quinta-feira, 19 de julho de 2012

ML PARTICIPA DA PREMIAÇÃO DOS NOVOS 94 PONTOS DE LEITURA NA BAHIA


 A premiação, O evento realizado na sala Kátia Mattoso, localizada no 3º andar da biblioteca com a presença de representantes e proponentes dos 94 contemplados receberam o TAC para assinatura e uma coleção composta por quatro livros publicados pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA: O homem que sabia a hora de morrer, da escritora Adelice Souza, A guerreira da Lapinha, de autoria de Elieser César, Louça de Deus: o Caxixi de Maragojipinho, de Urânia Teixeira e O mistério da casa na praia de Nádia São Paulo. Após a assinatura do Termo de Acordo e Compromisso (TAC), houve uma mesa de autógrafos.
Luiz Santana foi representar o ponto de leitura biblioteca cidadã de Araci, contemplado no edital (tapuio em Araci também recebeu um ponto) e Antonio Marcos foi representar seu ponto de Barrocas.
 Ao total estão sendo investido 1 milhão 880 mil reais, sendo 20 mil reais para cada iniciativa aprovada. Esta verba será destinada ao fortalecimento ao incentivo à leitura e os Pontos de leitura poderão adquirir livros, gibis, revistas, CDs e DVDs, diversificando o acervo; devem apoiar atividades socioculturais e educacionais agregadas à leitura; comprar equipamentos e mobiliário para suporte às atividades, entre outros materiais como bicicleta, mochilas, carrinhos, malas para ajudar em projetos itinerantes. A quantidade de livros deve corresponder a 70% do acervo adquirido.
            Os Pontos de Leitura - Conforme o edital n 004-2011, as iniciativas premiadas comprometem-se a encaminhar no período de 12 meses um relatório de análise de resultados e impactos socioculturais, com o número de beneficiados direto e indireto e pesquise de satisfação do incentivo financeiro investido. O Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura da Bahia é uma ação do projeto Mais Cultura, que é fruto do convênio entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado da Bahia, pela Secretaria da Cultura e Fundação Pedro Calmon.
            São representados por pessoa física ou pessoa jurídica espalhados em diversos territórios do estado da Bahia, que desenvolvem atividades voltadas para leitura e preservação da cultura. Na cerimônia estava presentes as seguintes entidades: Grupo Concriz do município de Maracás, (Vale do Jequiriçá), responsável pela execução de projetos de leitura, representado por Edelvito Nascimento, a Fundação Marcos Vampeta, do município de Nazaré (Recôncavo), representada pela professora Olga Antônia Reis Maia, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Itachama, do município de Amargosa, (Vale do Jequiriçá) representado por Cosme Oliveira, presidente da associação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário