segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CANGALHA CULTURAL REALIZOU COM SUCESSO A SEMANA CANGALHA CULTURAL EM ARACI


Aconteceu na cidade de Araci a grande Semana Cangalha Cultural com as capacitações, este evento iniciou no dia 23 (Domingo) de Outubro de 2011 e foi até Domingo dia 30 de Outubro de 2011, este evento aconteceu no ponto de cultura capoeira cidadã arte e cultura onde o projeto “CANGALHA CULTURAL, levou ao município de Araci, representantes e participantes dos pontos de cultura da região os artistas de diversos segmentos com objetivo de capacitar o público alvo do projeto.
A programação realizada no ponto de cultura capoeira cidadã arte e cultura iniciada no domingo dia 23 com o inicio da Gincana Interna da Capoeira Cidadã arte e cultura e uma oficina de reciclagem onde o mesmo serviu para politizar os alunos capacitados sobre a importância de se cuidar do meio ambiente e de utilizar material usado como fonte de reaproveitamento. 
No dia 27 (Quinta), Gincana, oficina de Softwear Livre e Midias livre e continuidade da Oficina de Maculelê com contra mestre Neião. No dia 28 (Sexta), Continuou a Gincana Interna da Capoeira Cidadã arte e cultura e a Oficina de Capoeira Angola e regional com Mestre Nonato e Mestre Dozinho. 
Hoje, Sábado, dia 29 aconteceu no Ponto de Cultura Capoeira Cidadã acontece na Oficina de Capoeira Angola e regional com Mestre Nonato e Mestre Dozinho na sede do ponto de cultura capoeira cidadã. As atividades se dá na Praça da Conceição com uma grande roda e apresentação do resultado da oficina de maculeê ministrada pelo Contra Mestre Neião.
Ainda foi distribuído a uniformização nova do projeto.
          Já na amanhã do Domingo dia 30, no CEMOB – Centro de Educação Municipal Oliveira Brito, acontece a seguinte programação:
9hs – Finalização da Gincana Interna da Capoeira Cidadã arte e cultura.
Lançamento do Site, Programa de Rádio, Jornal, Revista, CD e Documentário do projeto “CANGALHA CULTURAL”, Inclusão Digital do Território Sisal.
Apresentação do festival “CANGALHA CULTURAL”, Inclusão Digital do Território Sisal
Apresentação do resultado das Oficinas de Capoeira e Maculele.
Roda de Capoeira dos Alunos.
Roda de Capoeira de Professores, Contra-Mestres e Mestres.
Troca de Cordel.
12hs – Almoço Cultural com apresentação cultural com Reisado Nossa Senhora da Conceição e grupo musical art´s.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ações culturais do território sisal tem sua programação divulgada na agenda cultural do estado da Bahia.


Capa da Agenda Cultural do mês de Outubro de 2011.
          

                 A agenda cultural do estado da Bahia é com certeza uma grande vitrine cultural para a divulgação das culturas e assim quem se mostra neste espaço se ver dentro de um processo de visibilidade e possibilidade de se valorizar em todo o estado da Bahia e até mesmo em outros do território nacional que desfruta da leitura desta agenda mensal com um recheio diversificidao de culturas.
            Assim se comportou o projeto Cangalha Cultural ao divulgar sua Semana Cangalha Cultura na página 65 no espaço Transversalidades e Gerdson Santos com seu Festival LGBT na página 62 na coluna humanas (uma observação, esta programação mudou para dia 10 de Dezembro de 2011 por motivos de estrutura organizacional da equipe técnica do festival, em breve sairá cartaz e novos anuncios), como demonstra o scanner dos conteúdos abaixo. 

No circulo a matéria sobre a semana cangalha cultural 2011
No circulo a matéria LGBT.
 


domingo, 23 de outubro de 2011

Biblioteca Cidadã, Ponto de Leitura Inicia suas capacitações


 Foto da turma que participa da capacitação de pintura, Projovem e Agentes de Leitura.

A Leitura é um hábito saudável que enriquece a natureza humana, “quem não lê, mal fala, mal ouve e mal vê”.
O projeto Biblioteca Cidadã é na verdade a busca do público alvo, Crianças, Adolescentes e Jovens a leitura onde realizará ações de receber em nossa sede por educadores da leitura o público alvo, ir ás escolas públicas municipais e Estaduais da sede e da região, as praças, ruas, levando a leitura através de uma metodologia que proporcione prazer de ler, lazer, cultura, arte, musica e do teatro.
As capacitação, oficinas já começaram, inicialmente com PINTURA e a execução de uma pedagogia em que usa-se das artes para levar ao livro tem interessado e atraído um público excelente ao após a inauguração que aconteceu na manhã de quinta-feira dia 06 de Outubro de 2011, onde dezenas de adolescentes, jovens e adultos dos programas, Agentes de Leitura e Projovem de Ouricuri, Minação, Lagoa da cruz e Santa Rosa, estiveram presente na sede do ponto de leitura, biblioteca cidadã de Barrocas situado a rua Monsenhor Carlos Olimpio, 123, para as primeiras oficinas coordenadas pelo proponente Antonio Marcos Araújo dos Santos, Produzidas por Luiz Santana e executada pelo oficineiro Gerdson Santos Alves onde tropuxe uma programação recheada de conhecimento teórico e prática da pintura através da leitura do livro.
“Inédito este modelo pedagógico de habituar o público barroquense a leitura, as artes, pintura trará a oportunidade de realizar com outras práticas a leituras de livros conhecidos da literatura infantil” - Luiz Santana.
Foto mostra a participação de Luiz Santana na Inauguração e na Oficina.

Antonio Marcos (Marquinhos de Tonho Durval) - “Era esperado a recepção de nosso povo de Barrocas para com o ponto de leitura, a propcura da população pelas capacitações, as visitações e o anceio de todos é ver todas as fases do projeto funcionar, todos querem participar de alguma forma, a campanha de doação de livros e acervo museologico é uma realidade, as pessoas boas e generosas de nossa cidade está envolvida, espero isso também das Autoridades do legislativo, executivo, eclesiático e judiciário para mudarmos a realidade da leitura em nosso município.





domingo, 16 de outubro de 2011

Inauguração de Ponto de Leitura Biblioteca Cidadã em Barrocas


A Leitura é um hábito saudável que enriquece a natureza humana, “quem não lê, mal fala, mal ouve e mal vê”.

O projeto Biblioteca Cidadã é na verdade a busca do público alvo, Crianças, Adolescentes e Jovens a leitura onde realizará ações de receber em nossa sede por educadores da leitura o público alvo, ir ás escolas públicas municipais e Estaduais da sede e da região, as praças, ruas, levando a leitura através de uma metodologia que proporcione prazer de ler, lazer, cultura, arte, musica e do teatro.

Durante 20 Meses realizaremos reunião com educadores, capacitação e a execução de uma agenda com o público alvo para levar a metodologia da Biblioteca Cidadã Itinerante com os nossos artistas circense, do teatro, da música e da cultura popular.
O nosso ponto de leitura ainda agremiará parcerias junto a direção do museu de barrocas para instalação em nossa sede deste acervo museológico, ofertando a população a visitação para conhecimento desta história Barroquense.

Além disso reuniremos todos os artesões do nosso município para alojar neste espaço a loja do artesanato, oferecendo aos artesões de nosso município organização, capacitação, comercialização e divulgação de seus artesanato. E nesta manhã de quinta-feira (06/10/2011) aconteceu no centro da cidade de Barrocas, na rua Monsenhor Carlos Olimpio, 123, a inaugurado do Ponto de Leitura, Biblioteca Cidadã, onde a programação foi recheada com contações de história para o público infantil, exposição de livros e de artesanatos.

Luiz Santana apresentou a mesa que discursaram na oportunidade o proponente do projeto, Antonio Marcos (o conhecido Marquinhos de Tonho Durval que disse – “Espero contar com todo o povo de Barrocas, Autoridades do legislativo, executivo e judiciário para transformar este projeto em um novo modelo de política publica voltada a literatura e a leitura utilizando das artes para transformar o município e seu povo em leitores assíduos...” que juntos buscam cada vez mais divulgar, promover e valorizar a cultura da região e incentivar as crianças e também os adultos para a prática da leitura em Barrocas com a conquista deste espaço.
Estavam presentes e discursaram também o prefeito do município de Barrocas, José Almir - “estamos juntos neste projeto para melhorar a condição de educação do nosso município, pode contar com a prefeitura”, a primeira dama do município Patrícia, contou historia e disse estar empolgada com a belíssima ação, o professor Ivan da Minação, presente, noticiou no seu blog a atividade, a professora Nete, também contou causos, Robinho do ponto de leitura do Ouricuri  - “estamos juntos no sentido de nossos pontos de leitura trabalharem unidos em prol da nossa sociedade, em breve estaremos inaugurando o nosso ponto em Ouricuri...”, e o poeta e cordelista Irailton, Fez cordel, leu, contou historia e se colocou a disposição do projeto.