terça-feira, 30 de abril de 2013

Está Chegando a hora


Novo filme sobre história de Canudos será produzido em Euclides da Cunha

antenor junior2Depois do sucesso que mobilizou uma grande parte das comunidades do município de Canudos, com a apresentação do documentário “Os Sertões na Praça”, o fotojornalista e documentarista Antenor Júnior acaba de ser selecionado em mais um Edital Público no Estado. Trata-se do Edital Pontinhos de Cultura, que tem como objetivo principal de premiar proposta sócio-cultural-artístico-educacional, voltada para o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente e a construção de uma política nacional de transmissão e salvanguarda da cultura da infância e da adolescência.
O projeto elaborado por Antenor Júnior (foto) é um documentário intitulado, “Canudos: História de  Meninos”, com duração de 30 minutos. O curta metragem contará com a participação de 40 estudantes de Ensino Fundamental do Centro Educacional de Caimbé, instituição situada no interior de Euclides da Cunha. A proposta do projeto é produzir a história da Campanha de Canudos com esses sertanejos. “Produziremos um importante material histórico de nossa região. Após finalizados, o documentário será apresentado em algumas comunidades da região e, consequentemente, distribuiremos nas escolas públicas dos municípios de Euclides da Cunha, Canudos e Monte Santo. Não tenho dúvida, será um grande suporte pedagógico para as escolas desses três municípios, além da implementação dessa nova linguagem, que é o audiovisual,  inovando a educação nesta região semiárida”, observou Antenor Júnior, que é diretor, roteirista e consultor do projeto.
OFICINA DE ENCENAÇÃO TEATRAL
antenor junior3O diretor da Cia. de Teatro Foco, Carlos Carneiro, foi contratado pelo projeto. Ele será o responsável pela seleção dos atores e atrizes do documentário, que serão escolhidos através de uma oficina que acontecerá em Caimbé. Carneiro contará com a colaboração de sua assistente, Dirna Ribeiro, com a coreógrafa, Roseli Almeida,  e com o cenógrafo, Maxsual Nascimento. Os jovens que se destacarem na oficina farão parte da equipe de produção.
OFICINA AUDIOVISUAL
filme - euclidesNa área de audiovisual, Antenor Júnior, será o responsável pela oficina e pelo planejamento do documentário. Os jovens-adolescentes produzirão conteúdos  com a temática voltada para o projeto, bem como, participarão de operação de equipamentos de filmagem, decupagem, edição e finalização. Essas atividades contarão com o apoio de Damião Araújo, Patrick Emanual e Fillipe abreu, integrante da equipe cinematográfica. Também, os jovens destaques serão contratados e farão parte da equipe. Segundo Antenor Júnior, “essa nova metodologia de ensino levará o jovem a um melhor conhecimento, pois, além de aulas teóricas, ele terá contato direto com o objeto”.
OS SERTÕES EM FOCO, MinC e Secult/BA
O Núcleo de Comunicação Digital, da Produtora Os Sertões em Foco – imagens da vida, do Ponto de Cultura Os Sertões, sediado em Euclides da Cunha será o responsável pela produção e realização do documentário. A proposta é levar os equipamentos para o distrito de Caimbé e montar um núcleo provisório para efetuar as atividades. O edital é uma iniciativa do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura(MinC) e tem parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia(Secult/Ba).

Homem que tirou fotos de ovni em Senhor do Bonfim teria conversado com um dos ETs

Homem que tirou fotos do suposto disco voador, afirmou que a inteligência extraterreste está ano luz a frente da humana.

Homem que tirou fotos do suposto disco voador em Senhor do Bonfim, na Serra do Gado Bravo, deu entrevista e afirmou que a inteligência extraterreste está ano luz a frente da humana.
De acordo com Raimundo Nonato, conhecido como Raimundo da Natação esta não é a primeira vez que vê um ovine (objeto não identificado), afirma ele: ”esta é minha quarta vez que vejo disco voador, mas só agora tive a oportunidade de tirar as fotos  e foi por acaso, estava demarcando o percurso da corrida que ira acontecer, quando avistei no meio da mata um objeto do  tamanho de um carro, meu colega queria correr, pedi  para  ele ficar calmo,  foi aí que tiramos as fotos, que já foram encaminhadas para estudos no instituto de ufologia.
Homem que tirou fotos do suposto disco voador em Senhor do Bonfim, na Serra do Gado Bravo, deu entrevista e afirmou que a inteligência extraterreste está ano luz a frente da humana.
De acordo com Raimundo Nonato, conhecido como Raimundo da Natação esta não é a primeira vez que vê um ovine (objeto não identificado), afirma ele:  “esta é minha quarta vez que vejo disco voador, mas só agora tive a oportunidade de tirar as fotos  e foi por acaso, estava demarcando o percurso da corrida que ira acontecer, quando avistei no meio da mata um objeto do  tamanho de um carro, meu colega queria correr, pedi  para  ele ficar calmo,  foi aí que tiramos as fotos, que já foram encaminhadas para estudos no instituto de ufologia.
422005_163108447183256_188959432_n
Segundo Raimundo da Natação  o nome correto dos ETs seria extraterrenos e que possuem  inteligência ano luz a nossa frente, só um país do mundo teria tido contato com os extraterrenos, os Estados Unidos, e certamente teria tirado proveito da situação com invenções importantes para o mundo, uma delas seria “o olho do mundo, o satélite”, como eles mesmos o chamam, objeto de monitorar tudo e todos”. Quando questionado  qual seria o motivo da visita dos Extraterrenos a nossa cidade, ele falou que  nosso país é  muito rico em riquezas naturais, e a Serra do Gado Bravo está na Chapada Diamantina, e que o combustível deles são as pedras preciosas, são elas: esmeralda, diamante e os cristais , relatou também que a tecnologia usada é tão avançada que não degrada a natureza . Perguntado como o mesmo sabia de tudo isso,  se ele teria  tido contado com algum Extraterreno, Raimundo da Natação desconversou e não afirmou , só falou rindo: “acho que conversei demais”.

Juazeiro – cultura dos vaqueiros no sertão baiano é retratada em exposição fotográfica

vaqueiroProtagonista da história do povo sertanejo, o vaqueiro, Patrimônio Cultural Imaterial, será figura importante no II Celebração das Culturas dos Sertões, presente através da exposição “Imagens dos Vaqueiros da Bahia”.  A partir de 31 painéis, Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, sob curadoria do antropólogo Washington Queiroz, levam ao público o resultado do projeto “Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologias”, realizado entre 1985 e 1991. Além de fotografias, a exposição traz reproduções de falas de vaqueiros, retratando seu dia a dia, sua relação com o trabalho, com os animais, meio ambiente e reflexões sobre a vida.
Entre os dias 07 e 11, os painéis irão compor o cenário do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, onde será dada continuidade à programação do II Celebração das Culturas dos Sertões, após espetáculo de abertura no Teatro Castro Alves (TCA), no dia 03 de maio. O  evento é promovido pela pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa) e valoriza as culturas das regiões sertanejas do estado.
As expressões do vaqueiro vão muito além do seu trabalho com o gado, com destaque para o acervo de materiais desenvolvidos por eles para atender as suas necessidades de vida e trabalho. “Os vaqueiros são os responsáveis pela conquista dos territórios do estado da Bahia e do Nordeste, é um verdadeiro autor da unidade nacional, através da criação extensiva de gado”, explica Washington. Para retratar os vaqueiros, suas culturas e contextos, os fotógrafos percorreram aproximadamente 40 municípios baianos. “As fotografias visam transmitir um pouco do que representa o universo cultural do sertão a partir da figura do vaqueiro”, completa.
II Celebração das Culturas dos Sertões – A Celebração das Culturas dos Sertões, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), tem como objetivo valorizar as culturas dos sertões e discutir sua importância para a formação da identidade cultural dos baianos. Nesta segunda edição, que acontece de 03 a 11 de maio, em Salvador e Juazeiro, o evento manteve o formato de programação intensa e variada, com encontro de estudos, oficinas e mini-cursos, exposições, cortejo, exibição de filmes e apresentações musicais. Entre os destaques, temos a participação do escritor Antonio Torres para uma edição do projeto “Conversas Plugadas Especial Sertão” na Sala do Coro do TCA, no dia 07.05, às 20h, e na Conferência de abertura do II Encontro de Estudos no dia 09.05, às 10h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Também é bastante aguardada a a participação do artista pernambucano Antônio Nóbrega, que apresenta a aula-espetáculo “Matria: uma outra linha de tempo cultural”, no dia 10.05, às 18h, no Centro de Cultura. O acesso a toda a programação em Juazeiro também é gratuito, mediante troca de 2kg de alimentos não perecíveis por um ingresso na bilheteria do local, a partir das 14h do dia 06 de maio.

DIA DO TRABALHADOR sem reajuste a servidores e com mudança de cultura

      1. Ao que tudo os servidores estaduais vão passar o dia do trabalhador, na quarta, sem o reajuste salarial previsto em lei. Pelo menos até às 18h desta segunda-feira, 29, o governador Wagner não havia mandato a mensagem para a Assembleia Legislativa. Como na sessão de terça-feira, 30, não estaria havendo mobilização de votação diante do feriado da quarta o tema deverá ficar para a próxima semana.
   2. Outra novidade para o Dia do Trabalhador é a mudança de cultura das centrais sindicais, hoje, muito "cordeiras" com os governos do PT ao invés de promoverem passeatas e protestos vão realizar shows e sorteios.
   3. Em parceria com a Nova Central, a CTB-BA fará uma festa no Bairro da Liberdade, na Praça Nelson Mandela, em frente ao Plano Inclinado, a partir das 14 horas. O ato público terá ainda shows dos grupos Batifun e Academia do Samba, além de diversas atrações.
   4. Com o tema “Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas”, o 1º de Maio das Centrais Sindicais irá comemorar os 70 anos da CLT. Desde que foi publicada, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) sofreu várias alterações sempre com o objetivo de permanecer como o principal instrumento para a regulamentação das relações trabalhistas.
   5. Além da comemoração dos 70 anos da CLT, serão apresentadas bandeiras históricas de luta, como redução da jornada sem redução dos salários; fim do fator previdenciário; valorização do salário mínimo e aumento das aposentadorias; trabalho decente; igualdade de direitos e oportunidades e redução da taxa de juros.
   6. A organização do evento este ano passou por mudanças. Problemas estruturais obrigaram que a festa deixe de ser realizada na Praça Castro Alves, como ocorreu nos últimos três anos. 
   7. "Desenvolvimento, cidadania e valorização do trabalho" é o tema das comemorações do 1° de Maio, Dia do Trabalhador da CUT-BA em 2013. O palco da festividade na capital baiana é o Pelourinho, onde serão realizados show de Mariene de Castro e outras atrações, além de ato político, apresentações culturais e comercialização de alimentos e produtos em geral da economia solidária.
   8. As atrações terão início às 10h, com apresentações musicais no Terreiro de Jesus. A Praça Quincas Berro D'Água será destinada a uma praça de alimentação e comercialização de produtos da economia solidária.
   9. O presidente da CUT-BA, Cedro Silva, destaca que neste ano os trabalhadores tem muito o que comemorar, principalmente com as conquistas históricas das domésticas e dos vigilantes.  “A CUT é resultado desse esforço coletivo, uma entidade sempre atenta às demandas da sociedade. Vamos fazer uma festa para marcar a nossa história”, diz.
   10. Entre as bandeiras de luta da Central que estarão em destaque neste 1° de maio estão: Democratização da comunicação; Redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário; Fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a educação; Negociação coletiva no setor público; Reforma agrária e política agrícola; 10% do orçamento da União para a saúde; Combate à demissão imotivada; Valorização das aposentadorias; Salário igual para trabalho igual ; Mais investimento público; Correção da tabela do Imposto de Renda; Não ao PL da terceirização de Sandro Mabel.

OIT: Bolsa Família contribui para redução do trabalho infantil

trabalho infantil
O Programa Bolsa Família contribui para a redução do trabalho infantil no país, declarou a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Informe Mundial sobre o Trabalho Infantil, divulgado hoje (29). No Brasil, há aproximadamente 3,4 milhões de jovens entre 10 e 17 anos no mercado de trabalho, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010. De acordo com o informe da OIT, o Bolsa Família, desde a sua criação, reduziu em 8,7% a quantidade de crianças trabalhando no campo e 2,5%, nas áreas urbanas. Segundo a organização, políticas de proteção social, como o programa brasileiro, são cruciais no combate a esse tipo de trabalho, que atinge cerca de 215 milhões de crianças no mundo – dos quais mais da metade exerce atividades consideradas perigosas. ”O relatório demonstra claramente que investir na proteção social por meio dos pisos de proteção social definidos em nível nacional é uma parte fundamental da resposta na luta contra o trabalho infantil, que inclui também o acesso a empregos decentes para os adultos e a educação para as crianças”, disse a diretora do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da OIT, Constance Thomas. Estimativas da OIT apontam que cerca de 75% da população mundial – 5 bilhões de pessoas – não têm acesso à proteção social integral. Leia mais

Internado na UTI do Aliança, médicos detectam tumor no fígado de Netinho

Infelizmente, após ser internado e passar por uma cirurgia, o cantor Netinho descobriu que estava com um tumor no fígado. A informação foi confirmada pela assessoria do artista que, tranquilizou familiares e fãs já que uma biópsia descartou a possibilidade de o tumor ser maligno.

Internado desde a última quarta-feira (24), o cantor Netinho teve uma bela surpresa neste fim de semana. Em conversa com o jornal Extra, irmã do cantor, Cris, revelou que os fãs podem ficar tranquilos e na próxima quarta-feira, dia 1º, deve deixar o hospital.
Ela aproveitou para agradecer o carinho de todos, em especial à Ivete Sangalo, que deixou uma mensagem no celular de Netinho: “No que precisar conte comigo. Assim que puder irei visitá-lo. Beijo grande e fica com Deus”, escreveu Ivete.

Na semana passada o cantor Netinho ficou internado por cinco dias, no Hospital Aliança, em Salvador após sentir fortes dores na perna. Foi diagnosticado com psoíte, inflamação de um músculo do abdômen chamado psoas. O cantor  - que estava bem e chegou a brinca com os fãs na rede social, voltou a ser internado. A informação foi confirmada pelo empresário do artista, Gegê Magalhães.
Desta vez, em comunicado oficial, ele divulgou que apresentou problemas vasculares na região do abdômen, passou por um processo cirúrgico e se recupera bem na Unidade de Terapia Intensiva da unidade hospitalar. A equipe médica que atende o cantor, liderada por Dr. Jackson Noya, está empenhada para que o cantor possa se recuperar o mais rápido possível para voltar às suas atividades normais. Ainda não há previsão de alta.

Porém, segundo o site Bocão News, fontes afirmam que o estado de saúde do artista é delicado. Na rede social, Netinho chegou a agradecer a todos que o visitaram durante a primeira internação.

Um beijo pra todos da minha família que foram lá no hospital me visitar e ficar comigo, minha filha, minha mãe, Mariana Trindade, minhas irmãs Claudia, Cristina, Christiane e Rozane, minha tia Dene, e meus cunhados Ricardo e Negão. Meus amigos queridos que foram lá me ver Nilton Filho e Nilton pai, Bruno Machado, Cezar Guerra, Christian Marques, Segundinho Freire, Emília, Gegê Magalhães e Proscila, Júnior Seixas, Eduardo Titela, Hamilton Reis e Verinha, Alexandre Veloso e Carol com o filho Mateus, Daniel Torres, Marthinha que veio lá de Maceió, e Cris Freire que ficou full time lá comigo.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Segue Ficha de Inscrição do Curso de arbitro em capoeira atualizado.

--
   
Praça Castro Alves, Palácio dos Esportes, 1º andar – Sala 109, Salvador/BA, CEP:40.020.160 -
(71) 9127-7292 9136 5825 atendimentofcba@hotmail.com Site: www.fcba.org.br
FEDERAÇÃO DE CAPOEIRA DO ESTADO DA BAHIA – FCBa
Fundada em 23 de novembro de 1984 - CNPJ 16.410.912/0001-71
Sede: Praça Castro Alves, Palácio dos Esportes, 1º andar, SSA-BA
Filiada à Confederação Brasileira de Capoeira
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro Fund: em 23 de Outubro de 1992. CNPJ 68.764.752/0001-62


CURSO DE ARBITRAGEM EM CAPOEIRA

FICHA DE INSCRIÇÃO Nº  

1-    Nome completo: _________________________

2-    Graduação e nome batismo: _______________

3-    Identidade No. ____

4-    Data de Nascimento: ___/_________/_____

5-    Profissão: ___________________________

6-    Instituição onde estuda: _________________

7-    Empresa onde trabalha: _________________

8-    Residência:__________________, _______

9-    Bairro: ____________   Fones: ___________

10- End°/Comercial: ________________, ________

11- Fone: _________ Cidade: ____________  

 Estado: _______ CEP: _________________

12- e-mails: _____________________________



_________________________________
Assinatura
Obs: Profissionais ou alunos filiados à FCBA terão desconto de 20% do valor da inscrição (R$ 120,00 não filiado, R$ 80,00 Filiados) ou material fornecido mediante pagamento.

Lauro de Freitas: Prefeito inaugura Secretaria da Juventude

Criada na gestão do prefeito Márcio Paiva, a Secretaria da Juventude (SEJU) foi inaugurada na última sexta-feira, 26 de abril, em sua sede, na Casa Amarela, que fica localizada na Av. Beira Rio, em Lauro de Freitas. Na ocasião, que contou com a presença de autoridades políticas e da sociedade civil, também foi lançado o novo Programa de Cadetes Mirins 2013.

O prefeito Márcio Paiva se mostrou emocionado com a inauguração da sede da SEJU e o lançamento do PCM. “A Secretaria da Juventude o Programa de Cadetes Mirins são compromissos que assumi na campanha e que irão transformar as vidas de muitos jovens do município”, afirmou.

A secretária da Juventude, Juliana Guimarães, falou sobre a importância da secretaria para a população de Lauro de Freitas. “Nosso maior objetivo é poder criar oportunidades e reintegrar os jovens na sociedade, a exemplo do Projeto Vivendo e Aprendendo, implantado em Vila Nova de Portão, que foi apresentado hoje com a banda de percussão Axé Lata”, declarou.

Governo do Distrito Federal censura manifestação artística em muro de escola pública

Li esta matéria agora há pouco, transmitida por um amigo querido de Brasília, o Palhaço Ribeirinho, que decidiu abandonar a confortável profissão de Fiscal da rendas do DF, para seguir disseminando o prazer da leitura junto aos povos ribeirinhos da Amazônia, com sua Barca das Letras. Ele está em uma campanha pela defesa da diretora de uma escola pública em São Sebastião, DF, pois o governo do GDF abriu sindicância contra ela. Motivo? Leiam a matéria, ela fala por si. É muito triste ver a metamorfose por que passam algumas pessoas e partidos políticos quando estão no poder. Quem for a favor da democracia, contra a censura e pela livre expressão, por favor, ajude essa valente e justa diretora de escola pública, seja se manifestando, seja compartilhando a notícia.
SEDF abre sindicância e apura pintura no muro de escola em São Sebastião Painéis trazem críticas ao governo e aos políticos do país
A diretora da escola,  Heloísa Moraes: 'Não posso permitir esse 
tipo de imposição, que mensagem estaria passando para os meus alunos?' 
(Edilson Rodrigues/CB/DA Press)
A diretora da escola, Heloísa Moraes: “Não posso permitir esse tipo de imposição, que mensagem estaria passando para os meus alunos?”
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) abriu sindicância para avaliar a pintura dos muros do Caic Unesco de São Sebastião. Após a primeira audiência para apurar a legalidade dos painéis pintados nos muros da escola, a diretora Heloísa Moraes garante que, se depender dela, as obras continuarão onde estão. Ela responde a sindicância por ter autorizado o Instituto Metamorfose a produzir cinco painéis, dos 105 pintados ao redor da instituição, que fazem críticas à administração pública do DF e aos políticos do país.
Os painéis foram produzidos por iniciativa do Instituto Metamorfose, que oferece cursos gratuitos de arte para jovens carentes de São sebastião. Segundo Alex Moreira, empresário do instituto, os recursos que financiaram as obras provém de doações dos comerciantes locais. “Somos contra a censura. Enviamos cartas ao governador e ao secretário de Educação pedindo que a situação seja reavaliada”, relata.
A diretora Heloísa Moraes é acusada de ter usado recursos públicos para fazer a pintura, de saber previamente o que seria ilustrado nos muros e de ridicularização do patrimônio público. No entanto, ela afirma que a decisão foi tomada no conselho que reúne pais, alunos e professores e que as obras seriam de livre expressão, ou seja, a escola não foi informada antes sobre o teor dos painéis. Apenas cinco deles trazem algum tipo de crítica política. O mais polêmico traz a frase “Não precisamos da educação falida do GDF”. Os demais tratam de outros temas, como meio ambiente e liberdade. “Isso que querem fazer é censura. Em pleno século 21, não posso permitir esse tipo de imposição, que mensagem estaria passando para os meus alunos?”, argumenta Heloísa.
Em nota de esclarecimento, a SEDF informou que apoia e estimula os painéis que explicitam formas artísticas que respeitam o patrimônio público e que tenham finalidade educacional. Para a secretaria, porém, cinco dos painéis pintados no muro do Caic Unesco “retratam cenários controvertidos que desqualificam instituições de forma gratuita e lançam mão de imagens de incontestável mau gosto, não refletindo em nenhum proveito para o processo de desenvolvimento pedagógico promovido pela unidade escolar em que se encontram”. De acordo com a nota, as providências serão tomadas apenas com relação aos cinco painéis, as demais pinturas permanecerão inalteradas.
Ogladia Dias, 26 anos, mãe de um aluno da 3ª série do Caic, aprovou o muro. Ela defende que a escola ficou mais bonita e que a obra tem tudo a ver com a realidade local. “Se os políticos se incomodaram é porque eles estão roubando”, reclama, fazendo referência a um painel sobre desvio de dinheiro público.

PABLO leva o arrocha carnavalesco para Micareta no seu penúltimo dia

Circuito Charles Albert, na Kalilândia
Foto: Edson Felloni
A penúltima noite de Micareta em Feira de Santana vai levar ao circuito Maneca Ferreira os fãs do arrocha, que tem em Pablo, seu maior expoente. O cantor se apresenta pela segunda vez na folia momesca feirense, dessa vez em bloco de corda, já que em 2012, o cantor puxou o folião pipoca. 
Não vai faltar também atração para quem gosta de axé. Cheiro e Timbalada vão sacudir os associados dos respetivos blocos e o folião pipoca será animado por ícones da música baiana como Luiz Caldas e Margareth Menezes.
 
A swingueira do Psirico, comandado por Márcio Victor, também está garantida para os que são fãs de pagode.
IMPRENSA IGNORA
A maior parte da imprensa de Salvador praticamente ignora a Micareta de Feira de Santana.
Como já é tradição, a cobertura jornalística da capital com relação a Feira resume-se  a ocorrências policiais ou tragédias e não se modificou durante a maior festa de rua do interior da Bahia.
Até agora, enquanto a folia acontece, a notícia de Feira de Santana em destaque em alguns sites e jornais impressos de Salvador  foi um assalto a um ônibus na BR-116 norte.
ZÉ NETO
O deputado estadual Zé Neto, do PT, visitou ontem o camarote oficial do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo e  parabenizou Ronaldo pela ‘organização’ do evento.
O deputado foi  para o encontro com o Prefeito do DEM acompanhado do subsecretário de Segurança Pública, Ari Pereira, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e da diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Arany Santana,
Zé Neto  disse  que transmitiu a ‘mensagem de felicitação e votos de paz do governador Jaques Wagner, que objetiva manter boas relações institucionais acima de qualquer diferença partidária, com o Prefeito’.

Vitória vence o Bahia; ambos ficam sem liderança

Em tarde da "caxirola", torcida rubro-negra comemora triunfo no segundo Ba-Vi da Arena Fonte Nova. Simbolicamente, vencer o Bahia por 2 a 1 na tarde deste domingo, 28, na Arena Fonte Nova, teve sabor inestimável para o Vitória: além de contabilizar mais um triunfo na história do clássico, o rubro-negro agora ostenta uma invencibilidade de dois anos sobre o seu maior rival. Mas o Leão não pôde comemorar o triunfo por completo: a Juazeirense venceu o Juazeiro por 1 a 0 e se manteve na liderança do Grupo 3 do Campeonato Baiano. O Vitória disputará a semifinal contra o Cancão de Fogo em desvantagem. Derrotados na rodada, o Juá e o Esquadrão também permaneceram com antes: o time do interior confirmou a liderança do Grupo 2, com dez pontos, e o Bahia, com oito pontos, avançou em segundo lugar.
Num jogo com tempos distintos, o Leão foi soberano na primeira etapa e construiu logo a sua vantagem: Michel abriu o placar, aos 20 minutos, e Mansur fez o segundo tento, aos 32. Na segunda etapa, o Bahia pressionou e conseguiu diminuir. Gol de Titi, aos seis minutos.
A Federação Bahiana de Futebol ainda divulgará as datas das partidas, mas a dupla Ba-Vi já começa a brigar por vagas na final do Baianão no meio da semana: o Vitória receberá a Juazeirense no Barradão e o Bahia receberá o Juazeiro na Arena Fonte Nova.
Força rubro-negra - Ao contrário do Bahia, o Vitória encarnou o espírito do Ba-Vi no primeiro tempo. Ressentido apenas da falta do volante Luís Alberto, vetado para a partida, o rubro-negro entrou com Cáres e se impôs sobre o tricolor, que não teve Danny Morais, suspenso, e nem Zé Roberto, vetado para a partida.
Joel Santana até lançou mão de Anderson Talisca e de Ryder para tornar o Bahia mais ofensivo, mas, sem Diones e sem Hélder, abriu mão do cinturão defensivo que, apesar das suas limitações técnicas, serve de sustentáculo para o avanço dos laterais e para as demais jogadas de ataque.
O Vitória arrancou suspiros da sua torcida logo aos quatro minutos: em chute forte, Renato Cajá carimbou a trave de Lomba em cobrança de falta. Aos 14, Ryder fez boa jogada individual e arriscou chute, mas mandou ao lado do gol. Aos 20, Victor Ramos aproveitou cobrança de escanteio e mandou a bola no poste direito da meta tricolor. Na sobra, Michel girou sobre sem marcação e estufou as redes. 1 a 0.
Aos 31, Talisca cobrou falta e tirou tinta da trave rubro-negra. No minuto seguinte, o Leão marcou um golaço: de calcanhar, Biancucchi serviu Mansur na grande área. O ala apenas tocou para o gol de Lomba. 2 a 0. Aos 33, Magal recebeu lançamento na área e foi derrubado por Gabriel Paulista, mas Jaílson Macêdo Freitas negou a marcação do pênalti. O 2 a 0 parecia antecipar mais uma tarde de goleada. Mas só parecia.
Bahia pressiona - Joel Santana fez uma única alteração na volta para o segundo tempo: tirou Obina e colocou o estreante Fernandão em seu lugar. Embora o desenho tático tenha sido o mesmo, o que mudou no Bahia foi o espírito. O tricolor partiu para cima do Vitória e mudou o panorama da partida.
Já o time de Caio Júnior recuou nos primeiros minutos e passou todo o segundo tempo sem a mesma pegada com que jogara a primeira etapa. O rubro-negro também criou pouco e apenas logrou êxito na tarefa de evitar o empate tricolor.
O Esquadrão chegou ao gol logo aos seis minutos: pelo lado direito, Anderson Talisca cobrou falta na área e Titi se antecipou a Deola para desviar de cabeça e diminuir para o Bahia. 2 a 1 e jogo novamente incendiado.
Aos nove minutos, Gabriel Paulista, livre na área, teve a chance de fazer o terceiro, mas chutou fraco e Lomba segurou. Aos 35, Giancarlo recebeu cruzamento e finalizou de cabeça, mas Lomba ficou com a bola. O Bahia investiu na bola aérea, mas parou na defesa rubro-negra. O tricolor segue sem vencer na Arena e o Vitória começa a dar mostras de que o seu time tende a amadurecer.