segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Primeira sessão em Araci: o clima já começou tenso


Foi realizada, na manhã desta sexta-feira (15), a abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Araci. A sessão solene deu-se início com os vereadores fazendo parte da mesa. Os vereadores Rômulo e Leandro não compareceram à primeira sessão do ano de 2013. Embora não muito cheia, a casa legislativa comportou um pouco mais de 50, número bastante considerável, comparado as sessões anteriores.
Todos os vereadores tiveram oportunidade de manifestar seus pensamentos. O primeiro a tomar posse do microfone foi o vereador Anastácio, comentando sobre projetos, seus planos de trabalho e algumas reformas a serem feitas. Após, o vereador Riva teve sua vez e declarou que estava disposto a ajudar sindicatos e associações. Usando sua fala, logo em seguida, a vereadora Gilmara evidenciou seu descontentamento pela decisão tomada pelo atual gestor, sobre o cancelamento do concurso, sem nem sequer ter uma análise minuciosa sobre os fatos. Falou também sobre o salário dos garis, por estarem recebendo apenas a metade dos seus direitos.
A vereadora Elizabete pediu para que as sessões voltassem a ser transmitidas pela Rádio Comunitária do município, com intuito de informar a população sobre o que se passa lá dentro. Jefson usou de sua palavra para declarar seus projetos, mas que exibiria na próxima sessão e disse para que o presidente procurasse meios criativos para incentivar a população a frequentar as sessões. O vereador Marcos desabafou sobre sua indignação com a prática dos cidadãos aracienses, em que prefere votar pensando em “ganhar” um cargo e não visando o bem da cidade. Ele ainda criticou a fala da vereadora Gilmara, dizendo que ela omitiu a atuação das empresas como a do Ciro, alegando que faturou mais de um milhão dos cofres da prefeitura. A vereadora usou sua defesa alegando que era para ele fazer as contas do quanto a empresa trabalhou e em quanto tempo faturou esse valor, enquanto a atual gestão gastou valores exacerbados em apenas 45 dias de posse.
O vereador Marcos, não tendo o que responder, apenas fechou sua fala criticando o preço do combustível. Logo em seguida, o vereador Walter falou sobre a falta de estrutura da zona rural e sobre a calamidade em que se encontram as estradas nessa região. Ele elogiou a atuação do novo prefeito e declarou que ele está tendo coragem para tomar as decisões tomadas e que a população precisa compreender, devido a atual condição do município. Ele também criticou o valor alto do combustível na cidade.
O prefeito Silva Neto também fez uso da palavra e disse está muito feliz pelo momento histórico, tanto dele quanto do município. Neto disse que um novo tempo, uma nova história, lema esse que sempre carregou durante sua campanha e hoje está fazendo acontecer em Araci. Saudou a todos da mesa e falou um pouco de cada vereador. Falou resumidamente de alguns pontos desse início de governo. “Não dá para fazer aqui nesse momento uma descrição de todo o nosso trabalho e empenho nestes 45 dias de governo e relatar as dificuldades que enfrentamos ao assumirmos a prefeitura, ressaltou o chefe do executivo.
O presidente da câmara, José Augusto, encerrou a sessão criticando as empresas que prestavam serviços na gestão passada. Criticou a atuação da gestora anterior, em relação ao concurso. Dessa forma, agindo de má fé. Ele criticou a situação do INSS e disse que a dívida não foi paga pela presidência anterior. Finalizando a sessão, ele declarou que estava ali para fazer um bom trabalho, assim, automaticamente, ajudar a população araciense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário