quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estudantes da Orquestra Santo Antonio participam de oficina promovida pelo NEOJIBA


orquestra santo antonio - festa da padroeira - 2012.- 2 foto- 
raimundo mascarenhas 
Conceição do Coité-BA – O Projeto Santo Antônio de Música, de Conceição do Coité, recebe nesta quarta-feira, 10 de julho de 2013, o percussionista do NEOJIBA Isaac Falcão, para iniciar a capacitação dos primeiros percussionistas do projeto e dar instruções de uso e manutenção do set de percussão adquirido pelo projeto com apoio do Fundo de Cultura da Bahia. O evento será às 17h desta quarta-feira e durante toda a quinta-feira, 11, na sede da Orquestra no Alto da Colina.
As oficinas serão feitas por jovens músicos e monitores do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), e, além de Coité, realizarão visitas pedagógicas a projetos orquestrais de outras seis cidades do interior do estado, para realização de oficinas musicais e apoio à formação de jovens multiplicadores de projetos locais.
Segundo a assessoria do NEOJIBA, estas visitas fazem parte das atividades da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, iniciativa do NEOJIBA que reúne 22 projetos orquestrais para crianças e jovens de 20 municípios do interior do estado.
orquestra santo antonio - festa da padroeira - 2012 
A ideia de criação da Rede surgiu em 2010 a partir de um mapeamento realizado pelo NEOJIBA em busca de projetos orquestrais no estado da Bahia. Desde 2011, projetos das cidades de Conceição do Coité, Jacobina e Santa Cruz Cabrália participam de ações em parceria com o NEOJIBA. A localização de mais projetos incentivou a formação de uma rede de cooperação mútua. Em abril de 2013, como passo inicial, o NEOJIBA reuniu em Salvador 40 representantes dos projetos do interior no 1° Encontro de Gestores de Projetos Orquestrais.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 38 anos.
Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia. O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 700 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, na Península Itapagipana e no Bairro da Paz, além de Trancoso, no extremo-sul da Bahia. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de 20 municípios em toda a Bahia. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário