sexta-feira, 12 de abril de 2013

LEONELLI confiante em bons resultados do Salão de Turismo e do BNTM

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da secretaria estadual de Cultura (Secult-BA), quer inclusão do patrimônio cultural na lei de redistribuição do ICMS

Cachaça de Abaíra é um dos produtos comercializados no II Salão Baiano de Turismo
Foto: BJÁ
   1. O II Salão Baiano de Turismo e 22ª Edição do BNTM (Brazil National Tourism Mart) caminha para render bons resultados para a Bahia, principal destino turístico do Nordete, e para toda a região. Hoje, em rápido encontro com o secretário Domingos Leonelli no CCB este disse ao BJÁ que está entusiasmado "com as rodadas de negociações" e os eventos estão bastante movimentados.
   2. Claro que esses resultados só serão conhecidos mais adiante e no balanço final dos eventos, mas, desde já as perspectivas são boas. O turismo, com essa seca medonha na região, é uma alternativa de emprego e reda, porque a maioria das capitais é banhada pelo mar, e, ainda nas regiões secas há roteiros rurais interessantes, incluindo até mesmo a paisagem da seca e suas peculiaridades.
   3. Ainda há algum amadorismo no salão, alguns estandes não fornecem as informações completas que os cidadãos querem, a praça de alimentação hoje, por exemplo, só funcionou a partir das 16h, mas, tem uma escada rolante no acesso a BNTM sem funcionar, mas, no geral, está tudo muito organizado e com uma imensa papelaria e venda de produtos regionais.
Em busca de informações no Salão de Turismo da Bahia map e informações na web
Foto: BJÁ
Se você consegue medir a sua popularidade entre seus amigos contabilizando as curtidas e compartilhamentos dos conteúdos que disponibiliza nas redes sociais, é capaz de imaginar o peso que essas novas ferramentas de comunicação tem para empresas e instituições. 
Nesta quinta-feira (11), o tema foi discutido, durante o II Salão Baiano de Turismo e a Brazil National Tourism Mart (BNTM) 2013, na palestra Mídias Sociais e Destinos Turísticos: Desafios e Oportunidades, que contou com a participação do diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antônio Lomanto, do jornalista e pesquisador Yuri Almeida, do profissional de Marketing Pedro Cordier e da jornalista Clarissa Donda, gestora de Marketing de Mídias Sociais de uma companhia aérea e blogueira.
Os palestrantes consideraram arriscado mensurar o nível de desenvolvimento e inserção do setor nas redes sociais, mas foram unânimes ao afirmar que esta será uma das ferramentas mais importantes para promover o destino Brasil no exterior nos próximos anos. “Quem não está hoje nas mídias sociais, talvez não possa seguir adiante. As oportunidades estão lá”, avaliou o diretor da Embratur. De fato, uma pesquisa do CNC, Ibope e Revista Abril realizada em 2011, apontou que 36% dos turistas buscam informações sobre os destinos em revistas especializadas, 34% em sites e blogs e apenas 13% buscam as operadoras de viagem.
O especialista em Ciberjornalismo e pesquisador, Yuri Almeida, destacou que mais importante do que estar na rede é interagir com o público. Clarissa Donda, responsável pelas redes sociais de uma companhia aérea internacional, destacou que é preciso conhecer o perfil do público para agradá-lo e buscar sempre surpreendê-lo. “É possível traçar um perfil dos seus seguidores, mas eles facilmente vão te surpreender. O que eu recomendo é que você analise muito bem as respostas às suas postagens assim, você consegue entender qual o melhor dia, e momento para determinados temas e também quais assuntos mais interessam aos seus seguidores”, indicou.
Pedro Codier destacou que, além da presença e do conteúdo, a empresa deve estar aberta ao diálogo nas redes sociais. “É preciso estar presente, interagir e também monitorar sua empresa, seu público e os formadores de opinião.”
 

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