Josevaldo da Silva saiu de Conceição do Coité, BA, para vencer todas as provas do Agora ou Nunca deste sábado e ganhar o prêmio de 50 mil reais. Com a quantia, ele deve conseguir ampliar o projeto Santo Antônio de Música e ajudar mais crianças do interior da Bahia a aprenderem a tocar instrumentos musicais.
Se você também se sensibilizou com a Orquestra de Santo Antônio de Música de Conceição do Coité, BA, e quer fazer com que o projeto cresça, veja como fazer sua colaboração.
Deposite qualquer valor no SICOOB (Banco 756, Agência 3017, C/C 15.509-8). Essa é a conta da Associação de Moradores do Alto da Colina, em Conceição do Coité/BA, com CNPJ de número 16.436.065/0001-14. A associação tem como finalidade principal desenvolver atividades ligadas a cultura e a arte.
Mas se você preferir falar direto como o pessoal do projeto Santo Antônio de Música é só entrar em contato pelos telefones: (75) 3262 3176 – (75) 9155 1178. Ou no endereço: Rua Martins Ferreira, S/N, Bairro Alto da Colina - Conceição do Coité – BA. CEP: 48.730-000.
A Obra já se encontra na fase de cobertura realmente e foi apresentado além de aspirações de como a mesma ficará acessível, bonita e espaçosa, o vereador presidente da câmara mostrou o material de primeira que está sendo colocado na construção da mesma, a exemplo do telhado que receberá telhas de cerâmica especial que está na moda da construção civil, além de garantir espaço em plenário a planta da obra demonstra que está sendo construído 11 (onze) gabinetes, pois hoje são nove vereadores na câmara, más com o crescimento da população e dos eleitores de Barrocas, em breve todos estes gabinete de será ocupados pelos pares da casa e antes disso o mesmo poderá ser ocupado por algum órgão governamental ou não assim como a plenária que deverá ser utilizada para demais fins de toda a sociedade.
A Obra fica ao lado da recém inaugurada Prefeitura Municipal de Barrocas, onde estrategicamente se pretende permanecer próximo os poderes para que se beneficie melhor o município. Segundo o vereador o terreno de 4 tarefas de terra foi comprada pela prefeitura, favorecendo assim que este espaço se torne o centro administrativo e futuro centro industrial de Barrocas. “...em conversa com o ex prefeito Edilson, que é o nosso acesso direto nesta obra, ele achou por bem construir um auditório que possa atender a eventos na área política, social e religiosa e a previsão orçamentária da obra é de 570.000,00, e esta obra atenderá todas as exigências federal como rampas e banheiros especiais para pessoas portadoras de necessidaes especiais” – disse Guel.
O Presidente da Câmara falou ainda do projeto encaminhado a Câmara que é o titulo de utilidade pública municipal para a Associação Alto do Ipê que tem na presidência o Sr. Antonio Marcos e que também é proponente do Ponto de Leitura de Barrocas, “...o projeto de utilidade pública da Associação do alto do ipê já foi aprovado no plenário, já assinei ontem a tarde e já autorizei passar cópia a vocês e este projeto do Ponto de Leitura é uma das obras mais importantes que já aconteceu no município pois vai levar a toda a população e aos nossos jovens a se dedicar a leitura, parabéns a vocês e continuem criando órgãos para o sucesso de Barrocas, já foi apresentada a câmara o pedido de aprovação pelo prefeito, na secção de 02 de fevereiro coloco em votação e posteriormente poderá ser sancionado e o ponto poderá com este convenio pagar as despesas que vocês estão tendo com a manutenção da mesma e sei que são muitas” – Falou o Vereador.
Organizado pelo professor Nelsinho, Bandarrinha, distrito de conceição do coité, recebeu nesta tarde de Domingo (8/01/2012) um evento de capoeira para trocas de cordel, o evento contou com a participação de vários Mestres, Contra mestres e professores, assim como alunos de diversos municípios (a exemplo do Capoeira Cidadã de Araci) que estiveram presente e abrilhantaram o evento.
Com muito esforço próprio a capoeira tem resistido a dezenas de desafios no território sisal e nós do cangalha cultural estamos presente a estes eventos para dar visibilidade e apoio mínimo possível para se concretizar o nosso projeto, mídia, comunicação as culturas populares do território sisal, força a capoeria de nossa região – Luiz Santana, produtor cultural.
Com a presença dos contra mestres: Neião, Ponteiro e Marcelo, Professores: Dragão, Ivo, Nem e Guri, Alunos Formados: Kelvis, Ney, Tom e Cláudio, Instreutor Moises e de Nelsinho, 1ª. Corda de Mestrando.
O Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci, foi fundado em meados da década de 90, apesar dos componentes deste grupos serem descendentes de grupos surgidos a partir de 1940 quando se registrou a primeira epifania de reis em Araci por Maria Gervásia. Este Ano o Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci, participou, como é de praxe todos os anos. O produtor cultural Luiz Santana, tem levado todos aos terreiros que acontecem as festas de natal e santo reis, apesar que em épocas que este produtor foi Secretário de Cultura de Araci o então reisado se apresentava naquele município durante todas as programações culturais, durante todo o ano, “ou seja o boi não era só de janeiro e sim do ano inteiro”.
No sábado, dia 24, véspera de Natan, o Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci participou da programação do 2º. Encontro de Culturas Populares do Sertão de Canudos. Além da apresentação do reis, o encontro ainda contou com a presença e participação dos grupos Zabumba de Canudos Velho, Landinho Pè de Bode, Banda de Pífanos de Bendengó e Antonio Queiroz e os Meninos da Ladeira.
A convite do programa Pelourinho Cultural que desenvolve uma programação intensa e diária no Pelourinho, o IPAC – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abriu espaço pra neste dia 02 de Janeiro de 2012, a participação do Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci e da Banda de Pífanos de Bendengó se apresentar, as apresentações se deram a partir das 19 h, saindo do centro de cultura populares no largo do pelourinho (Salvador) e percorreu as principais ruas do centro histórico de Salvador, Musica, Samba, Batuque, Cantigas e muita alegria para os participantes dos frutos por estarem sendo vistos e pelas dezenas de turistas que acompanharam as apresentações.
Quinta-feira dia 05 de Janeiro, véspera de dia de Reis, o Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci participou da programação da Festa de Reis no Município de Araci, como o grupo é natural deste município e em todos os anos anteriores este grupo se apresenta para a população desde o natal onde o boi e Janeiro, a mulinha e seus personagens percorrem casas de populares cantando o reis, sambando e alegrando com a epifania a população e mantendo assim viva esta cultura popular.
Já na sexta-feira, dia 06 de Janeiro, dia de Reis, o Reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci participou da programação da Festa de Reis no Município de Caldas e Cipó, como em todos os anos anteriores este grupo complementa os festejos de reis daquele município e este ano fez uma belíssima apresentação em palco.