segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NOTA DE PESAR – MESTRE JOÃO PEQUENO


Hoje, em quase todo canto do mundo, tocarão ao som de berimbaus e pandeiros ladainhas de saudade e pesar. E de homenagens também. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia faz coro junto aos capoeiristas, discípulos, estudiosos baianos, brasileiros, estrangeiros e aos familiares no lamento pela perda do Mestre João Pequeno, ou João Pereira dos Santos, baiano natural de Araci, um homem que dedicou sua vida para a perpetuação e difusão da força e tradição da Capoeira Angola.
Discípulo direto do maior mestre de Capoeira Angola, Mestre Pastinha, João Pequeno completaria no próximo dia 27 de dezembro 94 anos de vida. Com seu grupo, da Academia João Pequeno de Pastinha, sediado no Forte da Capoeira, no Santo Antonio, ele deu continuidade ao trabalho do Centro Esportivo de Capoeira Angola de seu mestre, recebendo milhares de visitantes e admiradores dessa arte marcial que nasceu da união entre as culturas africana e brasileira, tendo levado o conhecimento, o canto e o movimento da capoeira a outros estados do país e ao exterior, contribuindo diretamente para a sua popularização da capoeira e para a própria divulgação da cultura, da história do Brasil pelo mundi, numa atuação que foi reconhecida em 2008 com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia.
Mestre João Pequeno nos deixou na tarde de ontem, 09 de dezembro de 2012, por falência múltipla de órgãos, após ter dado em vida sua longa contribuição à cultura da Bahia. Nosso muito obrigado a este pequeno grande mestre da capoeira, que assim como os mestres da cultura popular são os principais responsáveis pelo resgate, preservação e difusão de nossas tradições, contribuindo pela construção e reconhecimento da identidade cultural da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário