sexta-feira, 5 de abril de 2013

História de Araci – Bahia - José Ferreira de Carvalho - Fundador de Araci - BA

Capítulo I

FUNDAÇÃO DO ANTIGO RASO
01. O Pioneiro Capitão José Ferreira de Carvalho

        Araci foi fundado pelo Capitão José Ferreira de Carvalho no ano de 1812. Este cidadão residia na Fazenda Serra Grande, município de Serrinha. Era filho de  Manoel Ferreira Santiago  e Maria da Conceição,  Tendo nascido no ano de 1783. Era casado com Maria do Rosário Lima, irmã do padre José Alves. Depois do casamento, foi ele residir na fazenda Pedrão,  de propriedade de seu sogro, no município de Irará. Tempos depois voltou ele ao lugar denominado Campo Limpo, no município de Serrinha. Tendo sido, na sua nova residência, convidado a tomar parte na política serrinhense por alguns chefes da mesma, como não tivesse vocação para tal, não aceitou o convite, tendo, por essa causa, sofrido grande coação, resultando daí a sua retirada daquela fazenda, Resolveu então comprar ao Sr. Paulo Rabelo, residente na então vila de Entre Rios, umas vinte leguas de terra quadrada.
            O Sr. Paulo Rabelo era descendente de Antonio Guedes de Brito, fundador da Casa da Ponte, vizinha a casa da Torre de Garcia d’Ávila, tendo este último vindo de Portugal em companhia de Tomé de Sousa, 1º. Governador Geral do Brasil, em 1549. Aquelas vinte léguas de terras era então uma caatinga bruta onde só existiam animais bravios, como onça, veados etc. mudo então José Ferreira para a terra recém adquirida, vindo com todos os filhos, em número de nove, desbravar a selva e cultivar o solo de parte da terra que hoje é conhecida Araci.
            Aqui chegando edificou uma pequena casa no local onde hoje fica o curral junto ao tanque novo. Pouco meses depois, começou a construção da outra casa, muito maior que a primeira, a qual é que fica no largo do Sossego, de propriedade de Domiciano oliveira. Trouxe também em sua companhia grande número de escravos, que adquirira segundo a lei da época. Para eles edificou também varias casinhas. Mudou-se para a nova casa construída, pois era maior que a primeira e mais confortável, entregando a outra a um de seus escravos. Com o auxílio deste, e sue incansável labor, iniciou um grande e selecionado criatório de gados de muitas espécies, cujos exemplares trouxera de sua fazenda Campo Limpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário