O governo deve lançar o edital de licitação do metrô da capital baiana
até o fim do mês, depois que a Câmara Municipal aprovou, segunda, a
transferência da Companhia de Transportes de Salvador (CTS) para o
Estado. A previsão é inaugurar a estação Retiro para a Copa. O prefeito ACM Neto deve assinar a passagem do controle acionário da
CTS, que gerencia o sistema de transporte de trens da cidade, ao governo
estadual, num prazo de dez dias. O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa explicou que o edital
será para concluir a linha 1 (até Pirajá), construir a linha 2 e
apresentar projeto para levar o sistema até Cajazeiras. Além disso, o
consórcio vencedor irá explorar a operação do sistema. "Nossa ideia é lançar o edital no dia 27 de maio, com previsão de
construir o trecho até o Retiro antes da Copa de 2014; e chegar a Pirajá
em dezembro daquele ano. Implantar até dezembro de 2016 o trecho 2
(ligando o aeroporto), junto com o estudo da extensão para Cajazeiras ",
disse Costa, que após toda essa novela tem a sensação "do dever
cumprido". Citou que além do metrô, a cidade vai ganhar os projetos das
vias estruturantes que alimentarão o sistema de trens com ônibus. O secretário também confirmou que o ex-secretário da Fazenda do Estado e
candidato a prefeito de Candeias derrotado pelo PT, Carlos Martins será
o diretor-superintendente da CTS.
Escândalo - Considerado um dos mais caros do mundo, o
metrô de Salvador virou chacota nacional e um exemplo de mal feito da
coisa pública. São 13 anos, desde o início das obras na gestão do
prefeito Antonio Imbassahy. O projeto deveria ligar a Lapa ao bairro do
Pirajá. Mas, ao longo dos anos, o projeto foi alterado e o trajeto
cortado à metade. A obra foi paralisada várias vezes por suspeitas de irregularidades, o
que resultou numa ação de improbidade administrativa que o Ministério
Público Federal move contra seis construtoras e 11 ex-gestores públicos
devido à licitação e execução das obras. O MPF, com base em relatório do
Tribunal de Contas da União, estimou os prejuízos aos cofres públicos
em pelo menos R$ 100 milhões. Recentemente, o governador Jaques Wagner lamentou que cerca de R$ 1,5
bilhão investidos no projeto tenham "virado pó" devido à descontinuidade
administrativa do município. Além disso, lembrou que em 2008, o Estado
pagou R$ 108 milhões pelos trens do sistema, que estão "ao relento se
acabando" aguardando a conclusão das obras para rodar. Com a estratégia de transferir o metrô para o Estado, o governo federal
concordou em destinar mais R$ 1 bilhão, dentro do PAC da mobilidade
urbana da Copa do Mundo para o metrô. Além disso, abriu um crédito de
mais R$ 600 milhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES) para o projeto. Na sua última visita a Salvador, para inaugurar a Arena Fonte Nova, a
presidente Dilma anunciou mais R$ 1 bilhão para a construção das vias
estruturantes, os dois corredores com faixas exclusivas de ônibus que
vão interligar o trecho urbano da rodovia BR-324 à Avenida Paralela.
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