quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

COMEÇA na sexta V Festival Regional do UMBU da Coopercuc em UAUÁ

COOPERCUC é um projeto cooperativo bem sucedido com a fruta nativa do Umbu que acontece em Uauá e região.

Mesa com variados produtos derivados do umbu e produzidos pela Coopercuc
Foto: DIV
O V FESTIVAL REGIONAL DO UMBU acontece entre 22 e 24 de fevereiro de 2013 em Uauá (Bahia – Brasil) e contará com feira de produtos da agricultura familiar, oficinas,  rodada de conversas, visita às comunidades e shows.
O principal objetivo do festival é dar visibilidade e agregar valor aos produtos do sertão e às iniciativas dos agricultores familiares. O evento também visa à exposição e promoção de produtos da sociobiodiversidade e da agricultura familiar produzidos em diversas regiões do Brasil. Será realizado com o envolvimento de entidades parceiras que ao longo dos anos vêm desprendendo esforços e angariando recursos para apoiar fortemente o trabalho desenvolvido na região.
Representa uma oportunidade para o encontro de micro e pequenas empresas do setor de alimentos em torno da experiência bem sucedida da COOPERCUC e de diversos outros empreendimentos, com a possibilidade de fechar negócios e viabilizar parcerias. Na última edição cerca de 30.000 pessoas de diversas regiões do estado e do país prestigiaram o evento, se deliciaram com as iguarias derivados do umbu.
Apesar das contingências climáticas, o evento celebra os resultados do beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos das frutas nativas da caatinga, especialmente o umbu, símbolo cultural e ambiental da região, e por este motivo instituir como tema geral “Ano Internacional de Cooperação Pelas Águas – ONU” é oportuno e significativo ao povo que sofre e sente a falta de um recurso natural tão importante, a água!
Um dos maiores atrativos do V Festival Regional do Umbu será a Praça Internacional da Sociobiodiversidade. Trata-se de um espaçoprojetado para reunir diversos empreendimentos do Brasil e atrair investidores estrangeiros que desejam comercializar produtos da sociobiodiversidade brasileira.
Durante o evento alguns temas serão discutidos através de dinâmicas mesas redondas com a participação de especialistas de cada área:
 A cada ano que passa o Festival Regional do Umbu consolida-se como um dos mais representativos eventos envolvendo os temas agricultura familiar e sociobiodiversidade do Brasil. Agora em sua 5ª edição o evento que começou tímido projeta-se para amplitude internacional, consequência de um brilhante trabalho desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária de Canudos, Uauá e Curaçá – COOPERCUC, entidade que está entre as 44 melhores práticas do mundo, segundo a Habitat/ONU.
Serviço:
V FESTIVAL REGIONAL DO UMBU
Local: Praça São João Batista – Uauá – Bahia – Brasil
Data: 22 a 24 de fevereiro de 2013
Realização: COOPERCUC
Fone: +55 74 3673-1428
E-mail: coopercuc@festivaldoumbu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário