sexta-feira, 29 de junho de 2012

IBLV realiza MEGATRANS em Lagoa da Cruz


                 O mês de Julho será um marco em todas as Igrejas Batista de todo o Brasil. A Convenção Batista Brasileira realizará a MEGATRANS. Mais de 100 mil voluntários nas ruas de todo o país pregando o evangelho de Jesus Cristo. A Lírio dos Vales não ficará de fora, estaremos com 15 missionários voluntários em nossa igreja para realizar o trabalho no povoado de Lagoa da Cruz.
                Realizaremos dia 2 de Julho uma grande Concentração Evangelística dando início a esse trabalho. Pela manhã teremos a presença da turma da alegria no Templo da IBLV no Evangelismo com Crianças, e a tarde a partir das 16 horas em um palco armado em frente a IBLV na Lagoa da Cruz teremos muita música, teatro, coreografias e mensagem da palavra de Deus. Contamos com a sua presença, pois precisamos alcançar os corações daqueles que precisam ter um verdadeiro encontro com o Senhor Jesus. Juntos uniremos forças para cumprirmos o grande comissionamento que o Senhor Jesus deixou para cada um de nós.
Presenças confirmadas: Banda Renúncia, Igrejas Evangélicas de Barrocas, no período matutino teremos o reforço no nosso exército a Igreja Batista Renovada da Minação e a Igreja Batista de São Domingos. Que o Senhor Jesus nos dê força para anunciarmos a cada dia as Boas Novas de Salvação.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15-16
Informações: Pr. Edson Morais - 75 8812-2686 - 75 9165-1940

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Reisado Nossa Senhora da Conceição e Quadrilha Junina Gonzagão participa do arraia do Jegue em Caldas do Jorro

      Tendo como objetivo de levar o resultado dos ensaios, a quadrilha junina Gonzagão do projeto Cangalha de Araci, prestigiou o 9 arraiá do Jegue em jorrinho (Tucano), esta festa cultural que enfatiza o valor da cultura popular com a presença do reisado e  a homenagem deste animal que é símbolo do nordestino aconteceu no sábado dia 23 de junho de 2012 no Jorrinho. 
          Além de se apresentar no cortejo os componentes da quadrilha junina também puderam usufruir do turismo termais se deliciando com o tradicional banho nas águas quentes.

terça-feira, 26 de junho de 2012

MFB oferta aos Barroquenses uma Oficina de Sabão no Ponto de Leitura Biblioteca Cidadã.


           Parceira fiél ao projeto Ponto de Leitura, Biblioteca Cidadã, a MFB – Mineração Fazenda Brasileiro, graças a parceira Cida, tem sido o animo para a existência da vontade de servir ao município com a oferta de cultura através do artesanato e a prova está na realização de uma oficina de Sabão que foi realizada nesta manhã de terça-feira, dia 26 de Junho de 2012 na sede do ponto. Este foi ministrado por Abelita Santos Ribeiro e Dulcelita Olinta Leal Costa de Feira de Santana.
A proposta é realizar oficina de sabão possibilitando aos participantes além de contribuir para a melhoria do meio-ambiente, observarem a oportunidade de ter uma fonte alternativa de renda. Capacitar pessoas da comunidade para produzir sabão com óleo de fritura, Formar multiplicadores, Gerar renda para as famílias, Diminuir a poluição dos rios, Diminuir dispêndio da família com compra de sabão, Estimular as famílias a aproveitar óleo usado na cozinha para fazer sabão. 
 A receita é simples: 2 Litros de Óleo de Frituras Morno, 50ML de Álcool, 350GR Soda em Escamas, 350 L de Água Morna, 1 Balde de Plástico, 1 Colher de Pau, 100ML de Amaciante e pronto, ai está a possibilidade de obter um produto caseiro, natural e ecologicamente correto.
Ecologicamente falando, este óleo de cozinha utilizado nesta receita, se não usado nestes fins irá parar e causar entupimento dos encanamentos, refluxo de esgoto, rompimento nas redes coletoras, nas redes de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes, contaminação do lençol freático. O óleo cria uma barreira na superfície que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, o que compromete a base da cadeia alimentar aquática. Um litro de óleo contamina um milhão de litros de água. Vamos reciclar! O Meio Ambiente agradece e nós também!  Doe seu óleo de fritura.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prefeito de Barrocas, Sr. Almir de Maciel não libera os recursos do convênio com o Projeto Ponto de Leitura, Biblioteca Cidadã e a mesma está sem apoio financeiro ameaçada de fechar as portas definitivamente (isso é uma péssima noticia para Barrocas).

Este projeto foi inaugurado em 06/10/2011, com a presença do atul prefeito José Almir que prometeu “Podem Contar comigo, os meninos, tem meu apoio, tudo que precisar estarei junto com minha equipe para favorecer este projeto, estamos juntos neste projeto para melhorar a condição de educação do nosso município, pode contar com a prefeitura”, lamentavelmente não passou de conversa fiada e promessa já que até o exato momento o prefeito ainda não contribuiu com a manutenção do projeto e o mesmo arrisca a fechar as portas. Desde o inicio do projeto, Maio de 2011 que o proponente do projeto Antonio Marcos (Marquinhos de tonho Durval) e Luiz Santana (produtor Cultural) procuram o gestor e a câmara municipal de vereadores para buscar apoio ao projeto, na sessão de 14 de Fevereiro de 2012, conseguiu aprovar por unanimidade o convênio com o ponto de leitura Biblioteca Cidadã e a prefeitura através do projeto e lei 002/2012 que autoriza o chefe do poder executivo municipal a celebrar convenio de cooperação técnica e intercâmbio com o ponto de leitura.  De acordo com publicação do Diário Oficial dos Municípios, foi assinado no dia 30 de abril de 2012 o Termo de Convênio 01/2012, entre o Município de Barrocas, representado por seu Prefeito, e a Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Alto do Ipê, instalada neste Município, segundo o Termo de Convênio entre as partes, o valor “Global” devera ser aplicado no atendimento, apoio e incentivo ao Projeto Ponto de Leitura, Biblioteca Cidadã, Museu e artesanato, visando o acesso da população aos meios de fruição, produção e atendimento à leitura, literatura, teatro, música, artesanato, museu e vestiário público. De acordo a publicação o valor a ser liberado em três parcelas, sendo a primeira no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) no dia 30 de abril, $ 3.000,00 (três mil reais) no dia 30 de junho e R$ 3.000,00 (três mil reais) no dia 30 de julho de 2012.



terça-feira, 19 de junho de 2012

ACENDERAM O PAVIO...VAI EXPLODIR!

já já, uma péssima noticia para Barrocas...

Projovem, Peti e Idosos encerram suas atvidades com festa

                              São João é um santo festejado em todo nordeste neste mês de Junho, Festas regadas de comidas tipicas, bebidas e muito forró anima quase o mês inteiro e no encerramento do Projovem, Peti e grupo da terceira idade de Barrocas não foi diferente, esta segunda feira, reuniram-se todos para festejar o encerramento das atividades do primeiro simestre de 2012.
                               Os oficineiros de cultura Luiz Santa e Antonio Marcos apresentaram o projeto da festa, apesar de ser aprovado so em 30% do objeto do projeto a festa foi realizada e teve como reforço a belíssima apresentação da quadrilha junina Gonzagão de Araci. Muitas dificuldades e grandes desafios causados por uma má gestão dos programas em Barrocas não impediram que os envolvidos se deixasse abater e estes (Juliana, Jamile, Crispim, Neia, Tracilio e Lindiane) estavam lá apoiando a juventude.

Feira do artesanato de Caldas do Jorro é um sucesso


                        O Centro comercial de Artesanato e Caldas do Jorro em Tucano é uma excelente opção do turista que vai a instancia em busca das águas quente e termais, com a associação dos pequenos produtores de artesanato de jorro que se organizaram para manter o comércio artesanal como fonte de renda para dezenas de famílias.
                       Segunda a presidente da associação dona Lurdinha o momento é de muito fortalecimento para a classe artesã que inclusive por ter recebido nos dias 15 a 17 de Junho de 2012 uma grande feira de artesanato onde participaram turistas, entidades e artesões de outras regiões do pais, nesta oportunidade houve oficinas de artesanatos, inauguração de anexo do centro de artesanato e festa regada de muito forró. O evento tem apoio da CAR e do Governo do Estado. Projeto Gente de Valor, Mauá e Sebrae.

domingo, 10 de junho de 2012

CANGALHA CULTURAL CONTINUA CONSTRUINDO O FESTIVAL

                    Com objetivo de conhecer, registrar, mapear e convidar as culturas populares do nosso território para a participação no Festival Cangalh Cultural que acontecerá de 22 a 26 de Agosto de 2012 em Araci é que realizamos mais uma visita, desta vez em Salgadália, distrito de conceição do coité, onde fomos recebidos por representantes de diversos grupos e ações culturais a exemplo do Mestre de Capoeira Luciano que ficou comprometido a organizar as inscrições para o evento. agradecemos o recebimento e continuaremos ainda esta semana a andar, visitar os 20 municípios do território para a busca dos artistas. Quem se interessar em participar do Festival Basta ligar (75) 9121-3493 e enviar contatos para luisantan@bol.com.br.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Projovem de Barrocas visita tribo Kiriris em Banzaê


O projeto Excursões culturais se faz necessariamente por criar uma oportunidade da pratica do turismo, más não só pelo prazer de viajar, de conhecer, de ver e de fazer lazer, más pelo objetivo de conhecer espaços, monumentos, pontos e locais que se definem como turísticos culturais. E através das Excursões Culturais do PROJOVEM pretende-se atender uma demanda deste nosso público alvo (Juventude) que desconhece estes espaços, monumentos, pontos e locais que tem relação direta com as nossas culturas. Nós do projeto PROJOVEM de Barrocas, especificamente os Oficineiros de Cultura (Luiz Santana e Antonio Marcos) já realizamos esta iniciativa em 2012 indo ao poço grande em Araci, Feira de Santana e agora realizamos mais uma viagem no dia 07 (Quinta-Feira, feriado de corpus crist) de Junho de 2012, com roteiro saindo da comunidade de Minação, Lagoa da Cruz, Ouricuri, Santa Rosa e Barrocas com destino a Banzaê, Tribo Kiriris.
 Foi sensacional, a juventude teve uma aula viva de história  dos povos indigenas no Brasil em especial na região de mirandela (Banzaê), viram e adquirirar artesanato, ganhar tranças nos cabelos e ainda puderam voltar para almoçar em caldas do jorro.  Tivemos a presença das orientadoras Neia e Leidiane. O lado negativo da viagem foi exatamente a novela de sempre, a saída de barrocas que atrazou mais de três horas por conta da má gestão do transporte da prefeitura. 

Artesanato é forte atração turística em Caldas do Jorro

                     O Centro comercial de Artesanato de Caldas do Jorro em Tucano é uma excelente opção do turismo de quem vai a instancia em busca das águas quente e termais, com a associação dos pequenos produtores de artesanato de jorro que se organizam para manter o comércio artesanal como fonte de renda para dezenas de famílias. 
                         Segunda a presidente da associação dona Lurdinha o momento é de muito fortalecimento para a classe artesã que inclusive vai estar recebendo de 15 a 17 de Junho de 2012 uma grande feira de artesanato onde virá participar além dos turistas, dezenas de outras entidades e artesões de outras regiões do pais, nesta oportunidade ainda haverá oficinas de artesanatos, inauguração de anexo do centro de artesanato e festa regada de muito forró. O evento tem apoio da CAR e do Governo do Estado.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bahiatursa divulga os municipios que vão receber apoio para o São João 2012


Por causa da seca, municípios recorrem às tradições juninas
O secretário de Turismo do Estado da Bahia e Presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, divulga apoio financeiro do Estado da Bahia ao Projeto São João 2012 para os 100 (cem) municípios selecionados com os respectivos valores.
Leonelli acolhe o relatório da Comissão de Avaliação, composta por representantes da SERIN, SECULT, SECOM, Casa Civil, SETUR e Bahiatursa.
            De acordo com o documento, o município deve manter a sua regularidade jurídico-fiscal até a data do efetivo pagamento sob pena de impossibilitar a realização do Convênio.
Confira a relação dos municípios beneficiados: Abaíra R$50.000,00, Amargosa R$100.000,00, Amélia Rodrigues R$50.000,00, Andaraí R$50.000,00, Andorinha R$30.000,00,
Araci R$30.000,00, Banzaê R$30.000,00, Barra da Estiva R$30.000,00,
  Botuporã R$30.000,00, Cachoeira R$100.000,00, Caculé R$50.000,00, Caém R$30.000,00, Caetité R$50.000,00, Camacan R$30.000,00,  Camamú R$50.000,00, Campo Formoso R$50.000,00, Canápolis R$30.000,00, Cândido Sales R$30.000,00, Capela do Alto Alegre R$30.000,00, Cardeal da Silva R$50.000,00, Catu R$50.000,00, Coaraci R$30.000,00, Conceição de Coité R$50.000,00, Coronel João Sá R$30.000,00, Cotegipe R$30.000,00, Cristópolis R$30.000,00, Cruz das Almas R$100.000,00, Euclides da Cunha R$50.000,00, Gandú R$50.000,00, Gavião R$30.000,00, Glória R$30.000,00, Heliópolis R$30.000,00, Ibipitanga R$30.000,00, Ibirapuâ R$30.000,00, Ipiaú R$30.000,00, Ipirá R$50.000,00, Irará R$50.000,00, Itaberaba R$50.000,00, Itapetinga R$50.000,00, Itapitanga R$30.000,00, Itiruçú R$50.000,00, Itiúba R$30.000,00, Ituberá R$50.000,00, Jaguarari R$30.000,00, Jequié R$100.000,00, Jussara R$30.000,00, Jussiape R$30.000,00, Lafaiete Coutinho R$30.000,00, Lauro de Freitas R$100.000,00, Lençóis R$100.000,00, Macarani R$30.000,00, Macaúbas R$100.000,00, Maiquinique R$30.000,00, Mairí R$50.000,00, Maracás R$50.000,00, Mata de São João R$50.000,00, Mirante R$30.000,00, Mucugê R$50.000,00, Mundo Novo R$30.000,00, Muniz Ferreira R$30.000,00, Mutuípe R$50.000,00, Nordestina R$30.000,00, Nova Redenção R$30.000,00, Nova Soure R$30.000,00, Nova Viçosa R$30.000,00, Olindina R$50.000,00, Oliveira dos Brejinhos R$30.000,00, Paramirim R$50.000,00, Pedro Alexandre R$30.000,00, Pé de Serra R$30.000,00, Pintadas R$30.000,00, Piritiba R$50.000,00, Planaltina R$30.000,00, Pojuca R$30.000,00, Quijingue R$30.000,00, Quixabeira R$30.000,00, Riachão das Neves R$30.000,00, Riachão do Jacuípe R50.000,00, Riacho de Santana R$30.000,00, Rio de Contas R$50.000,00, Rio do Pires R$30.000,00, Salinas da Margarida R$30.000,00, Santa Bárbara R$30.000,00, Santa Maria da Vitória R$50.000,00, Santana R$30.000,00, Santo Antônio de Jesus R$100.000,00, Santo Estevão R$50.000,00, São Domingos R$30.000,00, São Felipe R$30.000,00, São Félix do Coribe R$30.000,00, São José do Jacuípe R$30.000,00, Senhor do Bonfim R$100.000,00, Tanhaçú R$30.000,00, Tapiramutá R$30.000,00, Teofilândia R$30.000,00, Uibaí , R$30.000,00, Una R$30.000,00, Valente R$30.000,00, Varzedo R$30.000,00, Vera Cruz R$30.000,00.

Salvador e C. do Coité sediam atividades do 1º Festival de Cinema pela Verdade


 No dia 12 de junho projeto será mostrado em Coité
Debater a ditadura civil-militar nos quatro cantos do Brasil. Esse é o mote do 1° Festival Cinema pela Verdade realizado pelo Instituto carioca Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o Ministério da Justiça (MJ), por meio da Comissão de Anistia.
O festival, gratuito e aberto ao público externo, tem como objetivo exibir e discutir filmes sobre a temática em mais de 80 universidades públicas brasileiras.
 A UNEB está entre as instituições baianas escolhidas para sediar a iniciativa. A primeira atividade será em Salvador (Campus I), no próximo dia 6 de junho, às 14h, no Auditório Jurandyr Oliveira, no Departamento de Educação (DEDC).
            Já no dia 12 do mesmo mês, será a vez de Conceição do Coité (Campus XIV) receber o projeto. A ação será realizada às 16h, no auditório do campus.
 O filme que será exibido nos dois campi será Hércules 56 dirigido por Silvio Da-Rin. O longa-metragem conta a história da semana da independência de 1969 em que o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado.
 Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, opositores da ditadura militar.
 Os projetos de extensão O sertão vai ao mar, o mar vai ao sertão (Campus I) e Cine-mão (Campus XIV) apoiam a ação.
            O Icem, entidade sem fins lucrativos fundada em 2002, tem entre seus objetivos facilitar às populações excluídas o acesso aos bens culturais produzidos no país.