O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da secretaria estadual de Cultura (Secult-BA), quer inclusão do patrimônio cultural na lei de redistribuição do ICMS
Cachaça de Abaíra é um dos produtos
comercializados no II Salão Baiano de Turismo
Foto: BJÁ
1. O II Salão Baiano de Turismo e 22ª Edição do BNTM (Brazil National
Tourism Mart) caminha para render bons resultados para a Bahia,
principal destino turístico do Nordete, e para toda a região. Hoje, em
rápido encontro com o secretário Domingos Leonelli no CCB este disse ao
BJÁ que está entusiasmado "com as rodadas de negociações" e os eventos
estão bastante movimentados.
2. Claro que esses resultados só serão conhecidos mais adiante e no
balanço final dos eventos, mas, desde já as perspectivas são boas. O
turismo, com essa seca medonha na região, é uma alternativa de emprego e
reda, porque a maioria das capitais é banhada pelo mar, e, ainda nas
regiões secas há roteiros rurais interessantes, incluindo até mesmo a
paisagem da seca e suas peculiaridades.
3. Ainda há algum amadorismo no salão, alguns estandes não fornecem as
informações completas que os cidadãos querem, a praça de alimentação
hoje, por exemplo, só funcionou a partir das 16h, mas, tem uma escada
rolante no acesso a BNTM sem funcionar, mas, no geral, está tudo muito
organizado e com uma imensa papelaria e venda de produtos regionais.
Em busca de informações no Salão de
Turismo da Bahia map e informações na web
Foto: BJÁ
Se você consegue medir a sua popularidade entre seus
amigos contabilizando as curtidas e compartilhamentos dos conteúdos que
disponibiliza nas redes sociais, é capaz de imaginar o peso que essas
novas ferramentas de comunicação tem para empresas e instituições.
Nesta
quinta-feira (11), o tema foi discutido, durante o II Salão Baiano de
Turismo e a Brazil National Tourism Mart (BNTM) 2013, na palestra Mídias
Sociais e Destinos Turísticos: Desafios e Oportunidades, que contou com
a participação do diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco
Antônio Lomanto, do jornalista e pesquisador Yuri Almeida, do
profissional de Marketing Pedro Cordier e da jornalista Clarissa Donda,
gestora de Marketing de Mídias Sociais de uma companhia aérea e
blogueira.
Os palestrantes consideraram
arriscado mensurar o nível de desenvolvimento e inserção do setor nas
redes sociais, mas foram unânimes ao afirmar que esta será uma das
ferramentas mais importantes para promover o destino Brasil no exterior
nos próximos anos. “Quem não está hoje nas mídias sociais, talvez não
possa seguir adiante. As oportunidades estão lá”, avaliou o diretor da
Embratur. De fato, uma pesquisa do CNC, Ibope e Revista Abril realizada
em 2011, apontou que 36% dos turistas buscam informações sobre os
destinos em revistas especializadas, 34% em sites e blogs e apenas 13%
buscam as operadoras de viagem.
O especialista
em Ciberjornalismo e pesquisador, Yuri Almeida, destacou que mais
importante do que estar na rede é interagir com o público. Clarissa
Donda, responsável pelas redes sociais de uma companhia aérea
internacional, destacou que é preciso conhecer o perfil do público para
agradá-lo e buscar sempre surpreendê-lo. “É possível traçar um perfil
dos seus seguidores, mas eles facilmente vão te surpreender. O que eu
recomendo é que você analise muito bem as respostas às suas postagens
assim, você consegue entender qual o melhor dia, e momento para
determinados temas e também quais assuntos mais interessam aos seus
seguidores”, indicou.
Pedro Codier destacou
que, além da presença e do conteúdo, a empresa deve estar aberta ao
diálogo nas redes sociais. “É preciso estar presente, interagir e também
monitorar sua empresa, seu público e os formadores de opinião.”
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