sexta-feira, 20 de abril de 2012

Divulgado resultado parcial da 1ª Chamada do Calendário das Artes


A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), anuncia o resultado parcial da 1ª Chamada do Calendário das Artes, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das Artes no estado. Com inscrições abertas de 17 de fevereiro a 2 de abril, esta 1ª Chamada se volta a apoiar projetos com data inicial de realização entre os dias 1º de junho e 31 de agosto deste ano. Foi registrado um expressivo número de inscritos: mais de 1 mil propostas oriundas de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, abarcando as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. As listas de selecionados e suplentes dos Macroterritórios 2, 3, 4 e 6 seguem abaixo.
Título Proposta/ Atividade Nome Proponente Área Município Origem
       1- Mas Cultura Domingos Augusto Silva Pereira Artes Integradas Amélia Rodrigues
       2- Dom quixote - A Saga de um Herói sem fim Cleilton Silva Santos Teatro Euclides da Cunha
3-    Sem Título Associação dos Moradores do Alto da Colina Artes Integradas Conceição do Coité
4-    Projeto Pianusco - Som das Águas Klebson Santos da Silva Música Paulo Afonso
5-    A arte de contar história - Oficina de Sensibilização Katia Silva Simas Literatura Senhor do Bonfim
6-    Projeto Dançando no Território do Sertão do Francisco Daniel de Senna Ferreira Dança Juazeiro
7-    Circo na escola Marlove Matos Rios Circo São Domingos
Título Proposta/ Atividade Nome Proponente Área Município Origem
1-    Digitalmix Carlos Augusto Alves Evangelista Música Juazeiro.
2-    A Literatura no Cinema Brasileiro como meio educacional em nossa comunidade escolar Iolando Alves Cardoso Literatura Cansanção.
3-    Bailares Viviane Macedo de Jesus Dança Feira de Santana.
4-    Sem título Maurício Oliveira Santos Artes Visuais Serrinha
5-    Workdance - Trabalho em dança 2012 Alexandre de Souza Magalhães Dança Senhor do Bonfim
6-    Cinema na Praça 2012 Anderson Souza Oliveira Artes Integradas Cícero Dantas
7-    Cordel Itinerante Marcos Antônio Carneiro Coelho Literatura Irará

Cine-Mão retorna sua atividades


Após breve período de recesso, o Cine-mão (projeto de exibição e debate de filmes da UNEB de Conceição do Coité) tem o prazer de lhe convidar a assistir O Enfermeiro (2010), primeiro longa-metragem do roteirista, diretor e professor Maurício Amorim. Baseado no conto homônimo de Machado de Assis, o filme foi realizado aqui na Bahia entre 2008 e 2010, todo filmado em DV-CAM. O Enfermeiro é acima de tudo cinema feito com paixão e vontade. Um programa imperdível para os amantes da 7ª arte e da literatura machadiana. Confira sinopse e mais informações abaixo.
Compondo a programação do Seminário de Integração organizado pelo Colegiado do curso de Comunicação Social, essa sessão especial de reabertura das atividades do Cine-mão irá contar com as ilustres presenças do diretor Maurício Amorim e dos atores Fernando Neves e Bruno Neves. Não perca! 
A sessão é gratuita e aberta a qualquer pessoa a partir de 16 anos, então pode trazer amigos, vizinhos, colegas e familiares. E se você é professor, pode trazer sua turma. Basta agendar entrando em contato conosco através deste e-mail. Venha aprender sobre cinema e com o cinema! É nessa quinta (19.04.12), às 14:00h na UNEB.
O quê: Filme “O Enfermeiro”
Onde: Campus da UNEB de Conceição do Coité
Quando: dia 19.04.12 (quinta-feira)
Horário: 14:00h
Quem pode participar: qualquer pessoa com idade a partir de 16 anos
 Sinopse:
O ENFERMEIRO conta a história de Plínio, um jovem teólogo, desempregado, que é indicado por um padre amigo a servir como enfermeiro de um velho coronel ranzinza e severo, já desenganado pelos médicos. O que parecia ser uma tarefa simples transforma-se num inferno para Plínio, até que a sua paciência se esgota e ele se vê frente a frente com a sua outra face, passando a temer pelo que ele possa fazer a si mesmo e ao cruel coronel Felisberto.
            Título original: O Enfermeiro, Direção: Maurício Amorim, Duração: longa-metragem, Ano de lançamento: 2010 (BRA), Roteiro: Maurício Amorim (baseado no conto de Machado de Assim) e Produção: Analine Santos, Cinthia Vasconcelos, Maurício Amorim, Thaisis Farias, Jeovan

Palacete das Artes inaugura exposição em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga


O Palacete das Artes Rodin Bahia inaugura no dia 24 de abril, às 19h a exposição “O IMAGINÁRIO DO REI, VISÕES SOBRE O UNIVERSO DE LUIZ GONZAGA” com curadoria de Bené Fonteles, artista plástico, escritor e curador,  com 11 livros publicados no vasto currículo. Essa exposição é uma homenagem coletiva orquestrada por Bené, com expografia rica e diversificada sobre a vida e obra de Gonzagão, registrada em obras de arte, fotos, filmes, livros e Cd’s que integram a mostra realizada pelo Palacete das Artes através da Secretaria de Cultura e da Diretoria de Museus do IPAC. Na mesma noite Bené Fonteles lança o livro de sua autoria “ O Rei e o Baião”.
“O Imaginário do Rei” presta um tributo a Luiz Gonzaga numa mostra composta por xilogravuras de João Pedro do Juazeiro, José Lourenço, Francorli & Carmem, Francisco de Almeida, Elias Santos e Arievaldo Viana; fotos de Christian Cravo, Adenor Godim, Gustavo Moura,Vivente Sampaio, esculturas de Frank Castro, Cícero Arraes, Demóstenes, Salete Diniz, Murilo, e de outros artistas de todo o Brasil. Da mostra participam ainda, os artistas Sante Scaldaferri, com pintura sobre óleo, Iuri Sarmento, Fernando Coelho, com colagem/fotos, Juraci Dórea, pintura, Marepe, Bel borba, Bárbara Tércia, Caetano Dias e Ayrson Heráclito, Ciça Fitipaldi, e Zuarte, com a instalação Cama e colcha de Gonzaga. Vão ser apresentados na exposição a roupa que o estilista Ronaldo Fraga fêz para Maria Bonita e a artista Liara Leite expõe objetos de cerâmica que Lampião e Maria Bonita viram entre cactos e xique-xique.
A exposição vai mostrar os tapetes de parede com o tradicional São João do Carneirinho e Luas, feitos pela goiana Dona Benícia Pereira; a roupa de couro de vaqueiro confeccionada pelo cearense Seu Expedito Seleiro e muitos objetos de Luiz Gonzaga que foram pesquisados desde Exú, em Pernambuco, sua terra natal, até aos quatros cantos do Brasil onde Gonzagão, além de um dos maiores interprétes da música brasileira, era visto como um herói do povo nordestino retratado em suas músicas.
Na Bahia, em particular, lembra Bené Fonteles, “a presença de Luiz Gonzaga é primordial na obra compositiva de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tomzé e na força das vozes de Gal Costa, Xangai e Maria Bethânia” E continua: “ Os mais jovens, sabem menos, dos desdobramentos comportamentais e musicais  provocados por Gonzaga na cena cultural brasileira  nas últimas quatro décadas que vão de Alceu Valença a Chico Science e Nação Zumbi, destes, Mestre Ambrósio ao Cordel do Fogo Encantado e Lirinha”.
A partir dos anos 40 Gonzagão ganha o Brasil de norte a sul com a difusão dos ritmos da música do povo nordestino. O mestre sanfoneiro, professor de tantos talentos brasileiros, comparado aos nossos maiores músicos, Villas-Lobos, Noel, Pixinguinha, Dorival Caymmi e Tom Jobim, soube com maestria assimilar os ritmos que a migração lhe apresentou, misturá-los e transformá-los numa música que representa a sonoridade e a sofisticação dos sons brasileiros. Junto com Carmem Miranda, Luiz Gonzaga é o segundo artista no país a transformar com originalidade os costumes e símbolos de sua Região.
 REI E O BAIÃO, O LIVRO
O livro de Bené Fonteles  “O REI E O BAIÃO “, com apresentação de Gilberto Gil, é um trabalho magnífico de pesquisa sobre os 100 anos de Luiz Gonzaga , em  377 páginas, onde foram registrados  imagens belíssimas e preciosos  textos de viés poético do autor,  os ensaios arrebatados de Antonio Risério, do próprio Bené, de Hermano Vianna e Sulamita Vieira, trabalhos de profunda imersão nas águas da antropologia, da sociologia, da linguística, da musicologia e da mitologia do novo mundo, escorado nas obras de autores como Euclydes da Cunha, Guimarães Rosa, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Darcy Ribeiro e Ariano Suassuna.
A edição é ilustrada pelas xilogravuras de Francorli & Carmem, Elias Santos, Arievaldo Viana, João Pedro do Juazeiro, José Lourenço, Francisco de Almeida, a pintura de Ciça Fittipaldi e o ensaio fotográfico de Gustavo Moura e evidencia o talento de
Luiz Gonzaga na mistura e recriação dos ritmos do baião ao xote, do xaxado à toada, para se tornarem, com o samba, as matrizes musicais e poéticas da nova música popular no Brasil.
SERVIÇO
O que: Lançamento Exposição “ O Imaginário do Rei, Visões sobre o Universo de luiz Gonzaga”, e lançamento do livro de Bené Fonteles “ O Rei e o Baião”
Quando: dia 24 de abril ( terça-feira) às 19h
Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia, rua da Graça 284, Graça, Salvador/Ba
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h até o dia 10 de junho
Realização: Palacete das Artes Rodin Bahia, DIMUS/IPAC e SECULT/BA

terça-feira, 17 de abril de 2012

VISITAS CONSTANTES DAS ESCOLAS NO PONTO DE LEITURA DE BARROCAS


É constante a presença de alunos da rede de ensino pública e particular visitarem, usarem e usufruírem do que oferta o Ponto de Leitura Biblioteca Cidadã de Barrocas. Todos os dias as dezenas de crianças invadem o espaço para conhecer, matar a curiosidade, ler livro e participarem das atividades ofertas pelo ponto, isso torna cada vez mais fortalecido o sonho que temos de no futuro muito próximo vermos a realidade de Barrocas mudar “Barrocas ter o hábito da leitura”

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Poesia de Ramon Queiroz


Poema: Aniversário de Barrocas
Podemos dizer
Que Barrocas é uma criança
Crescemos lado a lado
Trago muitas lembranças 
E de dias melhores
Tenho sempre esperanças.

No dia 30 de Março 
Vamos comemorar,
Essa data Importante
Que é muito popular.

No ano de 2000
Ela foi emancipada,
Por Edilson Ferreira
Por oito foi governada.

Esse foi um homem
Que muito trabalhou
Deixou Barrocas bonita
Igualmente a uma flor.

logo depois o povo votou
Em Almir de Marciel
Para ser seu sucessor
Ele não mediu esforços
E o progresso continuou.

E com certeza
Esse progresso continuará
O prefeito e a população
Buscam alternativas
Para a cidade melhorar.

( Ramon Queiroz)
            O Jovem Ramon Queiroz é escritor desde os sete anos de idade e seu primeiro livro está sendo editado e será lançado no ponto de leitura, biblioteca cidadã brevemente, aguardem.

domingo, 1 de abril de 2012

Juventude Barroquense, comemora aniversário de emancipação de Barrocas com a realização da II Maratona (Barrocas) e excursão ao Poço Grande (Araci)


 Mais uma vez a comissão do projovem, Luiz Santana, Antonio Marcos e Edneia, organizaram na tarde do dia 30 de março de 2012 a II Maratona de Barrocas em comemoração ao 12 aniversário de Barrocas.
 Nem os desafios, as dificuldades, a falta de apoio e o boicote, impediu a realização da II Maratona, onde jovens dos programas sociais do municípios participaram da corrida e 8 atletas saíram vencedores nas categorias, Infantil (Mauricio e Islam), juvenil (Joildo e Ronaldo), adulto masculino (Wilian e Igor)  e feminino (Meire e Tiale).
          Já está virando tradição o evento esportivo e no próximo ano, após as decisões políticas das eleições, com uma nova administração, se espera a manutenção desta prática com mais apoio e envolvimento das autoridades do município que sequer incluíram na chamada das comemorações esta atividade.
Já no sábado, dia 31 a juventude do projovem  continuou comemorando, desta vez foram conhecer o balneário, a praia artificial do poço grande onde puder ter um dia de lazer e aprendizado, pois além de se refrescar nas água da praia artificial, chuveiro, puderam também participar de uma aula prática de primeiro socorros afogamento do bombeiro que estava de plantão para possíveis eventualidades.