sexta-feira, 26 de abril de 2013

Município realiza hoje, 26, Dia Socioambiental da Caatinga

O evento terá entre outras apresentações, palestras, apresentação teatral, distribuição de mudas e concurso de fotografia.

CartazPara comemorar o Dia da Caatinga no município de Valente, será realizado nesta sexta-feira (26), das 08h às 17h, na Casa da Cultura em Valente o Dia Socioambiental Municipal da Caatinga. O evento está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Consisal, Codes, Sicoob Coopere, Conselho Municipal de Meio ambiente (CMMA), APAEB Valente e Fundação APAEB, FATRES, STRAF, Igreja Católica, Banco do Brasil, Bradesco entre outros.
                 Instituído através de decreto presidencial, o dia 28 de abril foi escolhido como o Dia da Caatinga, em homenagem ao primeiro ecólogo do Nordeste brasileiro e pioneiro em estudos da caatinga, o professor João Vasconcelos Sobrinho. Durante muito tempo, pensou-se que a caatinga fosse um ecossistema pobre e por isso a escassez de estudos sobre ela.
                  O evento terá entre outras apresentações, palestras, apresentação teatral, distribuição de mudas e concurso de fotografia, música e poesia com temas voltados para a caatinga. “Iremos premiar os trabalhos feitos por estudantes das redes municipal e estadual de ensino, com idade entre 12 e 18 anos, como forma de estimular a criação dos alunos e incentivar também a participação, serão mil reais em prêmio”, garante secretário Idelmário Duarte.
                   O patrimônio biológico da caatinga não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo além do Nordeste do Brasil. Caatinga na língua dos índios significa “mata branca”. Devido a falta de água, as plantas da caatinga ficam quase brancas. A planta é muito especial para os Nordestinos. Possui um pouco de água dentro dela, mas isso ainda não é suficiente para as pessoas que vivem no sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário