sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prazo para adesão ao Topa vai até 15 de fevereiro

As prefeituras e entidades de movimentos sociais e sindicais têm até 15 de fevereiro para aderirem à sexta etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), maior programa de alfabetização de jovens maiores de 15 anos, adultos e idosos do Brasil. 
O Topa já libertou mais de 1,18 milhão de pessoas do analfabetismo, de 2007 até 2012, em 322 municípios baianos. Para adesão, os interessados devem acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
TOPA 2
A meta do Governo do Estado para 2013 é alfabetizar mais 250 mil pessoas em todos os Territórios de Identidade da Bahia.
A rede colaborativa para a alfabetização do Topa agrega prefeituras, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro, presídios e universidades.
Direito de aprender – O Topa atende pessoas a partir dos 15 anos de idade que não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas na idade certa.
A proposta pedagógica valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando, a partir daí, o acesso à leitura e à escrita. “Trabalhamos com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão e que não prescreve com a idade”, ratifica a coordenadora estadual do Topa, Elenir Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário