segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tradicional Malhação de Judas acontece em Coité e atrai centenas de pessoas – Veja o espetáculo

Um verdadeiro espetáculo de fogos de artifícios para simbolizar a queima daquele que segundo a bíblia traiu Jesus.

quima de judas - 
foto- raimundo mascarenhas-des
A Tradicional Malhação de Judas em Conceição do Coité mais uma vez proporcionou alegria e diversão a centenas de pessoas que compareceram ao largo do mercado municipal.A queima de Judas sempre aconteceu após a missa de Aleluia,que terminava 0h. Mas este ano a Celebração foi antecipada para ás 20h e a queima teve o horário mantido, após a meia noite.Tudo começa com a leitura do testamento, este ano ficou a cargo do sociólogo Fredson Costa, que em tom de humor levantou risos do público presente, ao comparar defeito de determinada pessoa coiteense a Judas.Dezenas de moradores entram no testamento, uns gostam da brincadeira, outros não, mas faz parte do espetáculo.
queima de judas - 
foto- raimundo mascarenhas-fogueteiro
Segundo o artesão responsável pela confecção dos bonecos, o aposentado José Dermeval Ramos, 80 anos de idade e 60 na arte,é sempre muito gratificante chegar esse momento e levar diversão as pessoas.O apelido de Dermeval é bastante sugestivo, “Fogueteiro” pois em todos os objetos usados para queimar o Judas leva foguetes e derivados da pólvora. Disco voador, raio de sol, girandoles armadas, caipora e o alvo principal Judas,todos recheados de espada, busca pé e bombas são queimados individualmente para o delírio do público.
quima de judas - 
foto- raimundo mascarenhas-público.2
A Prefeitura Municipal é quem sempre patrocina todo ano este momento de comemoração simbólica. É uma atividade que causa um certo pânico as pessoas, já que muitas espadas se soltam dos bonecos indo de encontro à multidão.
Fogueteiro disse ao CN que gosta muito de confeccionar Judas, mas que está pensando em parar. “Começo a preparar em dezembro esses bonecos e vou fazendo aos poucos, atendo ainda pedidos de Juazeirinho, Santa Rita de Cássia em Valente e Itatiaia em São José do Jacuípe, mas já trabalhei para mais de 60 municípios conta com orgulho Fogueteiro.
Judas antes e depois de queimado.
Judas antes e depois de queimado.
Malhação de Judas ou Queima de Judas – É uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não bem aceitas pelo povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário