terça-feira, 6 de agosto de 2013

Riachão: Terra de Olney São Paulo realiza I Festival de Curtas em setembro

imageO evento irá homenagear o cineasta Olney São Paulo
Está programado para os dias 19 a 21 de setembro o I Festival de Curtas do Vale do Jacuípe, na cidade de Riachão do Jacuípe, terra de Olney São Paulo, a 180 km de Salvador.
O I Curta Vale traz a proposta de exibir um amplo panorama de produções cinematográficas realizadas no Vale do Jacuípe, no estado da Bahia e no Brasil, tendo em vista, incentivar e difundir o cinema como produção artística e propiciar um elo entre o público e estas produções.

A cidade de Riachão, também conhecida pela realização de um tradicional São João, está sendo pensada pela equipe organizadora do Festival, para servir de ponto de intercâmbios na geração de reflexões sobre cinema e arte.

 A programação do I Curta Vale prevê ainda a realização de oficinas, seminários, exibição de filmes, debates, apresentações culturais e passeios turísticos, como trilhas ecológicas.

Olney São Paulo: “uma inspiração maior”
O evento tem como homenageado o Cineasta Olney São Paulo, jacuipense de nascimento, realizador genial de obras primas como Grito da Terra e Manhã Cinzenta, e que, além de emprestar nome ao Troféu do Festival, será homenageado por toda a equipe organizadora do evento, o Coletivo de Arte Antena, grupo que vê em Olney a maior inspiração cinematográfica para a realização do I Curta Vale.

O Coletivo de Artes Antena, afirma que em parceria com a Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe, através do apoio direto da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, irá promover e incentivar, além desta, outras atividades no âmbito das artes.

“Prevemos desta forma, gerar possibilidades de que os elementos artísticos e culturais, inerentes a dinâmica da cidade de Riachão do Jacuípe, e, por conseguinte, do Vale do Jacuípe, possam ser difundidas para as demais regiões do Estado, do País, bem como, o diálogo entre a produção cinematográfica e a produção das demais artes”, completa Geórgio Rios, integrante do Coletivo  Antena.

Para a Secretária de Educação Ana Rita, o Curta Vale chega em boa hora: “Precisamos com urgência incentivar e promover estes espaços culturais na cidade, além disso, fortalecer a nossa identidade cultural, carente pela ausência de políticas públicas que firmem o compromisso com a cultura de nossa gente” defendeu a Secretária.

A organização do Curta Vale, estará anunciando, ainda esta semana, a Programação do Festival: oficinas, seminários, palestras além de atrações culturais que estão sendo fechadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário