terça-feira, 30 de abril de 2013

Novo filme sobre história de Canudos será produzido em Euclides da Cunha

antenor junior2Depois do sucesso que mobilizou uma grande parte das comunidades do município de Canudos, com a apresentação do documentário “Os Sertões na Praça”, o fotojornalista e documentarista Antenor Júnior acaba de ser selecionado em mais um Edital Público no Estado. Trata-se do Edital Pontinhos de Cultura, que tem como objetivo principal de premiar proposta sócio-cultural-artístico-educacional, voltada para o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente e a construção de uma política nacional de transmissão e salvanguarda da cultura da infância e da adolescência.
O projeto elaborado por Antenor Júnior (foto) é um documentário intitulado, “Canudos: História de  Meninos”, com duração de 30 minutos. O curta metragem contará com a participação de 40 estudantes de Ensino Fundamental do Centro Educacional de Caimbé, instituição situada no interior de Euclides da Cunha. A proposta do projeto é produzir a história da Campanha de Canudos com esses sertanejos. “Produziremos um importante material histórico de nossa região. Após finalizados, o documentário será apresentado em algumas comunidades da região e, consequentemente, distribuiremos nas escolas públicas dos municípios de Euclides da Cunha, Canudos e Monte Santo. Não tenho dúvida, será um grande suporte pedagógico para as escolas desses três municípios, além da implementação dessa nova linguagem, que é o audiovisual,  inovando a educação nesta região semiárida”, observou Antenor Júnior, que é diretor, roteirista e consultor do projeto.
OFICINA DE ENCENAÇÃO TEATRAL
antenor junior3O diretor da Cia. de Teatro Foco, Carlos Carneiro, foi contratado pelo projeto. Ele será o responsável pela seleção dos atores e atrizes do documentário, que serão escolhidos através de uma oficina que acontecerá em Caimbé. Carneiro contará com a colaboração de sua assistente, Dirna Ribeiro, com a coreógrafa, Roseli Almeida,  e com o cenógrafo, Maxsual Nascimento. Os jovens que se destacarem na oficina farão parte da equipe de produção.
OFICINA AUDIOVISUAL
filme - euclidesNa área de audiovisual, Antenor Júnior, será o responsável pela oficina e pelo planejamento do documentário. Os jovens-adolescentes produzirão conteúdos  com a temática voltada para o projeto, bem como, participarão de operação de equipamentos de filmagem, decupagem, edição e finalização. Essas atividades contarão com o apoio de Damião Araújo, Patrick Emanual e Fillipe abreu, integrante da equipe cinematográfica. Também, os jovens destaques serão contratados e farão parte da equipe. Segundo Antenor Júnior, “essa nova metodologia de ensino levará o jovem a um melhor conhecimento, pois, além de aulas teóricas, ele terá contato direto com o objeto”.
OS SERTÕES EM FOCO, MinC e Secult/BA
O Núcleo de Comunicação Digital, da Produtora Os Sertões em Foco – imagens da vida, do Ponto de Cultura Os Sertões, sediado em Euclides da Cunha será o responsável pela produção e realização do documentário. A proposta é levar os equipamentos para o distrito de Caimbé e montar um núcleo provisório para efetuar as atividades. O edital é uma iniciativa do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura(MinC) e tem parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia(Secult/Ba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário