quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Casa do Sisal da Bahia está aberta!!!

casa do sisal - 4
Lançado em junho deste ano, o Projeto Artes e Saberes do Salão Interativo do Sisal conta, agora, com mais uma conjuntura de atração cultural. Desta vez é hora de evidenciar a grande Ciranda Artística, Social e Ambiental (CASA) do Projeto em curso, sob responsabilidade da Organização da Sociedade Civil Baiana de Interesse Público – ORSIBA. CASA DO SISAL DA BAHIA é um evento que tem em seu bojo o desejo-vontade de congregar, reunir e celebrar, em um mesmo espaço, os “arteiros” e seus legados culturais do Território da Cidadania do Sisal da Bahia. Objetivando, assim, ser o espaço dos espaços das artes integradas e da cultura popular. Colocando no centro das atenções o artesanato, a troca de saberes, a comercialização de produtos da agricultura familiar e da economia criativa e solidária.
casa do 
sisal - 3
 Desse modo, a CASA DO SISAL DA BAHIA é (re) aberta ao público a partir do dia 20 de dezembro, nesta quinta, às 19h., no Centro Comunitário Pe. Luiz Rodrigues (CCPLR), na cidade de Conceição do Coité. Esse primeiro dia propiciará um momento de vivências e interação entre os agentes empreendedores e expositores do artesanato, da comercialização e da economia solidária, e o público em geral, que marcará presença. Nesse mesmo dia, que é preparatório para o dia seguinte, teremos místicas, diálogo sobre a filosofia do Projeto, sobretudo da atividade vigente, coadunando com apresentações culturais locais e/ou regionais. A sexta-feira é o grande ápice da CASA DO SISAL DA BAHIA! Dia 21 de dezembro de 2012, a partir das 08:00 às 23:30, o mundo do descaso e da exclusão  nesse evento vai, de fato, se acabar! E um novo mundo renascerá com mais direito de oportunidade, revitalização, fortalecimento, promoção e circulação das artes integradas de nossa cultura popular. Assim sendo, na Praça da Bomba a CASA DO SISAL DA BAHIA, com essa feira, vai “bombar”… Tendo o talento de nossa gente, dom da vida, em primeiro lugar!

  casa do sisal - 5
A Praça da Bomba fica localizada no fundo do CCPLR, em Coité. Nesses dois ambientes interligados vão ser alicerçadas as bases para uma pedagogia de “Edocomunicação” Contextualizada e Continuada – ECC – de nosso sonhado e suado Projeto, através do evento intitulado Ciranda Artística, Social e Ambiental – CASA (do Sisal da Bahia), que terá em sua varanda uma vitrine com exposição do artesanato de nossa gente, bem como comercialização de produtos da agricultura familiar e da economia solidária, e muitas apresentações culturais de artistas locais, regionais e convidados importantes. Nesses dois dias (20 e 21 / quinta e sexta) de atividades, a ORSIBA também proporcionará, além dessa necessária feira artístico-cultural, um tempo mágico, lúdico e educativo com atrações como: Orquestra Santo Antônio – Edmundo Cardoso – Zicks Musical – Samba de Roda de Valente – Vizek. Logo, é um terreiro de encontro, encanto e festa da vida, convergindo com a essência de nossa cultura popular desde a nossa realidade territorial à memória dos 100 anos do ícone nordestino, o Luiz Gonzaga. Desse modo, a festa da cultura popular do Sisal será “encerrada” com a cantoria do Forrozeiro Givaldo José e os convidados: Antônio Barreto (poeta / cordelista) – Aldo Souza (compositor coiteense) e o pernambucano Israel Filho (cantador afilhado do Gonzagão). Entrada franca. O Projeto tem o apoio dos movimentos sociais: Fundação APAEB, Revolution Reggae, FATRES, CODES, CEPECC, Flor da Caatinga; apoio das igrejas, sobretudo da Paróquia Nossa Sª da Conceição do Coité; escolas, UNEB-Coité, associações, STRs; e apoio de grupos populares diversos. Artes e Saberes do Salão Interativo do Sisal é um dos projetos selecionados do Edital 2011 do Fundo de Cultura, um programa de Fomento, conveniado com a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. Proponente: ORSIBA. Portanto, dias 20 e 21, nessa quinta (noite) e sexta (dia e noite), tanto no CCPLR quanto na Praça da Bomba, nessa energia apoteótica, a gente do Sisal vai bombar… Celebrando a grande festa da cultura popular! Não fique de fora, a porta está aberta, entre, se achegue, participe, celebre e viva com a gente a grande alegria: CASA DO SISAL DA BAHIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário