sábado, 2 de março de 2013

Sósia de Belchior vira atração com táxi 'animal' em rodoviária de SP

Taxista tem miniaturas coladas sobre o painel em São José dos Campos. Ele afirma que gastou R$ 700 para montar coleção, que tem até dinossauro.

Conhecido como Belchior pelos colegas, taxista coleciona 
miniaturas (Foto: Débora Carvalho / G1)Chamado de 'Belchior' pelos colegas, taxista coleciona miniaturas sobre o painel do veículo no terminal rodoviário de São José dos Campos, no interior de São Paulo. (Foto: Débora Carvalho/G1)
Quem entra no táxi de Milton Gonçalves, no terminal rodoviário de São José dos Campos (SP), fica admirado com a coleção de bichos em miniatura instalada no painel do veículo. Segundo o motorista, são mais de 100 peças, coladas manualmente, que vão desde galinhas, passando por peixes, cães e cavalos e até dinossauros.  Natural de Itajubá, Minas Gerais, Milton está na profissão há 20 anos e começou o hobby de colecionar miniaturas de animais nos últimos dois anos. Ele garante que já gastou mais de R$ 700 com os enfeites. “Eu gosto de tudo que é diferente. O meu táxi estava muito igual aos outros, então resolvi mudar”, contou ao G1.
Colecionador já gastou mais de R$ 700 em bichos (Foto: Débora
 Carvalho / G1)Colecionador já gastou mais de R$ 700 em
'pequenos' bichos. (Foto: Débora Carvalho/G1)
Ainda segundo ele, os passageiros se impressionam ao ver a coleção, cuja maioria das peças foram compradas na cidade de Aparecida, também no Vale do Paraíba. “Todas as pessoas que entram no meu táxi falam da minha coleção. Todos os dias, praticamente, eu explico e conto o porquê que eu tenho eles”, disse Gonçalves. A escolha por bichos veio pelo gosto de animais e da natureza. “Tenho um galo do tempo, ele me avisa se vai chover ou não. Quando um passageiro me pergunta sobre o tempo, o galo me avisa”, explicou Gonçalves.
O colecionador tem tanto cuidado com as miniaturas, que quando vai limpar o veículo, tira todos os bichos e depois os cola novamente com fita dupla face. Ele cogita aumentar a coleção nos próximos meses e no futuro mudar a coleção para outro tipo ainda não definido.
'Famoso' - Além de chamar atenção dos passageiros e companheiros de profissão por inovar nos acessórios do veículo, Milton Gonçalves também ganhou outra fama entre os colegas. Ele é chamado de 'Belchior', devido à semelhança física com o cantor. "Ele não parece com o Belchior ele é igualzinho”, brincou o colega de profissão, Mauri Maciel.
Taxista coleciona mais de 100 miniaturas em veículo (Foto: 
Débora Carvalho / G1)Painel parece 'Arca de Noé', brincam os colegas de Milton Gonçalves. (Foto: Débora Carvalho/G1)

Professora deixa sala de aula para vender 'badulaques' em ônibus rosa


Cansada da profissão, mulher inovou nos negócios e montou loja itinerante.  Veículo de 1987 foi fabricado no Canadá e leva 'badulaques' pela Zona Sul.

busão (Foto: Eduardo Guidini/G1) 
Micro-ônibus foi fabricado no Canadá e recebeu tratamento especial para ser loja (Foto: Eduardo Guidini/G1)
Faltavam apenas dois anos para se aposentar quando a educadora Patrícia Prado, hoje com 45 anos, resolveu dar um basta na correria da vida na capital paulistana e começar do zero em Ribeirão Preto (SP). Cansada da rotina das salas de aula, Patrícia resolveu jogar tudo para o alto e tomar conta do próprio e curioso negócio: um micro-ônibus cor-de-rosa, que quando deixa a garagem do condomínio onde ela mora com a família, se torna uma loja itinerante lotada de ‘badulaques’, como a própria ex-professora e agora empresária chama as canecas, as pantufas, os objetos de decoração e as roupas estilizadas que vende.
A bordo do ônibus que roda a Zona Sul de Ribeirão, Patrícia atende uma clientela refinada, que não poupa na hora de comprar mimos importados. Um pen drive com a estampa de um personagem dos desenhos animados chega a custar R$ 104 e uma simples caneca de café pode chegar a R$ 50.
De gente a badulaque
A loja sobre rodas começou a funcionar há um ano, mas a ideia levou quase três anos para ser colocada em prática. “Trabalhei 23 anos, ou seja, toda a minha vida na área educacional e cansei. Sempre pensava que, quando eu parasse, queria fazer algo bem diferente. Não quis fazer uma loja fixa, convencional, por causa dos horários do comércio e porque queria atender o público de uma forma especial, indo até o cliente. Então, meu marido sugeriu montar a loja em um ônibus”, conta.
Até chegar às mãos de Patrícia, o micro-ônibus percorreu um longo caminho e carregou muita gente. Fabricado no Canadá em 1987, ele foi usado no transporte escolar de estudantes. Anos depois, foi importado pelo Hospital de Câncer de Barretos (SP) para transportar crianças em tratamento na unidade. Por fim, o veículo acabou sendo vendido para um fazendeiro que o utilizava para levar trabalhadores rurais, até finalmente ser transformado em loja.
O investimento Patrícia não revela, mas admite que os custos são comparados ao valor de um apartamento novo. “Foi preciso contratar uma empresa especializada para adaptá-lo. Foi um investimento pesado, e a brincadeira acabou saindo cara. Trocamos o piso e a maior parte das peças que tivemos que trocar é importada. Também precisamos contratar uma equipe para cuidar da comunicação visual e estampá-lo de rosa”, diz.
busão 2 (Foto: Eduardo Guidini/G1)'Já disseram que eu estou brincando de casinha', diz Patrícia Prado (Foto: Eduardo Guidini/G1)
Estratégia - É a própria Patrícia, também vestida de rosa, quem assume a direção do ‘busão’ que vai levando, porta-retratos, bichos de pelúcia, enfeites, e tantos outros badulaques pela Zona Sul, área nobre de Ribeirão. Nos diversos pontos de parada, ela recebe no máximo três clientes por vez dentro do veículo e dá um atendimento exclusivo. Produto a produto, ela explica de forma minuciosa para quê serve cada artigo. “Estabeleci uma meta de sempre ter ao menos 300 itens diferentes, 90% dos meus produtos são importados. Procuro ter de tudo um pouco, para atender de A a Z”, diz. Geralmente, o micro-ônibus cor-de-rosa fica estacionado em frente a salões de beleza de alto padrão, condomínios de luxo e lojas de decoração, locais onde, segundo a empresária, há clientes em potencial. A advogada Érica Tonani confirma a aposta de Patrícia. Ela havia acabado de deixar o cabeleireiro quando entrou na loja itinerante parada em frente ao salão. Érica, que já havia visto a loja, mas que nunca havia a visitado, adorou a ideia. “O conceito itinerante é muito criativo e muitas coisas que têm aqui na loja dela eu não encontro em outros lugares. Amei a ideia", diz a advogada que saiu com a sacola cheia de presentes para os filhos de 5 e de 8 anos, sem revelar o quanto gastou com os badulaques.
Curiosidade - Em meio a tantos clientes curiosos, Patrícia se lembra de situações que chamaram sua atenção. Uma delas é a de um rapaz de outra cidade que fez compras para a mulher dele por uma chamada de vídeo pelo celular. “Ele ligou para a mulher dele e disse: ‘você não acredita onde que eu estou’. Aí ele ia virando a câmera do celular pela loja e mostrando tudo para ela. A mulher pedia para ele ir parando em certos produtos, perguntando o que era e dizendo o que era para ele comprar”, conta. Em outro episódio, a loja - de forma involuntária - quase causou um acidente. “Uma mulher quase bateu o carro porque ficou olhando o ônibus. Tem gente que não sabe que é uma loja e entra para ver o que é, ficam horas olhando. Já me disseram várias vezes que parece que eu estou brincando de casinha.”
Mas para a empresária, a lembrança mais memorável foi a de um idoso, que se emocionou ao entrar no ônibus porque costumava ir para a escola em um veículo parecido quando morou fora do Brasil. “Ele morou no exterior e se lembrou das vezes em que andou em um ônibus como esse. Quando ele entrou veio todo aquele saudosismo, histórias e mais histórias.”
 
busão 2 (Foto: Eduardo Guidini/G1)Clientes se surpreendem ao entrar na 'auto-loja' de badulaques em Ribeirão (Foto: Marina Sola/G1)

sexta-feira, 1 de março de 2013

Consisal - Prefeitos da região Sisaleira elegem nova diretoria do CONSISAL

foto6
15 prefeitos da região Sisaleira se reuniram hoje (01) no auditório da Câmara de Vereadores de Itiúba, para eleger a nova diretoria do CONSISAL (Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal).
Após negociação amigável entre os gestores, foi formalizada uma chapa única composta pelos seguintes prefeitos: (Presidente) Osni Cardoso, prefeito de Serrinha, (vice-presidente), Ranulfo Gomes prefeito de Cansanção, (Secretário) Silva Neto, prefeito de Araci, (Vice institucional) Ismael Ferreira, prefeito de Valente. A chapa foi eleita por unanimidade.
Ranulfo, Silva Neto e Osni
RANULFO, SILVA NETO E OSNI
O novo presidente do CONSISAL Osni Cardoso prometeu desenvolver um grande trabalho no comando do órgão e parabenizou a ex-prefeita de Itiúba Cecília Petrina, por sua atuação a frente da entidade nos últimos dois anos.  Já o prefeito de Cansanção Ranulfo Gomes se disse lisonjeado por ter sido escolhido para o cargo de vice-presidente e prometeu mostrar trabalho. “Sinto-me feliz e orgulhoso por ocupar a vice-presidência de um órgão tão importante como o CONSISAL, vou trabalhar incansavelmente ao lado do colega Osni e dos demais prefeitos para representarmos com dedicação e dignidade os municípios de nossa região” disse Ranulfo.SAM_0131A reunião contou com a presença dos prefeitos: Silvano Carvalho (Itiúba), Osni Cardoso (Serrinha), Zenon Nunes (Santa Luz), Silva neto (Araci), Adriano de Araújo (Teofilândia), Ismael Ferreira (Valente), Jorge Andrade (Monte Santo), André Araújo (Retironlândia), Almir de Maciel (Barrocas), Dival Medeiros (Lamarão), Ranulfo Gomes (Cansanção) Dr. Igor (Tucano), Almirinho (Quijingue), Assis (Conceição do Coité) e Tarcísio (Queimadas). Breve histórico do Consisal -O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL é uma Associação Pública de Direito Público, fundado em 05 de agosto de 2010, com base na Lei Federal 11.107, após um longo processo de articulação para o desenvolvimento de políticas públicas nos 20 municípios que compõem o Território do Sisal/BA.foto5O CONSISAL tem como missão“Promover o Desenvolvimento Sustentável dos Municípios que Integram o Território, propiciando o bem-estar de forma socialmente justa e ecologicamente equilibrada. Sua atuação abrange 21 áreas distintas, entre elas abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental compartilhada, habitação de interesse social, manutenção de estradas vicinais, implantação de abatedouros e frigoríficos regionais, capacitação de gestores municipais, educação profissional, saúde, apoio à agricultura familiar e a economia solidária, entre outras. O Território do Sisal é composto por vinte municípios que expressam identidade histórica e sócio-econômica-cultural, sendo eles: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente. Sua população é de 568.600 Mil habitantes, destes 337.480 residem na zona rural (59,35%) e 231.120 na zona urbana (40,64).
             O consorcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL) fez assembleia Geral Extraordinária do Consorcio Público de Desenvolvimento sustentável do território do Sisal – CONSISAL em Itiúba. A reunião do CONSISAL que aconteceu em Itiúba, na data de 24 de janeiro de 2013, onde seria feita a nova composição, por falta de quórum na época, permaneceu como presidente a ex-prefeita Cecilia Petrina de Carvalho. Sendo assim foi agendada uma nova reunião na câmara Municipal de Vereadores de Itiúba, que aconteceu hoje pela manhã, 01 de março de 2013, às 10h00min. na oportunidade foi eleito o novo Presidente do Consisal, o Sr. Osni Cardoso, Prefeito de Serinha.

Professor que não cantar o Hino Nacional poderá pagar 04 salários-mínimos de multa

Juiz José Brandão Netto, autor da portaria
Antes de iniciar as aulas da rede municipal, a Justiça Local de Olindina-Ba, lançou na manhã de ontem (28), a tão polêmica portaria de combate a evasão escolar do Toque de Estudo e Disciplina (TED). Idealizada pelo magistrado José Brandão, a portaria do TED alerta aos pais ou responsáveis sobre a responsabilidade na matrícula e acompanhamento da frequência escolar do menor/filho.
De acordo com a portaria, o pai ou responsável que não cumprir o que está determinado no TED, poderá ser enquadrado no art. 246 do Código Penal, que considera crime de abandono intelectual não matricular o filho a partir dos quatro anos de idade.
Segundo a portaria do juiz Brandão, nas escolas públicas ou particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana, isso conforme está descrito na Lei 5.700/70. “Com o hasteamento deverá ser executado o Hino Nacional, isso em escolas públicas e privadas de ensino fundamental (Lei 12.031/09), sob pena de multa de 1 a  04 salários-mínimos contra aos professores ou diretores de escolas responsáveis”, descreve a portaria.
A mesma determinação judicial que alerta sobre a obrigatoriedade do Hino Nacional nas unidades de ensino,  já conduziu quatro professores para a Delegacia em 2012. O fato ocorreu pelo não cumprimento dos educadores com a portaria judicial.
Para lançar a portaria oficialmente, o juiz José Brandão convocou uma reunião com o
Promotor de Justiça da Comarca de Itapicuru, Marcos José Passos, a Prefeita  de Olindina-Ba, Bianca Menezes Souza, os Secretários de Educação de Crisópolis-ba e Olindina-BA, conselheiros tutelares e agentes de proteção ao menor.
Regras do TED
A nova norma determinada pela Justiça disciplina a conduta dos menores, coíbe o uso de celulares nas escolas, de cigarros. “Proíbe o aluno de ir para casas de diversão eletrônica, fliperamas, cyber cafés e lan houses no horário escolar”, descreve a portaria.
"A proibição de celulares e de walkmans foi um a reclamação dos professores, que se sentiam desrespeitados nas aulas de aula. Na época em que foi feito um projeto parecido em Santo Estêvão-BA, recebemos infomações da extinção das drogas nas escolas de Santo Estevãodesde junho de 2009", explicou o juiz.

Clécia Rocha
             Assessoria do Juiz

Enfermeira que trabalhava com médica suspeita de mortes se entrega

Justiça derruba sigilo da investigação sobre mortes em UTI. Segundo maior hospital curitibano faz mais de 50 mil atendimentos por mês.

A Justiça derruba o sigilo da investigação sobre as mortes na UTI do Hospital Evangélico, em Curitiba. Uma enfermeira que trabalhava com a médica suspeita de matar pacientes se entregou nesta segunda-feira (25) à polícia. A enfermeira, que segundo a polícia, estava foragida desde o fim de semana, se apresentou nesta segunda-feira, acompanhada do advogado, e está presa, assim como três médicos anestesistas, que faziam parte da equipe da médica Virgínia Soares de Souza, presa desde a última terça-feira (19) por suspeita de matar pacientes. Virgínia chefiava uma das quatro UTIs do Hospital Evangélico, o segundo maior de Curitiba, que faz mais de 50 mil atendimentos por mês e mantêm, em média, 2 mil pacientes internados. Na noite desta segunda-feira, a polícia confirmou que o sigilo da investigação foi quebrado. A direção do Hospital Evangélico falou nesta segunda-feira sobre o caso pela primeira vez. Os diretores informaram que a UTI geral, chefiada pela médica presa, está fechada. Pacientes estão sendo atendidos nas outras unidades intensivas e médicos foram transferidos de setor. Na coletiva de imprensa, um dos diretores do Evangélico defendeu a médica Virgínia de Souza e criticou a investigação. "A doutora Virgínia é uma senhora que não tem antecedentes criminais, não oferece risco, não é uma gângster. É uma pessoa que está sendo acusada e, até o momento, nada provado contra ela", afirma o diretor técnico Luiz Felipe Mendes.

Menina de 15 anos diz que padre prometeu moto e dinheiro em troca de sexo

"Para ter tudo o que ela tem, você tem que ficar comigo", teria dito o padre, segundo depoimento de jovem Foto: / Darlei Marinho
Rafael Soares
A delegada Marta Dominguez, da Deam de Niterói, revelou mais detalhes sobre o depoimento da menina de 15 anos que foi filmada fazendo sexo com o padre Emilson Soares Corrêa. A jovem relatou à polícia que só começou a fazer sexo com o padre aos 14 anos porque o religioso teria prometido dar a ela tudo que já havia dado à outra jovem — que hoje tem 19 anos e afirma ter mantido relações com ele desde os 13. "Para ter tudo o que ela tem, você tem que ficar comigo", disse o religioso, de acordo com o depoimento. Dominguez também afirmou ontem que a gravação que mostra o padre Emilson Soares Corrêa fazendo sexo com uma menina de 15 anos não contem nenhum crime. O vídeo foi anexado ao inquérito, mas não serve como prova de estupro. Para a policial, o sexo foi consensual. — Fica claro que não houve ameaça nem violência. E ela já tinha mais de 14 anos. O vídeo não complica a situação do padre, pelo menos no plano judicial — explicou. Na última quarta-feira, a irmã mais velha, que acusa o padre de ter abusado dela desde os 13 anos, disse em entrevista ao EXTRA que o padre já gastou mais de R$ 40 mil com ela. — Ele me deu duas motos, um Fiat Tempra 99, reformou minha casa. Só a reforma custou R$ 12 mil. Uma moto ainda está no nome dele. Pagou até curso profissionalizante de R$ 4 mil para mim — afirmou ela.

Aprovados em Concurso Publico Reivindicam Posse dos Cargos

 Aconteceu nesta quarta-feira dia 27/02/2013 mais uma Sessão da Câmara de Vereadores do município de Barrocas, e na oportunidade foram aprovadas algumas ações pela Câmara Municipal como:
Construção da quadra poliesportiva do povoado da Ipoeira, pavimentação das ruas e construção da praça do povoado da Baraúna do Rumo, reforma e ampliação do Cemitério Municipal, construção da praça de Boa União, construção da praça de Terra Nova, construção do posto de saúde de Lagoa dos Umbus, recuperação da quadra poliesportiva do povoado de Ladeira, sistema de abastecimento de água para os povoados de Inchu, Arraial, Jenipapo, Malhada Redonda, Periquito, Coalhada, Alagadiço, Arco, Barra, Barreira 1 e 2, Baraúna do rumo e Tanque Velho.
Nesta mesma sessão esteve presente na Câmara Municipal educadores que reivindicaram a posse para o cargo de professor que eles têm direito por terem sido aprovados em um concurso público aqui do município, pois até agora isso não ocorreu. Segundo o vereador Antonio da loja o apoio será dado aos mesmos, no que for preciso. Acredita ainda o próprio vereador que não tem necessidade de se tirar o desdobramento de alguns professores para dar a posse a esses que passaram no concurso, pois há vaga para todos. A pergunta que fica no ar é: Se não foram chamados por falta de vagas, como se justifica a realização do concurso?

PLAYBOIS TENTAM AGREDIR TRAVESTI E ACABAM APANHANDO

Sete filhinhos de papai deram entrada hoje de madrugada no HGE após levar uma surra de Natasha Britney Robe ...rt,na porta de uma casa de show em Maceió. Britney disse que eles começaram a zoar da cara dela e tentaram agredi-la. “Como treinei jiu jitsu e muay thai por mais de 10 anos e aprendi que tenho o direito de me defender,não pensei duas vezes e rodei a vuadora neles,sabe bixa?”,informou Natasha ao Repórter do Resenha Notícias. Os médicos disseram que por enquanto não é recomendável retirá-los da linha vermelha do hospital,onde seguem internados em estado grave. Foto: Natasha Britney Robert faz pose na Central de Polícia.

Produtores da região de Canudos sofrem descaso do BNB com a não liberação de recursos de combate à seca

image Banco não liberou recursos para socorrer produtores
O programa A VOZ DO BRASIL desta quarta-feira informou que amanhã, quinta-feira (28) será o último dia para o agricultores do semiárido apresentarem proposta de crédito da seca ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Desde novembro de 2011 (2011 mesmo!) os pequenos agricultores de Canudos vêm pleiteando crédito no BNB; ou seja 1 ano e 3 meses.
 Foram quatro reuniões em Salvador com a Superintendência do Banco com o Sr. Nilo Meira, e o atual superintendente e seus diretores/gerentes. Uma dessas reuniões com a presença da Senadora Lídice da Mata e o Fórum de Desenvolvimento Local de Canudos (43 entidades da sociedade civil). Mais quatro reuniões em Canudos com diretores/gerentes de Salvador, outras com representantes da agência de Cícero Dantas - uma delas com a participação do Superintendente Nilo Meira. Após tantas idas e vindas o atual superintendente sugeriu que indicássemos quatro técnicos locais que o Banco os treinaria e a elaboração dos projetos assim estaria sendo resolvida. Assim se procedeu, os projetos foram elaborados e aí todos contentes... resultado: nenhum projeto analisado/liberado. Novas discussões com o BNB. E o Banco informa que mandaria uma equipe para fazer um mutirão no local para sanar de uma vez por todas esse problema. Mais uma vez, nada, nada, nada!!! Nenhum projeto aprovado/liberado; Centavo zero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!. Canudos e toda a região sofrem com mais um ciclo impiedoso de seca. Nada inusitado. Tudo previsível. Estudos do Instituto de S. José dos Campos/SP e detalhados pelo saudoso Dr. Manoel Bomfim (falecido recentemente) atestam essa previsibilidade num período de 26 em 26 anos, com períodos intermitentes. Não é matemático, mas tem um nível de razoabilidade. Neste cenário, projetos estruturantes e um política de convivência com a seca não tem sido implementados pelos estados brasileiro.
 Pior ainda, no momento da crise um órgão como o BNB brinca com o sofrimento da população. Em recente reunião dos sindicatos dos trabalhadores rurais da região (Canudos, Euclides, Monte Santos, etc. etc.), atestam a mesma conduta do banco. Com a palavra: Senado da República, Câmara Federal, Diretoria do BNB em Fortaleza (pois na Bahia parece que não há mais nada a fazer), Ministério da Fazenda, Assembléia Legislativa da Bahia, Governo da Bahia, etc, etc, etc. Precisamos resolver esse drama de milhares de produtores, a partir de Canudos, mais uma vez travando uma nova batalha, agora contra a pobreza e a desigualdade... e o descaso, notadamente do BNB.
 Luiz Paulo Neiva

Inauguração da Fonte Nova será com Ba-Vi no dia 7 de abril


  • Clássico abre oficialmente o estádio; entrega ao governo ocorre no próximo dia 8 de março
Está decidido. A Arena Fonte Nova terá sua abertura oficial no dia 7 de abril, com um Ba-Vi, válido pelo campeonato baiano. Além do clássico entre Bahia e Vitória, a abertura será precedida por um evento festivo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 28, antes da coletiva com participação do secretário de Comunicação do Governo do estado, Robinson Almeida, e os presidentes da Fonte Nova Participações (FNP), Frank Alcântara, e da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues. Já a entrega oficial da Arena para o governo da Bahia foi transferida para o dia 8 de março. Segundo a nota divulgada pela assessoria da Arena Fonte Nova, a decisão pelas novas datas ocorreu em um acordo entre o governo do estado e a concessionária da Arena Fonte Nova "por zelo e prudência".