terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Reisado Nossa Senhora da Conceição realiza suas apresentações no período natalino e de santo reis.


 O Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci, foi fundado em meados da década de 90, apesar dos componentes deste grupos serem descendentes de grupos surgidos a partir de 1940 quando se registrou a primeira epifania de reis em Araci por Maria Gervásia. Este Ano o Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci, participou, como é  de praxe todos os anos. O produtor cultural Luiz Santana, tem levado todos aos terreiros que acontecem as festas de natal e santo reis, apesar que em épocas que este produtor foi Secretário de Cultura de Araci o então reisado se apresentava naquele município durante todas as programações culturais, durante todo o ano, “ou seja o boi não era só de janeiro e sim do ano inteiro”.   
 No sábado, dia 24, véspera de Natan, o Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci participou da programação do 2º. Encontro de Culturas Populares do Sertão de Canudos. Além da apresentação do reis, o encontro ainda contou com a presença e participação dos grupos Zabumba de Canudos Velho, Landinho Pè de Bode, Banda de Pífanos de Bendengó e Antonio Queiroz e os Meninos da Ladeira. 
A convite do programa Pelourinho Cultural que desenvolve uma programação intensa e diária no Pelourinho, o IPAC – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abriu espaço pra neste dia 02 de Janeiro de 2012, a participação do Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci e da Banda de Pífanos de Bendengó se apresentar, as apresentações se deram a partir das 19 h, saindo do centro de cultura populares no largo do pelourinho (Salvador) e percorreu as principais ruas do centro histórico de Salvador, Musica, Samba, Batuque, Cantigas e muita alegria para os participantes dos frutos por estarem sendo vistos e pelas dezenas de turistas que acompanharam as apresentações.
 Quinta-feira dia 05 de Janeiro, véspera de dia de Reis, o Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci participou da programação da Festa de Reis no Município de Araci, como o grupo é natural deste município e em todos os anos anteriores este grupo se apresenta para a população desde o natal onde o boi e Janeiro, a mulinha e seus personagens percorrem casas de populares cantando o reis, sambando e alegrando com a epifania a população e mantendo assim viva esta cultura popular. 
 Já na sexta-feira, dia 06 de Janeiro, dia de Reis, o Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci participou da programação da Festa de Reis no Município de Caldas e Cipó, como em todos os anos anteriores este grupo complementa os festejos de reis daquele município e este ano fez uma belíssima apresentação em palco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário