terça-feira, 9 de abril de 2013

Agricultores travam BR-116 em protesto contra a seca, próximo a Serrinha


11
Cerca de 400 pessoas entre produtores rurais e centrais sindicais dos 20 municípios do território do sisal bloquearam na manhã desta segunda-feira (8) os dois sentidos da rodovia BR-116/Norte, no trecho próximo à Cerâmica Queiroz, em Serrinha. De acordo com as lideranças, o bloqueio da estrada tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para a necessidade de implementação de ações de prevenção e combate a seca no nordeste baiano. Segundo eles, é preciso aumentar o número de carros pipa para a distribuição de água; limpar, recuperar e ampliar as aguadas; construir poços artesianos; desburocratizar o acesso ao crédito emergencial e garantir maior agilidade na distribuição de milho feita pela Companhia Nacional de Abastecimento.
22Na avaliação de um dos líderes, o governo federal não está cumprindo adequadamente sua responsabilidade no enfrentamento do problema e, além disso, estaria deixando a desejar no que se refere à adoção de medidas definitivas para eliminar os prejuízos causados à população pelo fenômeno climático.
Ainda segundo os manifestantes, todas as exigências fazem parte de um acordo estabelecido com os governos estadual e federal desde 2010, início de uma das maiores secas dos últimos 60 anos, mas que, até agora, não foram cumpridos.
A manifestação provocou um congestionamento de cerca de 5 quilômetros no sentido Santa Bárbara – Serrinha. Durante o protesto só era permitida a passagem de ambulâncias. Quem tinha pressa em viajar teve que pegar vias alternativas para fugir do engarrafamento.
Imagem
33

Nenhum comentário:

Postar um comentário