segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FESTIVAL CANGALHA CULTURAL 2012 SE CONSAGRA COMO O MELHOR EVENTO DE CULTURA POPULAR DO TERRITORIO SISAL DA BAHIA


Araci recebeu o maior festival de cultura popular do território sisal da Bahia, o II Festival Cangalha Cultural, evento que teve como finalidade mostrar de maneira clara e dinâmica a cultura da nossa região. O evento iniciou na sexta feira com a inauguração do Ponto de Leitura e se estendeu até o Domingo com uma programação rica em apresentações culturais como: Feira de artesanato, do Livro e da Artes Plásticas, Capoeira com a formação de Neião como Mestre de Capoeira, o desfile com a Filarmônica 30 de Junho, a Banda de Pífanos de Canudos Velho, a Quadrilha Gonzagão, a Banda de Pífanos de Barreira, o Reisado Nsra. da Conceição, o Aboiador Piloco, o Poeta Oliver, Antonio Queiroz e Flávio Ferreira e os Meninos da Ladeira. Veja mais fotos...
José Luiz e cheiro no curso de Xilogravura
 Reisado Nossa Senhora da Conceição
 Antonio Queiroz e Flávio Ferreira
 Quadrilha Gonzagão
 Banda de Pífanos de Canudos Velho
 Filarmonica 30 de junho
 India Marlene da tribo kiriri, banzãe.

Artesões e equipe cangalha

sábado, 25 de agosto de 2012

CARREATA DO 25, EDILSON E KELLI FOI UM SUCESOOOOOOOOO....


Com a presença de 1000 (em média) veículos (600 motos e 400 carros), os Barroquenses acompanharam esta metamorfose que é o grupo político “Barrocas Livre”, onde a história que o mesmo construiu desde o ano de 2000 onde acontecera a emancipação política deste município que tem em berço a companhia da estrada de ferro.
Na manhã de hoje, 25 de Agosto de 2012, a população deste município foi as ruas e a praça lutar por mais uma emancipação, eleger mais uma vez o líder desbravador da liberdade e da emancipação de Barrocas, Edilson e seu grupo político. 
 Uma carreata marcada da presença do POVO DE BARROCAS, de pessoas humildes, trabalhadoras, sonhadoras e guerreiras. A concentração foi do lagedo, riacho grande e milho verde e percorreu a BA 411, passando por santa rosa, adentrando as principais ruas da cidade chegando até a praça São João Batista onde houve os discursos dos candidatos a vereador Guel, do Deputado Estadual Bruno Reis, da Candidata a vice prefeita Keli e do candidato a Prefeito Edilson.
Apesar da chuva o povo permaneceu e comemorou a carreata,. Observações sejam feitas que os carros são de Barrocas e os eleitores participantes também. 
 


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Começou a feira de artesanato, livro e artes plásticas do festival Cangalha Cultural.



              Com objetivo de promover as culturas populares do território sisal, a AIJA, Associação Infanto Juvenil, Escoteiros Mirins de Araci juntamente com dezenas de parceiros estão realizando o Festival Cangalha Cultural 2012, onde dentre a programação está recheada de atividades culturais e artísticas entre elas a feira de artesanato, do livro e das artes plásticas que começou nesta manhã de 24 de agosto de 2012. São diversos os artistas que estão expondo na praça da conceição em Araci e esta ação estará presente na praça até o domingo 26, culminando com outras atividades artísticas como apresentações culturais no coreto neste sábado (Flautistas do centro espirita, Quadrilha Gonzagão e Michelle dos teclados) e no palco no domingo (dezenas de atividades. Venha prestigiar, participar, vivenciar a cultura popular.

Escolas Visitam a feira
Artesanato dos Idosos
O Japones, Edio da arte milenar do Origami.
Indio kiriri, Loro da aldeia mirandela, banzaê.


 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Inaugurado o ponto de leitura, biblioteca cidadã em Araci


O ponto de leitura biblioteca cidadã de Araci, foi inaugurado com requinte de cultura e arte, com uma proposta metodológica de inovar na maneira de levar o livro e a leitura com acessibilidade, novidade e métodos artísticos, culturais e sociais, assim foi o inicio deste Festival Cangalha. Situado a Rua francisco Xavier, 100, o ponto foi inaugurado hoje, 23/08/2012, com a presença de escolas municipais que realizaram visitas e aproveitaram do acervo para se deliciar com a leitura.
 A noite, as 19hs, artesões vindo de diversas cidades da região, Feira de Santana, Miguel Calmon, Jacobina e Araci e demais convidados se deliciaram com as apresentações culturais do musico Everaldo Araújo que cantou melodias da MPB, posteriormente foi apresentado o escritor mirim de Barrocas, Ramon Queiroz que lançou o livro “Poemas para quem gosta de ler” escrito por ele aos 7 anos. Ainda foi lançado o CD “Cangalha Cultural”, que traz músicas de todos os artistas que se apresentarão no palco do festival e o cordel “do raso a Araci, mãe da aurora, mãe do dia, seu início sua historia” que narra a historia de Araci e ainda está acontecendo um grande samba de roda com o grupo cultural “Reisado Nossa Senhora da Conceição”. Ainda dá tempo de participar, amanhã começa a feira de artesanato, do livro e das artes plásticas e as apresentações culturais e artísticas na Praça da Conceição de Araci, Venha...