domingo, 3 de fevereiro de 2013

Ex-globeleza vira evangélica e abandona o Carnaval


Às vésperas do carnaval não tem como esquecer a eterna Globeleza Valeria Valenssa. Mas, atualmente, a mulher de Hans Donner virou evangélica e este ano vai curtir o feriado em Búzios. A mudança de comportamento é visível quando ela é questionada se não sente saudades da folia. "É uma festa linda, mas hoje tenho esta alegria durante todo o ano no meu coração. Era um preparo muito puxado e durante os 15 anos de Globeleza, realizei e o ciclo fechou. Hoje, me dedico a minha família", diz ela, que chegou a recorrer a cirurgia plástica para afinar a silhueta quando foi dispensada da Globo em 2004. Na época, a Globo decidiu buscar uma nova Globeleza depois que Valeria teve seu segundo filho e estava 10 kg acima do peso. Com a cirurgia, ela perdeu 12 num período de dois meses, mas não teve jeito. Foi aí que resolver recorrer à Igreja Evangélica. Valeria é mãe de João Henrique e José Gabriel.

Criador do axé retorna aos ensaios de verão


Aos 50 anos, Luiz Caldas mostrou estar não apenas em excelente forma física, graças, segundo ele, ao devotado iogue que é, mas também feliz com a pessoa que se tornou aos 50 anos de vida, completados no último dia 19.
Em encontro com a imprensa, no Café da Manhã que lançou na manhã de segunda-feira (21) o seu projeto “Verão Luiz Caldas”, ele disse que não faria nada diferente, entre todos os erros e acertos que cometeu nesses anos.
“Talvez se eu tirasse uma vírgula não me tornaria a pessoa que hoje eu sou. Eu faria tudo igual novamente”.
Entre os acertos, apontou, estão os grandes amigos que fez, além de todo respeito que conquistou como multi-instrumentista, cantor e compositor que é, carregando o badalado título de pai da axé music. Como criador desse movimento, ele comentou que seus convidados no projeto Verão Luiz Caldas, que acontece no Clube Fantoches nesta quinta-feira, dia 24, e dia 5 de fevereiro, provam quão democrática é a axé music, cada um com sua maneira de fazer. “A Axé Music é nada mais do que um processador de sucos, e vamos colocar as frutas como ritmos. Então você pode misturar várias frutas e fazer o seu suco. Brown tem a sua forma de fazer, Armando tem a dele, e tem algumas pessoas que erram a mão e o suco fica intragável", comentou.
Os seus ensaios, porém, prometem mostrar quanto saborosa e efervescente pode resultar a mistura entre o som feito, por exemplo, por Armandinho e Carlinhos Brown, seus convidados desta quinta-feira, dia 24. Com o mestre da guitarra baiana, Armandinho, Luiz irá fazer uma “guitarrada especial”, para celebrar o tema da folia momesca deste ano.Juntos, eles irão mostrar para o público toda a sonoridade desse instrumento musical que dá o tom dos trios elétricos durante o Carnaval. E para celebrar esse poder catalizador da música que ajudou a criar, ele anunciou que vai sim dividir o palco com os dois ao mesmo tempo. "Vai ser uma noite de Carnaval, e por que não? O palco do Fantoches por si só tem esse apelo"
Ele promete um show à altura da expectativa do seu público, desde a estética visual da festa até o repertório, com canções de sucesso e outras novas, das tantas que vem criando numa velocidade impressionante, possível apenas para quem ama e entende do que faz.
Adianta que vai dar o seu melhor neste projeto que leva o seu nome, para que se expanda e estenda pelos próximos verões. “Dia 5 temos Márcia Castro, Baiana System e Moraes Moreira, ídolo e mestre. Há quem ache, infelizmente, que quando o assunto é Carnaval, só o oba oba deve prevalecer. Isso acaba levando os jovens compositores a escreverem muitas bobagens, coisas que não enriquecem o nosso Carnaval. E Moraes é um exemplo de que, em música, se pode pegar uma caneta e fazer uma poesia, e ela vai fazer as pessoas dançarem e pularem sem precisar baixar o nível”. Ao lado dos convidados do dia 5 de fevereiro, ele promete boas surpresas. “Nada está sendo feito de qualquer jeito, e é muito legal ver Moraes que já tem muito tempo de carreira se unir a Baiana System que, de uma certa forma, esta iniciando a sua trajetória. É muito bom ser o elo dessa corrente, desses dois lados".
O projeto "Verão Luiz Caldas" tem patrocínio da TIM e do Governo do Estado, através do Fazcultura. A realização é da Multi Planejamento Cultural e Da Cultura Projetos e Soluções. 

Começam hoje as oficinas de Teatro na OAA

Começam hoje as oficinas de Teatro na OAA, os interessados nos procurem à rua Francisco Xavier, nº 100, Centro, Araci-ba.  As oficinas aconteceram todos os sábados às 16h no Ponto de Cultura e Ponto de Leitura no endereço acima.
E VIVA ao TEATRO
VIVA o ARTISTA
VIVA a essa GENTE que da ARTE faz a VIDA!!!

UNE quer que o forró seja considerado patrimônio imaterial da humanidade


O forró é o principal ritmo nativo do sertão nordestino. Popular em todo o Brasil, sua disseminação se deu através da intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país. Durante a 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), que começa hoje em Recife e Olinda (PE), os universitários irão lançar uma campanha para que o forró seja considerado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A lista de patrimônios culturais imateriais reúne, atualmente, 232 elementos de 86 países. Seu objetivo é proteger tradições, rituais, costumes e conhecimentos, mantendo-os vivos e seguros. No mês passado, a Unesco concedeu o título ao frevo, expressão artística do carnaval do Recife. A diretora de cultura da UNE, Maria das Neves, explica que a campanha é também uma forma de reforçar a homenagem que o evento faz à Luiz Gonzaga, um dos principais expoentes do forró. “A Bienal vem se consolidando como um espaço voltado para valorizar a cultura popular brasileira, ajudando a identificar elementos da nossa identidade nacional. O forró é um desses elementos e está em sintonia com o tema desta edição do evento”, ressalta ela. A campanha da UNE se junta a um movimento já existente. Recentemente, alguns grupos de forró do Ceará entraram com um processo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e no Ministério da Cultura (Minc) para que o ritmo seja considerado patrimônio cultural imaterial. O reconhecimento desses órgãos é um primeiro passo para que a demanda também chegue à Unesco. Segundo Maria das Neves, o lançamento da campanha aproveitará a presença da ministra Marta Suplicy na Bienal da UNE. Ela receberá uma carta elencando os motivos para a concessão do título ao forró.
 Mais recursos para a cultura
Durante a Bienal, a UNE também irá reforçar uma de suas bandeiras apresentadas nos últimos anos: 2% do PIB para a cultura. Segundo Maria das Neves, o investimento em cultura é uma demanda transversal. “Não basta uma iniciativa particular do Governo Federal. É preciso que os municípios construam bibliotecas, cinemas, teatros e praças digitais. Nas cidades pequenas e nas periferias das grandes capitais, faltam aparelhos culturais. Existem muitos brasileiros que nunca entraram numa sala de cinema e essa situação precisa ser enfrentada”, acrescenta.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Lançamento do CD gospel de Maiza Bonfim

No próximo sábado 02 de fevereiro, a cantora gospel Maiza Bonfim fará o lançamento de seu primeiro CD “Muda-me Senhor”, na Primeira Igreja Batista de Araci, situada a Avenida Edvaldo Paraiso, a partir das 19h30 minutos.
Cantora Maiza Bonfim

Tucano: CAEL prende três suspeitos de participação no assalto aos Bancos de C.do Jorro e Araci

DSCF3197
Celta econtrado em poder dos suspeitos
Policiais  da Companhia de Ações Especiais do Litoral (CAEL) prenderam na noite de ontem, no povoado de Arapuá, interior do município de Tucano, três elementos  que estavam em atitude suspeita em um Celta cor prata,  placa policial, AVS-0494 licença de São Paulo/ SP.  Segundo informações, o trio foi preso  após  ser  abordado pela guarnição e depois de uma revista no veículo, os agentes  encontrarem em poder do mesmo, dois revolver calibre 38 municiado e cerca de 50 papelote de cocaína.Segundo  informações da policia, não é descartada  a hipótese  da  participação dos mesmos nos assaltos  aos Bancos do Brasil de Araci e Caldas do Jorro. Os suspeitos foram  conduzidos juntamente com a droga e as armas  para a Delegacia do município, mas  devido  à  falta de  pessoas na mesma para receber  os elementos, a guarnição  entrou em contato com o delegado Drº  Fábio Santos, da15º Coorpin/ de Serrinha e o titular, informou  o fato ao delegado Drº Equiber de Ribeira do Pombal e solicitou  que o mesmo, recebesse a guarnição com os suspeitos  e os mantessem   custodiados  até  a manhã desta sexta-feira dia (1).Os nomes e as imagens  dos acusados  foram mantidos em sigilo por parte da  policia, para não atrapalhar as investigações.
Texto e foto por :Gil Santos  com iformações da Polícia

Professores valentenses recebem R$ 260 mil de “rateio” do Fundeb É o maior valor rateado em Valente desde a criação do Fundo.

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Valente vão receber na próxima semana a segunda e última parcela do “rateio” das sobras dos 60% do recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O recurso da primeira parcela no valor de R$ 584,13 está na conta dos servidores desde a semana passada. O “rateio” de pouco mais de R$ 260 mil é referente ao exercício de 2012. A segunda parcela será no valor de R$ 124,49. O valor total por profissional ficará em R$ 708,62, segundo dados da Secretaria de Administração e Fazenda. “Provavelmente, até o final da próxima semana, o restante dos recursos já estará disponível na conta dos servidores”, informou o Secretário de Administração e Fazenda, Danilo Carvalho. No total, 367 servidores efetivos e contratados que trabalharam mais de 7 meses durante o ano passado tiveram acesso ao direito. “Esse dinheiro faz toda a diferença em nossa conta. Além de ser um recurso extra que a gente pode contar como poder de compra, é uma valorização dos profissionais da educação. Em 25 anos como professora, esse é o maior valor rateado em Valente desde a criação do Fundo”, afirma a professora Cecília Gonçalves. Por outro lado, os comerciantes comemoram. “Para o comércio é bom porque esse recurso ajuda a girar a economia, justamente num mês em que as vendas caem por conta dos gastos no final de ano e material escolar. Desta forma, o município todo é beneficiado com o fortalecimento da economia”, afirma o empresário da Gui Confecções, Cleriston Silva. A Secretaria informa que alguns professores têm direito ao recurso, mas ainda não receberam porque fecharam a conta salário no Banco do Brasil, depois de se afastarem das atividades no ano passado. “Esses profissionais devem procurar o setor pessoal da prefeitura para regularizar a pendência a fim de receber o recurso”, afirma o Diretor de Gestão de Pessoal, Adelson Dantas. Comparação - Comparando com o rateio de 2011, a administração atual pagou mais que o dobro e a um número bem maior de funcionários. Em 2011, 249 professores receberam R$ 427,50 do conhecido “décimo quarto salário”, perfazendo um total de quase R$ 106 mil reais. No mesmo ano, Cansanção rateou R$ um milhão e meio de reais entre os professores, contratados e efetivos.

Festa de Iemanjá movimenta Rio Vermelho e muda o trânsito neste sábado (2); veja programação

Antes de pedir, agradecer, exaltar e presentear Iemanjá, um desafio: chegar à festa. Para quem vai a pé, fica mais fácil. Mas quem se desloca de ônibus, táxi ou carro até o Rio Vermelho precisa se preparar. Para melhorar o acesso aos festejos da Rainha do Mar, a Transalvador anunciou alterações no tráfego não apenas amanhã, mas até o início da segunda-feira. Será proibido trafegar ou estacionar veículos na rua da Paciência, na Travessa Prudente de Moraes, nos Largos de Santana e da Mariquita, além das diversas vias adjacentes a esses locais. As alterações, de acordo com o órgão, valem entre as 4h da manhã do sábado e as 6h da segunda.
Alguns do 500 balaios que, cheios de flores e outros presentes, vão ganhar o mar nesse 2 de fevereiro. (Foto: Evandro Veiga)
Haverá desvios nas avenidas Oceânica, Cardeal da Silva e nas ruas Oswaldo Cruz e Conselheiro Pedro Luiz. A Transalvador também confirmou que haverá blitze da Lei Seca, mas, obviamente, não divulgou os locais. “Nesse sábado, teria blitze de qualquer maneira, mas a festa é um motivo a mais para reforçar a fiscalização”, declarou ontem o diretor de trânsito da Transalvador, Marcelo Corrêa.  O estacionamento em vias de grande circulação, como  Garibaldi e  Lucaia, não será permitido. Prefira as ruas vizinhas, onde guardadores regularizados estarão atuando. “A gente pode até vir a liberar o estacionamento nas vias marginais da Garibaldi”, admite Corrêa. Dois guinchos estarão à disposição do órgão. Para complicar a vida dos infratores, o preço do guincho passou de R$ 180 para R$ 280 - automóveis e caminhonetes - por conta de uma portaria da prefeitura na terça-feira. A multa para quem estacionar em local proibido é de R$ 85,12.
Celebração
De acordo com Marcos Santos Souza, o Branco, presidente da colônia de pescadores Z1, que organiza a festa, são esperadas 700 mil pessoas na celebração. Para fazer a segurança, a polícia militar vai colocar 1,1 mil homens nas ruas. A polícia civil abrirá um posto de apoio à 7ª Delegacia (Rio Vermelho).  A preparação para a festa começa ainda hoje, às 18h, quando será aberto o caramanchão ao lado da sede da colônia para a entrega dos presentes. Às 23h, os representantes dos pescadores se dirigem ao terreiro de candomblé Ogimirim, no Engenho Velho da Federação, para as obrigações religiosas.  Uma carreata sai de lá para o Dique do Tororó, por volta das 2h de sábado, para entregar o presente a Oxum, rainha das águas doces. A entrega, anterior à oferenda de Iemanjá, também faz parte da tradição.  Pouco antes das 5h é realizada a alvorada de fogos, abrindo oficialmente a festa.  Nesse mesmo horário, segundo Branco, chega o presente principal de Iemanjá, que custou R$ 10 mil e é uma criação do artista plástico Rui Santana. O presente foi patrocinado pela prefeitura de Salvador, através da Saltur, assim como os fogos e a estrutura do caramanchão. A famosa aparição de Carlinhos Brown e O Zárabe está prevista para o mesmo horário. “Carlinhos Brown é devoto de Iemanjá e também patrocina a festa”, diz Branco. A entrega oficial do presente deve sair às 15h30, com cerca de 500 balaios e 300 embarcações, para colocar as oferendas em alto-mar, a cerca de cinco quilômetros da praia. A volta das embarcações está prevista para as 17h30. “É quando acaba a parte sincrética da festa e abre para a gandaia”, resume o presidente da colônia de pescadores. A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) disponibiliza este ano 170 sanitários químicos nos arredores da festa, 57 masculinos e 112 femininos, e mais um infantil. Um total de 200 agentes de limpeza estarão trabalhando durante e após os festejos, com dois carros de apoio e nove carros-pipa para lavar as ruas.
Shows gratuitos e feijoadas
Já virou tradição a existência de festas particulares ao longo do Rio Vemelho. São locais para quem quer curtir a parte mais gastronômica – e alcóolica – do dia de Iemanjá. Este ano, clubes, bares e restaurantes realizam desde eventos que não custam nada até aqueles mais caros. A Companhia da Pizza, na praça Brigadeiro Faria Rocha, vai oferecer uma festa gratuita com cinco bandas, no palco instalado em frente à pizzaria. A banda parisiense Dumb and Brass abre os shows, às 16h. As demais atrações são Flávio Renegado, Bailinho do Portela, grupo Pirombeira e Suinga. Outra iniciativa gratuita acontece a partir das 15h, na rua Fonte do Boi, em frente à loja MidiaLouca, com a banda Gepetto, o coletivo de Djs Nozmoskada e o músico Rafael Pondé. No Mercado do Peixe, Jau, Magary Lord e Juliana Ribeiro fazem a festa a partir das 14h. Os ingressos são vendidos no local a R$ 50 (pista) e R$ 100 (camarote open bar). Outra opção são as feijoadas. A pizzaria Donna Cheffa oferece feijoada com a banda Amós Heber e Dj. O preço é R$ 80. Já no bar Europa o som fica por conta da banda Samba Mocidade, com direito a feijoada e três caipirinhas. O preço é R$ 60 para homens e R$ 50 para mulheres. Na Casa da Dinha, terá feijoada e bebidas. Preço: R$ 150 a camisa. As atrações são Guiguio Shewell, Samba de Arerê e Dj Leandro Vitrola.

Nota de Falecimento.

Temos o doloroso dever de anunciar o falecimento do Sr. Valeriano do Santos (mais conhecido por Lero), ele tinha 85 anos, morador de Barrocas, onde além de outras atividades profissionais foi Delegado por décadas, a familia enlutada agradece a presença dos que poderem comparecer em seu velório, o corpo está sendo velado em sua residência na rua Maria das Dores, ao lado da Secretaria e Saúde e sairá amanhã (Sábado) as 9h para o cemitério local, São João Batista no município de Barrocas. Ficará a lembrança do grande sambador, praticante e valorizador da cultura popular.



Confira a arrecadação de janeiro/2013 dos Municípios da Região Sisaleira e Bacia do Jacuípe

Veja os valores transferidos pelo Governo Federal aos municípios da Região do Sisal e Bacia do Jacuípe, inclusive adicionais e acréscimos legais, no período de 01/01/13 a 30/01/13.
Serrinha – R$ 5.241.224,20
Monte Santo – R$ 1.792.705,94
Itiúba – R$ 2.867.952,64
Nordestina – R$ 1.410.445,07
Cansanção – R$ 3.041.091,59
Queimadas – R$ 2.427.005,61
Santaluz – R$ 2.968.501,49
Valente – R$ 2.058.927,59
Retirolândia – R$ 1.162.476,36
Nova Fátima – R$ 899.368,47
São Domingos – R$ 943.337,06
Conceição do Coité – R$ 4.144.975,10
Ichu – R$ 856.043,32
Candeal – R$ 940.089,73
Riachão do Jacuípe – R$ 2.468.141,55
Gavião – R$ 823.901,90
Capela do Alto Alegre – R$ 1.256.309,45
Pé de Serra – R$ 1.415.608,67
Serra Preta – R$ 1.617.637,14
Tanquinho – R$ 794.479,92
Santa Bárbara – R$ 1.876.588,67
Irará – R$ 2.400.057,26
Água Fria – R$ 1.737.960,94
Lamarão – R$ 982.046,22
Biritinga – R$ 1.751.455,27
Sátiro Dias – R$ 2.083.412,48
Barrocas – R$ 2.010.047,55
Teofilândia – R$ 2.291.406,31
Euclides da Cunha – R$ 4.234.212,74
Araci – R$ 4.768.552,07
Tucano – R$ 4.256.418,71
Quijingue – R$ 2.483.426,61