sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais de 100 atores estarão na encenação à céu aberto da Paixão de Cristo em Serrinha


O espetáculo a céu aberto ‘Passos da Paixão de Cristo’, encenado há 28 anos por atores e população local do município de Serrinha, já está em fase final para ser mostrado aos turistas e visitantes que estarão na Semana Santa na cidade localizada a 173 km de Salvador, na Bahia.
            A empresa Expo Eventos de fomento e criação artística e turístico-cultural foi contratada para pensar a Paixão de Cristo na cidade. De acordo com o empresário e produtor André Reis, da Expo Eventos, além de melhorias de infra-estrutura, a ideia é buscar leis de isenção fiscal, incentivos estaduais e federais, e patrocínio direto em benefício dessa manifestação popular que já tem mais de 80 anos.  “São quatro dias consecutivos de mega-eventos públicos nas ruas, igrejas, praças e colinas da cidade, reunindo mais de 30 mil pessoas em torno de um objetivo, a fé”, diz André.  A semana começa no dia 1º, com a Missa de Ramos. Mas, as apresentações se iniciam dia 6 (abril, 2012) e terão cerca de 100 participantes que representarão Cristo, Maria, Madalena, guardas, sacerdotes e povo hebreu ao longo de 5 km. Os atos começam com procissão no Morro da Colina, às 20h da sexta-feira santa (6).
                    No meio do povo, em romaria, estarão atores profissionais e amadores fazendo com que a cena se torne mais real para os espectadores do grande espetáculo em movimento. As apresentações duram em média 1h30, e têm como narrativa a história da Paixão de Cristo composta por oito quadros ou cenas.
                    Segundo o diretor artístico, Djalma Thürler, “existe necessidade de atores locais em meio à população, deixando a cena natural para ser apropriada pela população que a segue, evitando tirar o brilho e o redirecionamento do foco do espetáculo, que deve ser a história de Cristo”, diz Thüler.
                “Pela primeira vez, atores profissionais estão em Serrinha para orientar participantes, trabalhar a voz, encenação e qualificação das performances”, afirma Djalma. São os atores Rafael Medrado e Duda Woyda de Salvador que ficam dez dias na cidade como facilitadores.
Dentre mais de 100 atores estão alguns mais velhos que atuam há mais de 25 anos. Divididos em dois grupos, há atores comuns e os da diocese (igreja). O núcleo de atores comuns é composto por 30 pessoas com idades a partir dos 50 anos. O núcleo da igreja é composto por 70 pessoas com idades entre 13 e 30 anos.
              LITURGIA e ARTE – Pela primeira vez os dois grupos se apresentam juntos no mesmo espetáculo. Antes eram duas apresentações distintas. O da igreja mais dogmático, com os preceitos, e o outro mais artístico. “É muito bom conciliar isso”, confessa Thürler. Algumas alterações foram feitas para entrar em consenso com as exigências dos núcleos. Um deles foi a não apresentação da cena da ressurreição.
 Djalma Thürler é diretor de teatro e dirige a peça ‘Salmo 91’ (2012), em cartaz na Aliança Francesa, em Salvador. Dirigiu ‘O Melhor do Homem’ (2010) e ‘Raid das Moças’ (2011), além de shows musicais na Conferência Estadual de Cultura (2011). Carioca radicado na Bahia, já dirigiu alas de samba no Rio, lidando com multidões. “A experiência em Serrinha tem semelhanças”, compara.
 Os técnicos (20 pessoas) são de Serrinha e fazem microfonação, iluminação, maquiagem, figurinos e costuras. “A técnica e a mão de obra é toda da cidade. O objetivo é dar injeção na cadeia produtiva, dinamizando a economia local”, completa Thürler.
 A iniciativa é da Expo Eventos que criou o Projeto Passos da Paixão com o objetivo de incentivar e estruturar a manifestação para beneficiar o desenvolvimento regional, com realização da Prefeitura Municipal de Serrinha, apoio da Câmara Municipal e Secretaria de Turismo do Estado que promoveu Seminário de Turismo Religioso e investe em treinamentos.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA
PROJETO PASSOS DA PAIXÃO 2012
     01 de abril (Domingo)
Missa de Ramos – 9h e 19h
      03 de abril (Terça-feira)
Missa dos Santos Óleos – 19h
    05 de abril (Quinta-feira)
Missa da Ceia do Senhor – 19h
Procissão do Fogaréu – 20h
Encenação da Paixão de Cristo – Alto da Colina
    06 de abril (Sexta-feira)
Via-sacra – 6h
Celebração da Paixão do Senhor – 15h30
Encenação da Paixão – 19h (Palco Principal – Praça Luiz Nogueira)
Procissão do Senhor Morto – 20h
      07 de abril (Sábado)
Encenação da Paixão – 19h (Palco Principal – Praça Luiz Nogueira)
Vigília Pascal – 20h
Show com a Banda: Cantoras de Deus – 22h00
Show com Joana – 00h00
       08 de abril (Domingo)
Procissão do Encontro
Missa Pontifical de Páscoa – 10h
Missa de Páscoa – 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário