quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Exclusivo: Em Feira de Santana, na Unef, blogueira cubana Yoani Sánchez concede rápida entrevista ao nosso site

image Yoani reagiu com sorriso aos protestos durante visita
Aconteceu na noite desta terça-feira (20) no auditório da UNEF de Feira de Santana, um encontro com a Jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez. O evento teve como pauta discussões sobre a visita de Yoani ao Brasil.
Às 19h o evento começou com uma palestra de abertura concedida pela blogueira. Ela falou por cerca de uma hora, com um espanhol um pouco abrasileirado. Bem entendida por todos os presentes, ela falou das dificuldades de combater um governo ditador em seu país, Cuba, e sobre as represálias que sofre por postar informações contrárias aos interesses do governo em seu blog.

   
 Yoani Sánchez é uma filóloga e jornalista cubana, licenciada em Filologia em 2000 pela Universidade de Havana. Ela alcançou fama internacional e conquistou vários prêmios por seus artigos e suas críticas da situação social em Cuba no governo de Fidel Castro e de seu sucessor, Raul Castro.
É conhecida por seu blog Generación Y, editado desde abril de 2007, com dificuldades, porque não pode acessá-lo de casa, e por isso definiu-se como uma blogueira "cega". A revista Time a incluiu em sua lista de "cem pessoas mais influentes de 2008". Declarando-se "debaixo do nariz de um regime que nunca tolerou dissensão", Sánchez exerce um direito não garantido aos jornalistas que trabalham com impresso: liberdade de expressão.Depois de falar, Yoani abriu espaço para as perguntas, quando, a partir de então, várias pessoas lhe fizeram perguntas.

   
 Protestos e hostilização: No momento das perguntas, alguns jovens que traziam faixas de protestos contra a visita de Yoani, aproveitaram para esboçar suas opiniões. O primeiro a perguntar foi um jovem que, polemizando, disse que Yoani não era bem vinda e que a mesma "servia aos Estados Unidos contra Cuba".
Entre muitos que perguntaram, alguns demonstraram hostilidade, outros apoio, mas Yoani sempre respondia com um sorriso, e a todo o momento dizia que o Brasil é democrático e que "entedia os protestos, pois aqui a liberdade de opinião existe", numa clara crítica ao regime cubano. .
                                                                :
Pergunta: "O que está achando do Brasil e toda esta hostilidade contra você?
Pergunta: “O Brasil é um país belo, de pessoas lindas, estes protestos não me ofendem nem tão pouco causam espanto. Acho que democracia é isso, um povo livre, que pode falar e expressar suas opiniões, também tenho encontrado muito carinho por parte de algumas pessoas”, pontuou.
Pergunta: Yoani, você acredita que um dia Cuba será como o Brasil?
Resposta: “Sim, acredito e luto por isso, um povo livre, uma imprensa livre, pessoas que pensam e dão vida aos seus pensamentos, isso um dia poderá acontecer em Cuba”.
Yoani Sánchez deixou o prédio sob uma forte escolta de policias e seguranças, seguiu para Salvador, onde iria visitar pontos turísticos como Pelourinho, Farol da Barra. Na noite desta quarta-feira (21) ela embarcará para São Paulo, onde pega um voou para a Argentina, próximo país que visitará. Sua caminhada ainda será grande, já que apenas no inicio do ano as pessoas foram liberadas para poder deixar Cuba normalmente.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário