sexta-feira, 1 de junho de 2012

Salvador e C. do Coité sediam atividades do 1º Festival de Cinema pela Verdade


 No dia 12 de junho projeto será mostrado em Coité
Debater a ditadura civil-militar nos quatro cantos do Brasil. Esse é o mote do 1° Festival Cinema pela Verdade realizado pelo Instituto carioca Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o Ministério da Justiça (MJ), por meio da Comissão de Anistia.
O festival, gratuito e aberto ao público externo, tem como objetivo exibir e discutir filmes sobre a temática em mais de 80 universidades públicas brasileiras.
 A UNEB está entre as instituições baianas escolhidas para sediar a iniciativa. A primeira atividade será em Salvador (Campus I), no próximo dia 6 de junho, às 14h, no Auditório Jurandyr Oliveira, no Departamento de Educação (DEDC).
            Já no dia 12 do mesmo mês, será a vez de Conceição do Coité (Campus XIV) receber o projeto. A ação será realizada às 16h, no auditório do campus.
 O filme que será exibido nos dois campi será Hércules 56 dirigido por Silvio Da-Rin. O longa-metragem conta a história da semana da independência de 1969 em que o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado.
 Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, opositores da ditadura militar.
 Os projetos de extensão O sertão vai ao mar, o mar vai ao sertão (Campus I) e Cine-mão (Campus XIV) apoiam a ação.
            O Icem, entidade sem fins lucrativos fundada em 2002, tem entre seus objetivos facilitar às populações excluídas o acesso aos bens culturais produzidos no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário