domingo, 29 de julho de 2012

ML no salões de Artes Visuais da Bahia, 2012, em Irece


Apresentar a diversidade da produção baiana em artes visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área: estes são os objetivos dos Salões de Artes Visuais da Bahia, cuja edição de 2012 se iniciou no dia 27 de julho, em Irecê. Realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o projeto celebra os 20 anos dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, consolidados como um dos principais objetos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado.
 Luiz Santana esteve presente representando o ML e fotografou e se deliciou com todo o brilho de atividades culturais que trouse encanto, emoção e alegria em ações de mostra, aprsentções e performances.
Como acontece desde 1992, os Salões contarão com três exposições abertas à visitação pública. Eles oferecem, ainda, oficinas artísticas gratuitas nas localidades visitadas. Este ano, as cidades-sede são Irecê (27 de julho a 8 de setembro), Jequié (17 de agosto a 30 de setembro) e Juazeiro (21 de setembro a 4 de novembro), cada uma delas apresentando 25 trabalhos, totalizando 75 obras, realizadas por 68 artistas diferentes, que foram selecionadas através de edital público. Deste 68 artistas contemplados, 40 (58% do total) são residentes em Salvador e 28 (42%) de outras 14 cidades: Amargosa, Andaraí, Araci, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Irecê, Jequié, Juazeiro, Lençóis, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Estes dados refletem a participação nas inscrições: 37% das propostas eram oriundas do interior da Bahia.
Ao todo, foram inscritas 218 propostas de livre temática, dentro das modalidades de arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário