pontos de Cultura de seu município, assim como o apoio as demandas de suas entidades para o bom funcionamento e continuidade dos mesmos”.  Leia abaixo a carta na íntegra:
 
CARTA DA SECULTBA AOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA
 
Prezado Dirigente,
O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Programa Cultura Viva – PCV foi uma das ações do Ministério que ganhou mais notoriedade no Brasil e mesmo no exterior. Ele se tornou bastante conhecido através do seu projetoPontos de Cultura. O Programa foi criado em 2004, com a proposta de estimular instituições que já desenvolviamatividades artístico-culturais em todo o país. Por ser um Programa de caráter nacional e não delimitar um formato único, oPCV atingiu os mais diferenciados e distantes territórios e as mais distintas áreas culturais, reconhecendo e apoiandodesde grupos quilombolas, a movimento de mulheres, experiências de arte-educação, comunidades rurais, entre muitosoutros grupos e iniciativas. O número de entidades que passaram a receber recurso do governo para desenvolver suasatividades foi multiplicado, em especial, através de parcerias entre o Ministério e as Secretarias Estaduais de Cultura.
É sabido que a cultura é produzida pela sociedade e que os Pontos de Cultura são fundamentalmente, iniciativas dasociedade civil. Cabe ao Estado reconhecer essas iniciativas como importantes e úteis para o desenvolvimento humano,apoiando-as tanto na execução de suas metas, como na melhoria da sua gestão. Apoio este que retorna á sociedade soba forma de serviços e produtos mais qualificados e com maior abrangência.
A opção por planejar e organizar a atuação da SECULT a partir dos 27 Territórios de Identidade constitui um dos eixosnorteadores da atual política cultural do Estado, envolvendo também a Gestão da Rede de Pontos de Cultura da Bahia.
Atualmente esta Rede é composta por 149 Pontos conveniados com a SECULT-BA e 70 conveniados com o MinC,somando um total de 219 Pontos de Cultura presentes em todos os territórios de Identidade. A gestão desta rede érealizada de forma compartilhada entre a Secult, através da Diretoria de Cidadania Cultura / SUDECULT e a ComissãoEstadual de Pontos de Cultura da Bahia – CEdPC, grupo gestor que representa a Rede de Pontos pela lógica territorial.
Deste modo, diante da relevância do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura para o desenvolvimento de grupos,artistas e entidades culturais nos municípios do Estado da Bahia, a SecultBA vem solicitar a parceria do poder públicolocal, da Prefeitura a qual representa, no tocante ao acompanhamento das atividades dos Pontos de Cultura de seu município, assim como o apoio as demandas de suas entidades para o bom funcionamento e continuidade dos mesmos.
Para maiores informações sobre a Rede de Pontos de Cultura da Bahia, acessar o link: http://www.cultura.ba.gov.br/wpcontent/
Cordialmente,
Antonio Albino Canelas Rubim
Secretário de Cultura do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário