segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

CARANVAL de Salvador repete cenário da década e nada muda em 2013

Todo ano se discute muito o modelo do Carnaval e tudo vai ficando no mesmo

  

1. O CARNAVAL de Salvador ano 2013 vai repetir a mesma ambientação dos carnavais da primeira década deste século, com crescente camarotização, blocos comerciais e algumas manifestações da cultura popular. De nada adiantaram as discussões, seminários, encontros, propostas alternativas e tudo mais que se produziu inutilmente. Uma massa crítica que não serviu para nada. Vai continuar tudo como antes no quartel de Abrantes.
2. A novidade seria a instalação de um novo circuito, no Comércio, o Arfódromo, um projeto pilotado por Carlinhos Brown, mas, ao que tudo indica não dá tempo nem para instalar um piloto, ainda neste 2013. Trata-se de um bom projeto para revitalizar a área do Comércio se funcionar durante todo o verão. Apenas para servir ao Carnaval resultaria em problemas para a segurança, uma logística bastante complicada e distante dos três outros circuitos já integrados.
3. Então, o que vamos assistir no próximo Carnaval é um repeteco dos demais, os blocos comandando à festa, os artistas e as estrelas da axé dando seus shows, algumas alternativas para os foliões "pipocas" e o circuito do Pelô para atender às crianças e aos adultos da média e terceira idades.
4. Sim, teremos também os encontros de artistas em frente ao camarote da Daniela Mercury, reponsável inicial pela camarotização da Barra, e alguns artistas puxando o saco das autoridades municipais, estaduais, federais e artistas globais e outros. Esse provincianismo baiano é único e vai persistir. Já pensou uma Escola de Samba desfilando na Sapucaí e alguém agradecendo ao governador Cabral ou ao prefeito Paes! 
5. Outra coisa: dizer que os blocos afros são atrações culturais deve-se levar a consideração em termos, pois, a maioria deles, usa o mesmo expediente dos blocos de trios e de samba, vendem indumentárias e cobram ingressos nos seus camarotes. Mas, de fato, alguns levam à rua manifestações culturais - capoeira, dança, bailado e assim por diante.
6. O governo do Estado deve anunciar, em breve, os investimentos no Carnaval Ouro Negro nas entidades afrobaianas além da parte que lhe cabe em segurança, saúde e outros, isso não só para Salvador como para todo o Estado. Outros municípios têm Carnavais na mesma data do de Salvador, casos de Ilhéus, Porto Seguro e Barreiras. A Prefeitura também deverá anunciar seus investimentos. 
7. O tempo urge. Carnaval é na primeira quinzena de fevereiro e a fase pré-carnavalesca já está a mil por hora. Hoje, a missão mais difícil da Prefeitura e dos organizadores do Carnaval é revitalizar o circuito do Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário