quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Orquestra coiteense mais uma vez é contemplada com projeto do Criança Esperança

                      A Orquestra Santo Antônio acaba de ser selecionada para ganhar um veículo e realizar uma turnê pelo semiárido da Bahia, através do projeto Criança Esperança da Rede Globo em parceria com a UNESCO. O repertório que a orquestra vai executar, em sua primeira turnê, será composto por músicas de Luiz Gonzaga, em comemoração ao centenário do rei do baião, e com o objetivo de valorizar a identidade do nordestino através da música, serão realizadas oficinas de composição com os componentes da orquestra para elaboração de um repertório próprio. As oficinas serão ministradas pelo maestro e compositor Paulo Rios Filho, coiteense, doutorando em música pela Universidade Federal da Bahia, premiado pelo em música contemporânea e por integrantes do Camará, grupo de câmara da escola de música da UFBA. 
                     Conceição do Coité é um dos poucos municípios da Bahia que tiveram projetos selecionados pela convocatória Criança Esperança 2013. O Projeto Santo Antônio conseguiu a primeira parceria em 2012, onde foram realizadas diversas oficinas de música, prática orquestral, intercâmbio com músicos profissionais e concertos. Uma das principais ações do patrocínio foi a compra de vários instrumentos para tornar a pequena orquestra de cordas numa grande orquestra sinfônica, tudo isso com recursos oriundo do Criança Esperança. Através de um novo processo de seleção, será renovado o contrato.  As atividades de arte educação que são desenvolvidas no Alto da Colina, um bairro de Conceição do Coité transformado ela força da música, é hoje motivo de orgulho para os coiteenses.  Um dos mais importantes projetos do município, modelo no território de identidade do sisal, sendo uma iniciativa completamente inédita e que já conta com prestígio e reconhecimento nacional e internacional. A orquestra vem sendo constantemente solicitada para apresentações em datas cívicas, eventos oficiais e religiosos de cidades da região, participando também da 4° Mostra Brasil, Juventude transformando com Arte. 
                       Já foi tema de matéria no Jornal Nacional, programa Globo RepórterTabuleiro Bahia  entre outros. O Maestro teve a oportunidade de representar o projeto no quadro “Agora Ou Nunca” do programa Caldeirão do Huck, apresentado aos sábados a tarde, também na rede Globo. Ele conseguiu o prêmio máximo por ter executado as provas de uma espécie de gincana, um total de R$ 50 mil reais, que deu início a construção de uma escola de música anexa a um teatro com capacidade para mais de 300 pessoas.O terreno para construção tem mais de 600 metros quadrados, e foi adquirido com o dinheiro da feijoada que o Padre Antônio Ferreira realiza todos os anos na sua paróquia, em New Jersey. Foi através dessa ajuda internacional que o projeto teve inicio, conta Maria Valdete, idealizadora, coordenadora e presidente da Associação dos Moradores do alto da Colina, entidade mantenedora das ações do projeto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário