quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pé de Serra: Projeto Rondon chega à cidade e começa trabalho nesta quinta

image Equipe do Projeto Rondon com o prefeito e secretários
A equipe do Projeto Rondon, de responsabilidade do Ministério da Defesa, chegou a Pé de Serra no último domingo (20) e começa as suas atividades no município localizado no Território da Bacia do Jacuipe nesta quinta-feira (23).
São 19 estudantes universitários dos estados de Mato Grosso e Minas Gerais, além de três coordenadores e um Sargento do Exército. Os coordenadores em Pé de Serra são: Jaime Rufino dos Santos, professor da Universidade de Cuiabá-MT; Emi Lorenzetti e Cleuber Raimundo, ambos professores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, em Rio Pombo-MG; e o Sargento Gesiel, do 19º BC de Salvador. Em uma rápida solenidade nesta quarta-feira (22), os integrantes do Projeto se encontraram com o prefeito Hildefonso Vitório (PT), no Colégio Luis Eduardo Magalhães, para a arrancada oficial dos trabalhos, que começam nesta quinta-feira. Além do prefeito, estavam presentes também os secretários Birineco (Administração), Ulisses Jarbas (Saúde), Nei Almeida (Agricultura), as representantes da Secretaria de Educação, Rosa Virgínia e Ana Rita, e o vereador Gil de Santo Agostinho. “Desejo que façam um trabalho eficiente e que deixem uma lembrança boa em nosso município. Por isso, quero desejar boa sorte a todos, colocar a prefeitura à disposição e dizer que é um prazer receber o Programa em nosso município”, disse o prefeito Hildefonso ao Interior da Bahia. “Eu já conhecia este projeto há muito tempo, mas agora vejo que ele tem melhores condições para oferecer à população. Também quero me colocar à disposição, para ajudar no que for possível para que o Projeto venha a andar”, pontuou Birineco. “Estamos muito contentes em estar aqui, pois o município é bonito e bastante acolhedor. Queremos agradecer a prefeitura pelo acolhimento, à população, pois já temos cursos com mais de 100 pessoas inscritas. Por isso, a intenção é fazer o melhor que a gente tem”, disse a professora Emi Lorenzetti, uma das coordenadoras do Projeto.  Falaram ainda os outros coordenadores do Projeto Rondon, Cleuber Raimundo e Jaime Rufino, além de vários universitários, outros secretários municipais e a funcionaria da secretaria de Educação Ana Rita.  
O Projeto -O Projeto Rondon, que foi criado em 1967 e tem vinculação também com o Ministério da Educação, este ano está em 20 municípios baianos. Segundo um dos coordenadores da equipe em Pé de Serra, as prefeituras interessadas apresentam propostas ao Ministério da Defesa em regime de parceria e assumem as despesas com alimentação e hospedagem, ficando o restante com a responsabilidade do ministério. No caso de Pé de Serra, a Viagem Precursora, que tem como objetivo fazer o levantamento das carências do município, foi feita em 19 de novembro de 2012. “A viagem foi feita para sabermos o diagnóstico do município, de problemas relacionados à saúde, educação, cultura, Direitos Humanos, alimentação, entre outros”, disse Jaime Rufino dos Santos, professor da Universidade de Cuiabá-MT e um dos coordenadores. No município foram formadas duas equipes. Equipe A, com as áreas de saúde, educação, direitos humanos e cultura; equipe B, com atividades agrárias, alimentação e solo. Durante a presença da equipe no município, acontecem palestras, oficinas e cursos diversos. Toda a comunidade pode participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário