quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Proibição de pesca no açude do Poço Grande e em outros locais da Bahia termina nesta quinta-feira (28)

 A proibição à pesca e comércio de pescado (período de defeso), para proteger as espécies aquáticas e a atividade da pesca no açude do Poço Grande em Araci, rio São Francisco, nas bacias da Bahia e em mais 10 açudes do estado sob jurisdição do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), termina nesta quinta-feira (28).
O defeso é normatizado e fiscalizado pelo governo federal, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A pesca no rio São Francisco e nas bacias está liberada até 31 de outubro, e nos açudes, 30 de novembro.
Segundo o presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), Cássio Peixoto, é preciso “fomentar estratégias sustentáveis, observando a natureza econômica, social, ambiental e cultural e, assim, dar nossa contribuição para o desenvolvimento da pesca em todo o estado”.
O biólogo e gerente de Pesca da Bahia Pesca, Roberto Pantaleão, explica que a “suspensão da pesca ocorre normalmente durante a época de reprodução, desova ou recrutamento das espécies, quando os peixes ainda são muito pequenos e estão se desenvolvendo”.
De acordo ainda com o especialista, a consciência dos pescadores no sentido de respeitar a proibição é fundamental para a preservação das diversas espécies de peixes encontradas em águas continentais. “Se o pescador não respeitar o defeso, esgotaremos a capacidade de nossos rios e perderemos esta importante fonte de alimento e renda”.
Açudes públicos
Açude do Poço Grande, em Araci
Açude Rômulo Campos (Jacurici), no município de Itiúba
Cocorobó, em Canudos
Pinhões, em Juazeiro
Luiz Vieira, em Rio de Contas
Tremendal, em Tremendal
Adustina, em Adustina
Quicé e Andorinha, em Senhor do Bonfim
Anajé, em Anajé
Champrão, em Condeúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário