sexta-feira, 31 de maio de 2013

Em coité Orquestra faz Incrições de Jovens

-->
           Se você tem entre 7 e 16 anos e quer fazer parte da Orquestra Sinfônica, chegou a sua vez. A meta do projeto é desenvolver um forte trabalho nesse segundo semestre de 2013, para até o fim do mesmo ano, completar a orquestra sinfônica.
            A jovem orquestra, que tem uma maioria de instrumentos de cordas, já viaja bastante se apresentando em diversos lugares como Rio de Janeiro, Salvador e que pretende tocar nos EUA ainda este ano. Temos a certeza que esse é o caminho para transformação social e que já somos exemplo que é possível sim, transformar crianças adolescentes e jovens em grandes e músicos!
             A partir de agora será investido ainda mais nos instrumentos que ainda não fazem parte do conjunto atual. As vagas de instrumentos que ainda precisam ser preenchidas são: Fagote, Trompa, Trombone, Trompete, Tímpanos, bumbo sinfônico e entre outros.  Para isso contamos com a parceria do NEOJIBA (Núcleo Estadual de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia), onde recebemos a visitas periódicas de jovens músicos profissionais jovens para realização de master class e oficinas, além dos jovens monitores do PSA (Projeto Santo Antônio)

                São mais de 100 vagas abertas, com vários instrumentos de sopro, percussão e cordas, além de iniciação musical através da musicalização infantil, venha fazer parte do nosso projeto!
               As únicas exigências para participar do projeto, além da idade citada acima são: vontade, disciplina e dedicação.
                     Para ser integrante do projeto e fazer aulas de música você não vai pagar taxa de inscrição, mensalidade ou anuidade, e nem precisa comprar instrumento.
O local para a inscrição até o dia 10/06 é na sede ainda em construção do projeto Santo Antônio, na rua Teodolina Francisca da Silva, N° 65, ao lado do Cras, perto do Mercado Livre (mercadinho de Simão). Recebemos também inscrições pelo e-mail: projetosantoantonio@gmail.com
 

FIQUE DE OLHO NO SEU RECURSO. FPM

SERRINHA-7.590.877;59 
TEOFILANDIA3.197.980.72
ARACI-6.627.433.35
TUCANO-5.805..769.96
EUCLIDES DA CUNHA-5.860.328.41
COITE-5.645.169.82
RETIROLANDIA- 1.550.217.74
VALENTE2.772.167.78
STA LUZ--4.063.263.42
QUEIMADAS-3.268.053.55
NORDESTINA-1.899.751..79
SÃO DOMINGOS-1271.927.26
LAMARAO-1295.885.23
STA.BARBARA-2.514.257.63
RIACHÃO JACUIPE-3.263.903.65
BIRITINGA-2.335.975.47
BARROCAS.-2.567.42862
AGUA FRIA-.2.344.57

Após segundo derrame, cantor Netinho acorda e conversa na UTI

netinho
O cantor Netinho acordou e já conversava na manhã desta quinta-feira (30), horas após ser operado por conta de um derrame cerebral. 

Segundo o Bom Dia Brasil, este é o segundo acidente vascular que Netinho sofre em menos de uma semana.


O artista está internado há mais de 20 dias no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na noite de quarta, ele voltou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , onde foi sedado e passou a respirar com ajuda de aparelhos. “O paciente apresentou uma nova e pequena hemorragia cerebral e obstrução do fluxo de liquor  sendo necessária a instalação de um novo cateter para drenagem e monitorização da pressão intracraniana”, informa o último boletim médico. A hemorragia foi estancada.

Médicos dizem que Netinho fazia atividade física pesada. Eles acreditam que o uso de anabolizantes para enrijecer a musculatura pode ter contribuído para a dificuldade de o organismo se recuperar sozinho e estancar essas hemorragias.

Adolescente grávida do primo aos 12 anos precisa de cuidados especiais

jovem
Uma adolescente de 12 anos da cidade de Sátiro Dias, distante 200 km de Salvador, está grávida do primo de primeiro grau que tem a mesma idade. 

A menina está no sexto mês de gravidez e precisa de cuidados especiais para completar a gestação e diminuir os riscos de morte para ela e para o bebê. “Eu não sabia se podia engravidar, aí eu peguei e fiz”, disse a menina. Ela afirmou ainda que gosta do filho que carrega na barriga.


Segundo a família, quando começaram os enjoos, a mãe levou a menina ao médico na cidade de Alagoinhas, no nordeste da Bahia, perto do município onde elas moram, mas não imaginava que pudesse se tratar de uma gravidez. “Até agora ainda estou em choque por causa desse problema dela. Ela é uma criança, né?! E segura outra criança na barriga. E o pai é mais criança que ela ainda”, enfatizou Maria Solange da Cruz, mãe da garota grávida.

Uma ultrassonografia feita em Alagoinhas é o único exame realizado até agora pela jovem. A adolescente afirma que se sente bem, mas a mãe buscou ajuda da irmã, que mora em Porto Sauípe, no litoral norte do estado.

Segundo Lusimarina da Cruz, tia da garota, “ela pode morrer”. A tia da jovem afirmou que a menina não vai conseguir segurar o bebê no ventre. “Ela está com seis meses de gestante e o bebê está com 60 cm e não tem espaço para ele se mover. Ele pode morrer dentro dela, e ela acabar morrendo também”.

A futura avó é viúva tem outros quatro filhos e vive com pouco mais de R$ 500 por mês. Ela afirma que não tem condições de criar o neto, mas se depender da irmã dela, a criança não vai passar dificuldade. “Eu tenho três filhos, mais um faz quatro. Mais uma boca na minha casa. Não tem problema não”, assegurou a tia.

Segundo a médica obstetra, Itana Passos, do Iperba, uma maternidade estadual que mantém um programa voltado para adolescentes grávidas, diz que este tipo de gestação exige acompanhamento especial. “Em um pré-natal normal preconiza se fazer três ultrassonografias, pelo menos, durante toda a gestação. Em uma criança dessa idade é importante que se faça mais, para se fazer um acompanhamento do crescimento fetal intrauterino, se está um crescimento adequado pra cada mês de gestação”, destacou a médica.

Filme baseado na canção dramática de Renato Russo chega ao cinema

faroestecaboclo_filme
Há 26 anos, acontecia algo absolutamente improvável  nas rádios brasileiras: uma canção de nove minutos, sem refrão, monopolizava as rádios nacionais. A épica Faroeste Caboclo, que ocupava o tempo de três canções convencionais, elevou a popularidade da Legião Urbana e fez de  Renato Russo (1960-1996) porta-voz de uma geração.

Agora, o sucesso das rádios chega às telas de cinema. A saga de João de Santo Cristo, interpretado nos cinemas pelo baiano Fabrício Boliveira, 31 anos, estreia hoje em 320 salas do país. O filme é dirigido por René Sampaio, publicitário brasiliense, 39, anos que faz sua estreia em longa-metragem. Felipe Abib, Antônio Calloni e Ísis Valverde completam o elenco principal.

Encantado pela música desde a ouviu pela primeira vez no rádio, aos 13 anos, René Sampaio sempre acreditou que ela daria um bom filme: “É claro que aos 13 anos isso não parecia um objetivo muito real. Mas eis que, 26 anos depois, estamos aqui falando sobre o filme”, diz René.

Órgão vinculado a Uneb lança filme sobre mulheres no cangaço

Com o objetivo de registrar e expor a importância das mulheres para o fenômeno do cangaço, o Centro de Estudos Euclides da Cunha (Ceec), órgão suplementar vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da UNEB, produziu o documentário Feminino Cangaço.

O longa-metragem, fruto de parceria entre o Ceec e a WebTV.UNEB, núcleo da Assessoria de Comunicação (Ascom) da universidade, será lançado – no dia 6 de junho – durante sessão gratuita realizada, a partir das 19h30, na Sala Walter da Silveira, localizada na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador.

O documentário reserva entrevistas com especialistas sobre a temática do cangaço, a exemplo do sócio fundador da União Nacional de Estudos Históricos e Sociais (Unehs), Antonio Amaury, dos pesquisadores Frederico Pernambucano de Melo, Luiz Ruben, Rosa Bezerra e Germana Gonçalves, além da filha e da neta de Lampião e Maria Bonita, Dona Expedita e Vera Ferreira, respectivamente.

Durante os 80 minutos do filme, são discutidos temas como as motivações para a entrada das mulheres no cangaço, seu papel dentro dos bandos, seus costumes, suas crenças, seus dramas pessoais, a sexualidade e as representações destas mulheres.

O projeto, que teve início em março de 2012, conta com filmagens nas cidades de Salvador, Paulo Afonso, Recife (PE), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Piranhas (AL), além de visita a Grota do Angico, local da morte de Maria Bonita e Lampião.

Trabalho colaborativo
Foram convidados para a sessão de lançamento todos os integrantes da administração central da UNEB, representantes da comunidade acadêmica da instituição e todos os colaboradores que participaram da realização do longa-metragem.
De acordo com os participantes do projeto, o longa-metragem deve ser exibido, ainda neste ano, em cidades como Canudos, Recife, João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ), Serra Talhada (PE) e Aracaju.
O filme conta com coprodução do laboratório audiovisual Épuras e apoio das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e Extensão (Proex) da UNEB e da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), instituição vinculada à Secretaria estadual de Cultura (Secult).

Juíza suspende jogo Brasil x Inglaterra por falta de segurança no Maracanã

A juíza Adriana Costa dos Santos, da 13ª Vara de Fazenda da Capital, concedeu liminar na tarde desta quinta-feira suspendendo o amistoso entre Brasil e Inglaterra, partida que marca a reabertura do Maracanã, agendada para o domingo.

A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. O pedido para o cancelamento do jogo amistoso foi feito pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, com argumentos de que o novo Maracanã não oferece condições mínimas de segurança ao visitante. Consultado pela reportagem, o governo estadual diz que vai recorrer da decisão nas próximas horas.
A assessoria de comunicação da CBF afirmou que o "departamento jurídico diz que todos os laudos necessários foram emitidos e serão encaminhados para a juíza a fim de mostrar que a decisão não faz sentido".
De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a ação civil pública do MP pede que o jogo seja suspenso para garantir a segurança até que todos os laudos técnicos do estádio sejam apresentados. O órgão alega que não recebeu a documentação em sua totalidade até o momento e que o status do Maracanã é de "estádio em fase de construção".
A liminar emitida nesta quinta apresenta relatório que aponta a existência de materiais perigosos na região do estádio, nas partes interna e externa, como pedras, pedaços de calçada e restos de obras - objetos que podem ser usados em caso de distúrbios de multidão.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Capoeira Cidadã vai até a APAE de Teofilandia para dar as mãos em apoio ao bem dos especiais.


             A capoterapia é uma realidade inovadora, e a capoeira cidadã com apoio do Dr. Ubirajá (bira), vem desenvolvendo projetos de estimulo as terapias ocupacionais, entre elas o destaque a esta inovação na capoeira, que nada mais é que dá ao público especial a oportunidade de praticar a capoeira com todos os elementos que ela oferece, dança, física, cultura, arte e música.
            Assim começou nesta quarta feira dia 29/05/2013, na sede da APAE de Teofilãndia, onde o Professor Luiz Santana, Mestre Neião e o corpo de voluntárias e funcionárias da instituição colocaram em prática esta parceria de mutuamente contribuir para a aplicação da capoterapia. Neste mesmo dia as mães se reuniram para deliberar a cerca das ações e atividades do São João e outros.
A APAE de Teofilãndia tem uma excelente estrutura física, más mesmo assim é carente de apoio financeiro, precisa muito de recursos para manter ações e espaços como a Sala de fisioterapia adquirida através do seminário de parcerias da empresa Yamana Gold em novembro de 2010. Inaugurada em fevereiro de 2012. 
A direção vem inovando na conquista de recursos a exemplo do 1º Forró da APAE de Teofilândia, que será realizado no dia 15 de junho, a partir das 19 horas, no Ginásio de Esporte do Clube Mandacaru com a Banda Kangaia de Ouro. Você não pode ficar de fora, venha prestigiar a festa e contribua para manutenção das ações, atividades e projetos que a APAE desenvolve em Teofilândia.
 Se Você desejar ajuda financeiramente a instituição basta depositar qualquer quantia na Agencia 4171-8, Conta Corrente 5.892-0 do banco do Brasil.


ACM Neto diz que não descarta possibilidade de apoiar PT nas próximas eleições

Embora considere "precipitada" o que chama de "antecipação" da disputa presidencial, o prefeito ACM Neto (DEM) se diz aberto a dialogar com todas as correntes que postularem o Palácio do Planalto em 2014. Apesar da ligação com o grupo que se opõe ao atual governo federal, em entrevista exclusiva ao Bahia Notícias, o gestor soteropolitano declarou que o seu apoio não está definido para uma eventual candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG). "Evidentemente que eu tenho uma história, eu tenho amigos e eu tenho um ambiente político no qual me forjei. Tudo isso vai ser pesado, mas eu não posso me negar a conversar com ninguém", avisou, ao não descartar dialogar com tradicionais adversários e até mesmo subir no palanque da presidente Dilma Rousseff e do PT: "Quando eu digo 'com ninguém', é com ninguém". Mesmo cotado à sucessão do governador Jaques Wagner, ele utiliza o argumento de que um ano e três meses é pouco tempo para promover a transformação que pretende na cidade e de que quer "colher os frutos" do seu trabalho para reiterar que não será candidato, mesmo que haja clamor popular."Não há hipótese", resumiu.

Tiririca volta atrás e decide continuar na vida política

Tiririca volta atrás e decide continuar na vida política
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
O palhaço e deputado federal Tiririca (PR) voltou atrás na decisão de abandonar a política. Para não perder o candidato que recebeu mais de 1,3 milhão de votos em São Paulo, o PR decidiu “agradar” o filiado e adotou a causa circense como bandeira do partido. “O mandato (do deputado Tiririca) frustrou o que ele gostaria de fazer na vida pública. Dissemos que o partido precisava dele, e passamos a encampar a defesa da cultura popular como uma bandeira do PR”. Tiririca disse que o apelo popular também pesou na sua decisão de continuar político. “Foi muito difícil. Recebi vários telefonemas, as pessoas me paravam na rua e pediam que eu não saísse. No começo fiquei decepcionado, não sabia como era a mecânica disso aqui. Mas estou firme, estou feliz e estou com vontade. Se estou fazendo um trabalho legal, por que parar?”, questionou o deputado.

Morre aos 96 anos Dom Silvério de Albuquerque, Bispo Emérito de Feira de Santana

bispoNa madrugada desta terça-feira (28), faleceu o Bispo Emérito de Feira de Santana, Dom Silvério Jarbas de Albuquerque (1917 – 2013), de falência múltipla dos órgãos, no Hospital Unimed.
Ele já estava internado e com a saúde debilitada há algum tempo, principalmente, em decorrência da idade avançada. O corpo será velado a partir das 6h30 e a missa com o sepultamento será realizadas às 15h na Paróquia da Catedral Metropolitana de Sant’Ana, ao lado do Altar dedicado a Senhora Sant’Ana.
De acordo com o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, o enterro dentro da Catedral é uma tradição da Igreja Católica e, Dom Silvério, mesmo não sendo Bispo titular, merece essa gratidão, pois foi Bispo Emérito por 23 anos.
“Ele teve amor à Igreja, sempre cultivando o lema de sentir com Deus. É um homem de Deus, um Bispo sábio, empreendedor, firme em defesa da vida, da Igreja e dos Direitos Humanos”, disse Dom Itamar.
História – Nascido em Olinda, em 11 de março de 1917, Dom Silvério foi nomeado Bispo em 17 de março de 1970, no município de Caetité, sendo transferido posteriormente para a Arquidiocese de Feira de Santana, onde permaneceu por 23 anos, deixando o cargo exatamente no dia 28 de maio de 1995. Em 22 de fevereiro de 1995, ele renunciou ao múnus episcopal, por limite de idade (em conformidade com o cânon 401 do Código de Direito Canônico).
“Ele foi padre por 71 anos e Bispo por 42. Sempre impressionou a todos pela firmeza, prudência e serenidade com que governou a Arquidiocese. Recuperou o Centro Diocesano, construiu a Secretaria do Arcebispabo e teve uma atenção especial ao Dispensário Santana”.
Dom Itamar agradece, em nome da Igreja Católica a todos que acompanharam a história de Dom Silvério.
“Foi meu guia, nunca negou nada que lhe pedissem. Sempre teve a vida ativa e agora tem seu descanso eterno. Em vida, ele repetiu as palavras de São Paulo: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.