sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Feira: EARTE comemora quarenta anos de história com 02 grandes espetáculos

image
            Quatro décadas dedicadas a dança, e para comemorar, a Earte- Centro Artístico e Cultural irá apresentar dois grandes espetáculos no mês de dezembro. O espetáculo Don Quixote nos dias 13 e 14 de dezembro as 20:30h, e para rememorar as história da Earte nos dias 15 e 16 acontece o Festival Vida, as 18h no Teatro da Igreja Batista. Foi através dos passos de Ângela Oliveira que a dança começou a caminhar em Feira de Santana em 1972. A bailarina implantou a primeira escola de dança na cidade, na época, não existia nenhum movimento cultural deste segmento. Ângela, que fez parte da primeira turma de dança da Universidade Federal da Bahia, promovia aulas na princesa do sertão aos finais de semana para uma pequena turma, com o tempo, passou a organizar grupos e construiu um espaço para desenvolver as atividades. Nascia a Earte. Com objetivo de se aperfeiçoar profissionalmente, Ângela viajou para vários países como Espanha, França, Suíça, Finlândia, Suécia, Japão, Estados Unidos no ano de 1975. Na sua volta, trouxe a semente da nova Earte, que em 1980 veio a materializar- se através do prédio onde funciona a atual sede. Ângela começou a construir uma linda história, mas veio a falecer em 1983 após um acidente, assim, a direção da Earte foi assumida por Luiz Augusto Oliveira e Thelma Oliveira. Após alguns anos, Manuella Oliveira, filha do casal, que praticava a dança desde criança por incentivo da família, começou a ensinar pequenas turmas de ballet. A Earte começou a crescer e ganhar nova forma, passando a oferecer  outros estilos de dança além de aulas de música, teatro, karatê entre outras atividades. “A Earte é a única instituição do interior da Bahia e certamente uma das poucas em todo o Brasil a completar 40 anos ininterruptos, realizando atividades culturais, e isto é motivo de alegria e orgulho para todos nós”, diz o diretor da Earte, Luiz Augusto. Em comemoração aos 40 anos, será realizada o Festival Vida, que apresentará a trajetória da Earte, relembrando grandes momentos com a bailarina Ângela Oliveira que deu início ao ballet na cidade. E o espetáculo Don Quixote, um conto de heroísmo, romance baseado na obra de Miguel Cervantes. Para os papéis principais a Earte traz o bailarino cubano Luis Rubén Gonzalez (formado na Escola Nacional de Ballet de Havana) e a bailarina Juliana Siqueira (formada em dança pelo Centro de Dança do Porto – Portugal). As apresentações de dança promovidas pela Earte, já são uma tradição de final de ano em Feira de Santana. Uma trajetória de sonhos, ritmos e sucesso que faz parte do crescimento de Feira de Santana.

Márcio Griô, Coordenador do Grãos de Luz e Griô, eleito Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura!

A eleição da nova diretoria do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) foi realizada ontem dia 28 de novembro, na Biblioteca Nacional, em Brasília, e contou com a presença de representantes de Conselhos Estaduais de Cultura de vários estados do Brasil. Além da presidência do Fórum Nacional e do Conselho Estadual de Cultura Márcio também ocupará uma cadeira no Conselho Nacional de Cultura.A grande missão do Fórum é garantir que os Conselhos de Cultura, tanto estaduais quanto municipais, sejam efetivamente um espaço legítimo de diálogo entre a sociedade civil e os gestores públicos na construção de políticas culturaisMárcio Griô. Márcio Griô foi iniciado nos saberes de tradição oral do Brasil e na tradição Griô por famílias tradicionais griôs da região do Mali, África. Pós-graduado em antropologia, é pesquisador, contador de histórias, coordenador e criador do Projeto Grãos de Luz e Griô e da Ação Griô Nacional, em conjunto com Líllian Pacheco criou a Pedagogia Griô, é um dos autores da proposta da “Lei Griô” que tem como missão instituir uma política nacional de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral, em diálogo com a educação formal, para promover o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro. Mais informações em http://www.acaogrio.org.br/pedagogia-grio/cursos-de-formacao/

Araci: Começou nesta quinta-feira, 29, o novenário da festa de N. S. da Conceição

A Paróquia de Araci começou a realizar a partir desta quinta-feira, 29, o novenário da festa de Nossa Senhora da Conceição do Raso de Araci. A tradicional festa da padroeira apresenta como tema central “Celebrando com Júbilo o ano da Fé e o vigésimo aniversário do Catecismo da Igreja Católica”.
No dia 8 de dezembro, acontece a tradicional festa, onde centenas de pessoas de várias partes do município acompanham os festejos e o ponto marcante da celebração nesse dia é a procissão com todas as comunidades do município pelas principais ruas da cidade. Os trabalhos doutrinais estão a cargo do Padre Luís Ademir com auxílio do Padre Gugu.

Polícia Federal blindou Lula para não haver divulgação dos 122 telefonemas entre o ex-presidente e Rose Noronha

image 
        É verdadeira a informação divulgada pela jornalista Vera Magalhães, da Folha de S. Paulo, dando conta de que estão excluídas da investigação da Operação Porto Seguro as 122 ligações telefônicas entre a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Nóvoa Noronha, e o ex-presidente Lula. Entre os integrantes da própria Polícia Federal, o assunto é tratado com ironia e revolta. As ligações telefônicas feitas e recebidas por Rose foram realmente investigadas, mas como o ex-presidente Lula surgiu como um dos interlocutores dela, a direção da Polícia Federal, que é subordinada ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, resolveu colocar um pedra sobre o assunto, concentrando as investigações apenas nas trocas de e-mails, deixando Lula de fora, porque ele não usa computador. Confirmação -A confirmação da blindagem de Lula foi feita ontem ao Blog da Tribuna por fonte da própria Polícia Federal. Apesar de não ter participado diretamente da Operação Porto Seguro, o delegado da Polícia Federal disse não ter a menor dúvida a respeito, porque, em qualquer investigação de esquema de corrupção, a primeira coisa que se faz é controlar as ligações telefônicas. Esta é a rotina da Polícia Federal, seguida em todas as investigações, sem exceção. No entanto, o ministro José Eduardo Cardozo se apressou em divulgar que o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Leandro Daiello Coimbra, lhe esclareceu pessoalmente que o sigilo telefônico de Rosemary Nóvoa Noronha não fora quebrado. E Cardozo passou essa informação à presidente Dilma Rousseff na segunda-feira, para deixar claro que o ex-presidente Lula não seria atingido diretamente pelo escândalo.Resta saber se alguém acreditará que uma investigação tão importante tenha sido conduzida pela Polícia Federal sem controlar as ligações telefônicas da principal envolvida, tendo se preocupado apenas em interceptar os e-mail enviados pela ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo…Bem, está chegando o Natal e pode ser que ainda haja quem acredite em Papai Noel travestido de policial federal, trazendo um presente blindado para Lula. Por Carlos Newton – Tribuna da Imprensa

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

II encontro do Prêmio Griô na Escola, na internet e na TV.

Está acontecendo na cidade de Lençóis –Bahia o II encontro do Prêmio Griô na Escola, na internet e na TV. Com a participação de nove entidades culturais da Bahia. De 27 à 30 de Outubro.
O território Sisal está sendo representado por Glarkson Gil Produtor de audiovisual e Jin Oliveira griô aprendiz da cidade de Araci. Onde apresentam o vídeo Capoeira Cidadã, relatando a vida do mestre Griô e Mestre de capoeira Neião e da vida escolar e dentro do Ponto de Cultura do aluno Cheiro.
As reuniões e edições para o produto final que será vinculado na Internet e na Tv, são realizadas na sede dos Grãos de Luz e Griô. Acontece nesse momento reuniões das entidades participantes com a representante da instituição telefônica patrocinadora do Prêmio.
Na noite de hoje acontecerão inúmeras atividades musicais. Amanhã será o fechamento do encontro com o termino da dição dos vídeos e a amostra do produto final no cine cultura no espaço de cinema do Grãos e terá ainda lançamento do livro de Lilian Pacheco “ Amor e amora : A luta de uma mulher com Deus” coordenadora da Pedagogia Griô na Bahia.




Yamana proporciona troca de experiências entre empresários na Bahia

Companhia leva dezenas de empreendedores de Jacobina, Barrocas, Teofilândia e Serrinha a uma das maiores feiras de negócios do país
IMG_0719 - Cópia                     Cerca de 50 pessoas visitaram a Feira do Empreendedor em Camaçari (BA), na última sexta-feira (23), a convite da Yamana. A cidade tem o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, sendo conhecida por abrigar o maior número de indústrias. O objetivo desta ação foi o de fomentar o aprendizado e gerar oportunidade de novos negócios. “Recebemos diversas dicas. O que mais chamou a minha atenção foram os depoimentos de empresários que começaram do zero e, com muito otimismo, ousadia e bom relacionamento alcançaram o sucesso”, diz Josefa Gilvane Gonçalves, recepcionista do Hotel Serra Sol, em Serrinha. Para Marcelo Conde, diretor de Suprimentos da Yamana, prosperar exige a busca por novas experiências e atualizar-se constantemente sobre serviços e novas tecnologias. “Por este motivo, o contato com outras empresas gera novas referências para buscar aperfeiçoamento. A ida ao evento funcionou como uma forma de ampliar o conhecimento e aproximar estes comerciantes de outras referências no mercado”, diz.. Esta é mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF-Y), que visa estimular o comércio local por meio de capacitação, orientações profissionais e estímulo à criação de novas oportunidades. A iniciativa contou com a parceria da DVF Consultoria, Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) e das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Jacobina, Teofilândia, Barrocas e Serrinha (CDL). Este ano, o programa contou com a participação de mais de 700 pessoas, movimentando o comércio local, além inserir novos fornecedores no cadastro da companhia, sendo 113 em 2012. Para mais informações sobre o PDF-Y, os interessados devem entrar em contato com a Acija pelo telefone: (74) 3621-3802 / (74) 3621-3502 ou com a CDL de um dos seguintes municípios: Jacobina - (74) 3621-4259; Barrocas - (75) 3608 – 2136; Serrinha - (75) 3261- 7577; Teofilândia -  (75) 3268-2631.
 

Semana de Celebração do Dia do Palhaço apresenta o espetáculo Jardim

Palhaçaria feminina com Felícia de Castro e Suzana Miranda é uma das atrações do projeto, que também realiza debates sobre o tema em Salvador e Camaçari
A Semana de Celebração do Dia do Palhaço, projeto que comemora a data de 10 de dezembro, Dia Nacional do Palhaço, apresenta temporadas gratuitas do espetáculo de palhaçaria feminina Jardim e promove debates sobre o tema em Salvador e Camaçari. Na capital, o Teatro Gamboa Nova recebe a montagem nos dias 8, 15 e 22 de dezembro, às 20 horas. Já em Camaçari, Jardim é encenado no Teatro Alberto Martins, de 10 a 13 de dezembro, às 17 horas, e em 16 de dezembro, às 16 horas. A iniciativa tem apoio da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), e objetiva refletir as dimensões artísticas, sociais e políticas da figura do palhaço.

Mistério - Sereia é encontrada morta em praia de Manaus - AM


Uma Sereia foi encontrada em Manaus na Praia da Lua. Quem a encontrou foi o vendedor ambulante José Augusto de Azevedo. Lucivaldo Farias, barqueiro também acompanhou a descoberta da Sereia de Manaus, como está sendo chamada a Sereia que foi encontrada na Praia da Lua. 
O Biólogo Ricardo Strubbi diz que a Sereia possui características comuns tanto aos peixes quanto aos mamíferos e que pode ser uma espécie ainda não catalogada, ou vítima de uma mutação causada pelos resíduos químicos que são despejados em rios e mares. Mas nada sobre a Sereia de Manaus é certo, ainda deve-se passar por um processo de análise.
                Após o Tsunami foi descoberto um ser marítimo semelhante a uma sereia. O animal foi encontrado por um caseiro, na praia da lua e levou uma multidão de curiosos ao local.
                Especialistas tentam provar que o peixe-sereia tem parentesco com o ser humano. A sereia é uma espécie de homem adaptado a vida debaixo d’água durante os últimos milhões de anos.
                Após  a análise da fotografia, técnicos especialistas no tratamento de imagens confirmaram que a foto não possui defeito algum, ou seja, a textura em pixels ou bitmap é perfeita, além de não existir falhas de edição. 
Do Portal Alerta Notícias

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Agentes de Leituras capacitados na Bahia

                   A formação do curso de Agentes de Leitura na Bahia finalizou neste mês de novembro a capacitação de 34 turmas em 48 municípios da Bahia. Cada turma teve 40 horas de aulas, que tem como premissa disseminar o acesso à leitura e a cultura no estado. Com investimento de R$ 3.673 milhões, os agentes de leituras receberam o kit composto de livros, bicicleta e fardamento para desenvolvimento das atividades de campo. Em Salvador, as aulas de formação ocorreram na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). A coordenadora do programa Mais Cultura Ação Agentes de Leitura da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, Iramaia Rosa, disse que acompanhou o processo nas cidades de Caetité e Encruzilhadas, e avaliou que as turmas tiveram bom desempenho nas oficinas. “A aceitação e comprometimento das pessoas foi visível na capacitação, haja vista, que isso é fundamental para realizar as atividades de campo”, ressaltou ela que acompanhou a atividade de contação de história numa escola de Caetité. 
-->
                 Agentes de Leitura capacitados em Barrocas de 23 á 27 de Outubro de 2012, estes foram capacitados, 12 agentes de leitura e 18 pessoas que tem um vinculo com biblioteca ou leitura do município de Barrocas, esta a parceria mas uma vez da fundação pedro Calmon que além da modernização da biblioteca pública e ponto de leitura que conseguimos para Barrocas.

Aprovada a Lei Cultura Viva na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados

Lei Cultura Viva - Aprovada a Lei Cultura Viva na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados por unanimidade! Veja a importância da Lei (http://bit.ly/QIOlEt) Confira o relatório do relator nesta comissão Dep. Osmar Junior : http://bit.ly/UrO08m . A lei segue para comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, depois será votada no Senado e vai à sanção presidencial. Vitória do Movimento Social da Culturas! #VivaLeiCulturaViva — em Congresso Nacional.

Serrinha: Prefeito Osni tem contas rejeitadas pelo TCM

                   O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (27/11), opinou pela rejeição das contas da Prefeitura de Serrinha, na administração de Osni Cardoso de Araújo, relativas ao exercício de 2011, por considerá-las irregulares, em razão da reincidência na extrapolação do limite para despesa total com pessoal, pelo terceiro ano consecutivo. A relatoria imputou multa no valor de R$ 54 mil ao gestor, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, por ter deixado de eliminar o percentual excedente com pessoal dentro do prazo estabelecido, e outra no importe de R$ 4 mil pelas demais irregularidades contidas no parecer e não descaracterizadas oportunamente. Ainda cabe recurso da decisão. No exercício em análise, as despesas com pessoal alcançaram o percentual de 56,90% da receita corrente líquida, ultrapassando o limite de 54% definido na Lei Complementar nº 101/00, repercutindo negativamente no mérito das contas. Em 2009, os referidos gastos alcançaram 57,75% e, no ano de 2010, as despesa com pessoal mais uma vez extrapolaram o limite legal, atingindo 62,48%. O balanço orçamentário apurou que a receita municipal arrecadada foi a quantia de R$ 87.193.019,52 e a despesa efetuada importou em R$ 95.422.350,55, resultando em déficit orçamentário de R$ 8.229.331,03, devendo a Administração observar o princípio do equilíbrio orçamentário e adequar as despesas à arrecadação do Município.

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Do álbum: Fotos da Linha do tempo. De Palhaços Trovadores
Queres ganhar uma camiseta do Palhaçadas de Quinta? Então, compartilhe este fly e concorra!!  Sorteio: dia 29/11, ao meio-dia e será divulgado aqui mesmo!!!
Boa sorte a todos!!

Feira: José Ronaldo se encontra com o ex-ministro Mailson da Nóbrega


Na manhã desta segunda-feira (26), no seminário "Liderando os Primeiros 100 Dias de Governo", o ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega proferiu uma palestra.
           O tema "O Cenário Brasileiro e os Desafios dos Prefeitos". O Seminário é promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na Casa do Saber, em Itaim, São Paulo. O evento que ocorre até esta terça-feira (27), é dedicado a prefeitos eleitos de cidades brasileiras. O prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo (Democratas) participa do seminário. Ronaldo esteve com o ex-ministro da Fazenda Mailson da Nogrega.

Prefeito eleito, Silva Neto, deve apresentar equipe de transição em breve

 
Informações apontam que o prefeito eleito de Araci, Silva Neto, já está com quase toda equipe de transição formada. Os nomes das pessoas e quando o trabalho irá começar ainda não foi divulgado, mas a população espera com ansiedade não só a equipe de transição, como também, os nomes dos futuros secretários. Na maioria das transições na Bahia os relatórios devem ser encaminhados ao novo chefe do executivo até o dia 15 de dezembro. Em Araci a data ainda é desconhecida, mas o que se espera que os encontros da atual gestão com a equipe de transição do prefeito eleito sejam abertos à população. Enquanto as coisas não acontecem, as expectativas são muitas para o início da nova gestão a partir de 1º de janeiro. Mas a pergunta do momento é: “Quais as prioridades de emergências da nova gestão?”.

Barrocas: Pouco se fala da formação do novo governo, e pouco tempo resta.

Foto:  O Dia News
A pouco mais de 30 dias de tomar posse para mais quatro anos à frente da Prefeitura, o Prefeito reeleito Jose Almir ainda não anunciou nenhum secretário de governo, e nem mesmo se ouve falar de planos e ações para 2013. Boatos dão contas de que um dos secretários da atual gestão já teria decidido por não participar da nova administração, quanto aos demais também no campo das especulações sabe-se que é tido como certa mais uma mudança e só. A secretaria mais criticada da atual gestão, não há como negar é a de Administração e Finanças, apesar disso há nomes de sobra pleiteando ocupar esta pasta, sabe-se lá por que, a fama é negativa, mas deve ter algo de bom. Quem assumir está suposta “jóia” tem que está pronto para ter seu nome badalado nos quatro cantos do município, pois a pasta pode até ter novo nome, mas dificilmente o indicado terá autonomia para mudar as práticas comuns desde que o então distrito virou cidade, porém com uma diferença, a mão de ferro, antes a palavra final era de um, o secretário até que tinha certa autonomia, mas se pisasse fora da faixa, no popular “o bicho pegava”. Espera-se muito do novo governo de Almir de Maciel, mas surge uma pergunta; o que está sendo feito para que os resultados sejam positivos, e logo nos quatro primeiros meses o barroquense já perceba que valeu a pena ter confiado num segundo mandado “sangue puro” sem aqueles que jogavam contra o time, fazendo mais gols contras do que a favor e ainda recebia por isso?
Almir de Maciel e Tita de Roque, união de duas forças populares.
A derrota imposta a Edilson da Serraria, não foi só uma recusa ao seu modelo de fazer política, foi também aprovação das ações sociais do atual Prefeito e por confiança numa união de políticos populares principalmente juto à camada mais humilde da sociedade barroquense. União esta que contou com o povão conduzindo o processo, mas que agora precisa dar resultado, e para tanto não pode começar atendendo a todos, pois caso isso ocorra à máquina pública ficará “pesada”, “ineficaz” e “improdutiva”.  Barrocas têm que seguir num caminho novo a partir de 2013, à cidade está estruturado, mas falta qualidade em serviços públicos, saúde e segurança, falta emprego e renda, e peca na promoção da cultura e lazer. Fazer as coisas funcionar e gerir bem os recursos públicos tem que ser a prioridade!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Encerramento das Oficinas Grãos de Luz e II Encontro do Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV. De 27 a 30 de novembro, espetáculos, exposição e oficinas, aqui no Grãos de Luz! Veja a programação completa!


Conheça o cartaz da cidades de Salvador, sedes da Copa do Mundo 2014

Divulgação 
Salvador transformou um de seus ícones, o Elevador Lacerda, em trave para uam rede. Valorizou o futebol, sem esquecer de seus símbolos

Virgem de Sapeaçu suspende leilão após promessa de ajuda


               A jovem de 18 anos Rebeca Bernardo Ribeiro, moradora de Sapeaçu, interior do estado, resolveu interromper as negociações do leilão de sua virgindade por causa da promessa de receber ajuda de uma emissora de televisão. “Eles estão procurando uma empresa, ou uma pessoa para ajudar a minha mãe. Mas, em troca, eu teria que desistir”, contou Rebeca. Ela disse que agora aguarda os contatos da emissora, que prometeu retornar o contato se alguém que se dispuser a ajudá-la. “Preciso comprar remédios pra minha mãe e pagar fisioterapia. Ela precisa de muitas sessões. Ninguém pode me julgar. Eu tomei minha decisão sozinha e pronto”, justifica a jovem. Segundo Rebeca, a ideia surgiu após o caso da catarinense Catarina Migliorini, 20 anos, que conseguiu leiloar a virgindade por R$ 1,5 milhão. Informações do Correio.

Deborah Secco viverá Joelma em filme sobre a banda Calypso

Longa de Caco Souza deve começar a ser rodado em 2013, em Pernambuco, Pará e Rio de Janeiro
Deborah Secco
           Deborah Secco acaba de assinar o contrato para interpretar a cantora Joelma no filme sobre a banda Calypso, com a direção de Caco Souza (400 Contra Um).O nome da atriz carioca de 32 anos já era vinculado há alguns meses, assim como o da também global Mariana Ximenes. Mas a confirmação somente saiu na tarde desta quinta-feira, 22. E, por enquanto, não há outro nome acertado para a produção. Isto é Calypso – O Filme começará a ser filmado em junho de 2013, com locações em lugares estratégicos para a história da carreira de 13 anos da banda, como Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro. O orçamento do longa está previsto para R$ 7,5 milhões e terá, na direção musical, o próprio Chimbinha, guitarrista da banda e marido da Joelma da vida real.

Homens acusados de roubar burro são amarrados ao animal no México

     Eles foram espancados por moradores da cidade de Otumba. Após oito horas de negociação, suspeitos foram entregues à polícia. Quatro homens que foram acusados de roubar dois burros na cidade de Otumba, no México, foram amarrados a um dos animais e espancados pela comunidade local neste domingo (25). Os homens ficaram amarrados por cerca de oito horas, período no qual sofreram abusos físicos. Após uma longa negociação, os moradores entregaram os suspeitos de roubo para a polícia, segundo a mídia local.

domingo, 25 de novembro de 2012

Vereador de Feira oferece R$ 35 mil por virgindade de estudante de Sapeaçu

         O caso da jovem paulista que mora em Sapeaçu, no Recôncavo baiano, e leiloa a sua virgindade ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (23).
         Rebeca Bernardo Ribeiro, 18 anos, contou que a primeira oferta recebida partiu de um vereador da cidade de Feira de Santana e que teria oferecido R$ 35 mil. Em entrevista ao programa Brasil Urgente, da TV Band, a jovem afirmou que o político pediu para que sua identidade não fosse revelada. De acordo com a promotora Sônia Sugar, da comarca da cidade onde Rebeca mora, a prática de venda da virgindade é considerada um caso de prostituição e a compra pode ser enquadrada como crime, bem como a intermediação de quem filma ou busca ofertas.
 

Vitória empata e agora é time de 1º divisão!

Mesmo com a ampla vantagem do Vitória para obter o acesso e mesmo diante de um adversário que, inicialmente, não oferecia perigo, o primeiro tempo de Vitória e Ceará, hoje à tarde no Barradão, transcorreu de forma tensa e nervosa até aos 44 minutos, quando William, através de um contra-ataque, abriu o placar para o Vitória, tranquilizando o torcedor rubro-negro.
       Grande perca de tempo e papel tentar retratar o segundo tempo do jogo, que apesar do empate do Ceará aos 35 minutos do segundo tempo, ao final se transformou, inicialmente, em alívio para depois, ser uma grande festa da torcida rubro-negra, que esteve presente, lotou o estádio, levou seu incentivo e foi co-autora do sucesso rubro-negro, não tão somente na partida de hoje, como também na longa trajetória do clube, que almejava o tão desejado retorno ao Campeonato Brasileiro da Série A, que pouco é lembrada e quase nunca respeitada, por aqueles que não se apercebem que a torcida é, foi e sempre será a essência maior e até a razão da própria existência de clubes, de grande apelo de torcida e fé, como o Esporte Clube Vitória.  Portanto, William fez o gol do jogo e do empate, Alex Portela comandou o clube, PC Gusmão e Carpegiani comandaram o time, porém, o grande impulsionador do sucesso do Leão, é a torcida rubro-negra e, por isto, merece todos os parabéns e não só isto, merece também um time forte e competitivo para a nova empreitada rubro-negra, agora como o mais novo integrante da primeira divisão do futebol do Brasil. Final de jogo em empate 1 x 1, placar não esperado pelo torcedor do leão, mas que, no entanto, foi muito além do necessário para o clube bater o martelo e obter, com todos os méritos, o certificado de licença de time de porte da classe A, e que no próximo ano representará o futebol baiano na elite do futebol Brasileiro.

Em rede social, colegas prestam homenagem ao garoto Jeferson.

           Diante de grande comoção, foi sepultado na tarde deste sábado, no Cemitério Municipal de Barrocas, o corpo de Jeferson Anjos Oliveira, 11 anos vítima de um afogamento, numa aguada próxima à sua residência no Conjunto Habitacional Alto do Ipê. O afogamento aconteceu na tarde da sexta-feira (23). A morte do menino Jeferson deixou a sociedade barroquense de luto, a população emocionada acompanhou o cortejo que segui pelas ruas da cidade até o cemitério. Colegas e amigos de Jeferson utilizaram seus perfis na rede social (Facebook) e prestaram uma singela homenagem ao amigo. Ele era um dos alunos do projeto de muisca do ponto de leitura, biblioteca cidadã de Barrocas, do proponente Marquinhos de tonho durval, hoje, de luto, o som de Luiz Gonzaga, asa brancam, tocada por eles do grupo asa branca, vai aos céus pedir a Deus que guarde esta boa alma. Saudades eternas Geferson.